segunda-feira, 25 de maio de 2015

Amália


Não podia começar este post sem sublinhar o seguinte: Amália é sem dúvida o meu nome feminino preferido, já há muito tempo. O facto de ser clássico, vintage, pouco usado, atrai-me imenso. 


Amália chega-nos através do nome germânico Amala, cujo elemento amal significa “trabalho, trabalhadora”. A variante mais conhecida cá em Portugal é Amélia, que, nesta fase, parece agradar mais aos portugueses. 



Outras variantes: Amalie (alemão), Amelia (alemão, inglês, holandês, espanhol, italiano, polaco), Amilia (inglês), Emelia (inglês), Amalija (croata, lituano, esloveno). 

Sendo Emília muito parecido com Emelia, é uma boa alternativa para quem acha Amália “demasiado pesado”. 

Quanto aos registos, nasceram apenas 2 meninas com este nome em 2011, 11 em 2012, 15 em 2013 e 13 em 2014. Pode não parecer muito, mas ano após ano os registos aumentam um bocadinho – considero a descida de 2013 para 2014 pouco significativa. Das 13 crianças nomeadas "Amália" que nasceram em 2014, uma é a filha da atriz portuguesa Ana Rocha, o que pode catapultar o nome para posições mais elevadas. Ainda sobre famosos, os príncipes do Luxemburgo, Félix e Claire, deram o mesmo nome à filha (Amália Gabriela Maria Teresa), assim como o jogador de futebol Javi Garcia. 

Amália integra-se perfeitamente no estilo de nomes mais usados em Portugal: Leonor, Beatriz, Sofia, Laura, Clara, Alice, Camila, entre outros. Tem uma sonoridade muito agradável, é forte e delicado ao mesmo tempo, é internacional, pouco usado… Só vejo vantagens. E sim, é também o nome da nossa querida Amália Rodrigues, considerada “a supremacia do fado”, “a voz de Portugal” e “uma das mais brilhantes cantoras do século XX”. Está sepultada no Panteão Nacional, juntamente com outros portugueses ilustres. 

Apenas como curiosidade, o fado foi elevado a Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Acho que uma menina Amália ia adorar ter um nome carregado de simbolismo nacional, além de que teria um nome lindo, na minha opinião. Mas claro, eu sou suspeita para falar. 


Maria Pilar Monteiro.


18 comentários:

  1. Eu gosto mas não tenho coragem de usar por causa da fadista ;(

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto mais de Amélia mas já consigo gostar de Amália.
    Amei a foto!
    Lindo texto!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Amália, antes não o conseguia imaginar numa criança, mas agora que me fui habituando ao nome graças a ti Maria Pilar, já o consigo associar a uma menina e acho que ficava maravilhoso. :)

    ResponderExcluir
  4. Acho um nome doce,e agradável, gosto bastante. Prefiro Amália à Amélia.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou das que preferem Amélia a Amália também.
    Mas gosto de Amália, aprendi a gostar depois de tanto ouvir a Pilar falar dele 😊 Acho um nome forte e imponente. Usaria sim, cada vez gosto mais.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um dilema: prefiro Amália como nome sem diminutivos ou abreviações, mas gosto muitíssimo do diminutivo Mel para Amélia apesar de em Portugal haver aquela expressão "Que Maria Amélia!" que se diz quando uma pessoa não se ajeitou a fazer alguma coisa (se estiver enganada no significado corrijam-me por favor). Se fossem os dois únicos nomes na Terra não saberia qual escolher.
    Acho que Emelia (se vive-se num país de língua inglesa) ou Emília seria a minha alternativa.

    ResponderExcluir
  7. Sempre gostei de Amália e Amélia, mas não a ponto de considerar usá-los. Soa-me bastante feminino, delicado e suave. Prefiro Amália a Amélia

    ResponderExcluir
  8. Não consigo gostar. Fico com uma má impressão de aMÁlia. Esse trocadilho sempre me vem a mente, não por ponderar que aconteça um futuro bullying por isto, porque o bullying pode ocorrer até com os nomes mais comuns, mas sim pela sonoridade que não me é bonita. Sou muito mais fã de Amélia, mas também não usaria.

    ResponderExcluir
  9. O meu nome é Amália. Nunca gostei do meu nome, mas adoro o meu dminutivo que é Máli.

    ResponderExcluir
  10. O meu nome é Amália. Nunca gostei do meu nome, mas adoro o meu dminutivo que é Máli.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Amalia (sem acento em espanhol) pois sou uruguaia - moro no Brasil. Amo meu nome. Não é comum e acho forte e feminino. Minha mãe escolheu este nome pois leu um romance do escritor argentino José Mármol chamado Amalia e se apaixonou pelo nome.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Amalia (sem acento em espanhol) pois sou uruguaia - moro no Brasil. Amo meu nome. Não é comum e acho forte e feminino. Minha mãe escolheu este nome pois leu um romance do escritor argentino José Mármol chamado Amalia e se apaixonou pelo nome.

    ResponderExcluir
  13. Minha terceira filha, hoje com 5 anos, recebeu este nome! É lindo!

    ResponderExcluir
  14. Tenho 2 filhas um de 4 anos amelia é a outra de 7 mês Amália muito bonito esse nome .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Duas irmãs com variantes do MESMO NOME? Me desculpe, mas é o cúmulo da cafonice!

      Excluir
    2. Pois não acho moça eu me chamo Amália minha irmã Amélia e a outra Anália

      Excluir