quinta-feira, 21 de maio de 2015

Anastácia


Iniciamos o dia de hoje com uma rubrica nova "Nomes Longos". E quem melhor para o fazer senão a nossa Juliana Zalamena?! Quem não a conhece irá com certeza passar a conhecer. Apaixonada por nomes longos, não excluindo todos os curtos. Super mãe, mulher e guerreira, que compartilha sem hesitar a sua opinião connosco. Hoje escreve-nos sobre uma das suas grandes paixões do momento: Anastácia.

O nome Anastácia é a forma feminina/ latinizada de Anastácio (Anastasius). Sua origem está no grego antigo e significa "Ressurreição" (Anastasis, composto pelos elementos Ava (ana) "para cima" e Estase, "em pé").

Tem como variantes: Anastasiya (búlgaro), Anastazija (croata), Anastazie, Anastázie (Checo), Anastasie (francês), Anasztazia (húngaro), Anastasija (macedônio), Anastazja (polonês), Anastasija (sérvio), Anastazia (eslovaco), Anastazija, Nastja (esloveno). E as Formas masculinas: Anastasios (grego), Anastas, Anastasiy (russo), Anastasio (espanhol), Anastasio (italiano), Anastasios, Anastasius (grego).

Personalidades Históricas:
  • Anastácia foi uma imperatriz-consorte bizantina, esposa do Imperador Constantino IV Pogonato. Os primeiros registros de sua existência aparecem em 668, quando seu marido ascende ao trono.
  • Uma das representantes mais conhecidas do nome é Anastácia Nikolaevna Romanov. Segundo dados oficiais, ela morreu executada por soldados bolcheviques aos 17 anos, junto com os demais membros da sua família. Mas a versão popular é que a princesa teria sobrevivido, e ao longo do tempo, muitas foram as candidatas que se apresentaram dizendo ser Anastácia. Testes de DNA foram feitos, e até hoje não foi comprovada nem a morte nem a identidade de nenhuma das mulheres que afirmavam ser a princesa desaparecida. A história de Anastácia inspirou um conhecido filme da FOX Animation Studios, produzido e dirigido por Don Bluth, intitulado "Anastácia". Também inspirou um filme histórico produzido nos Estados Unidos, intitulado "Anastácia, a princesa esquecida".  A história da princesa supostamente desaparecida também inspirou vários escritores. Livros de historiadores e pesquisadores foram publicados, tentando desvendar o mistério que pairava sobre a figura enigmática. Podemos listar alguns:
  1. -          Os últimos dias dos Romanov – Helen Rappaport
  2. -          Anastasia – Colin Falconer
  3. -          A filha de Rasputine – Robert Alexander
  4. -          A Profecia Romanov – Steve Berry
  5. -          A verdade sobre a tragédia dos Romanov – Marc Ferro

P.S.: Os filmes referenciados podem ser assistidos aqui http://www.imdb.com/title/tt0118617/.
E aqui http://www.teledramaturgia.com.br/tele/anastacia.asp).


  • Para ser ainda mais inusitado, este nome foi dado ao asteróide 824 Anastasia, descoberto em 25 de março de 1916.
  • No imaginário popular, a Escrava Anastácia era uma escrava de rara beleza, que chamava atenção de qualquer homem. Ela era curandeira, ajudava os doentes, e com suas mãos, fazia verdadeiros milagres. Por se negar a ir para a cama com seu senhor e se manter virgem, foi brutalmente espancada e sentenciada a usar uma máscara de ferro por toda a vida, só tirada às refeições. Os contínuos castigos fisicos abreviaram sua vida, durante a qual padeceu verdadeiros martírios. Quando Anastácia morreu, seu rosto estava todo deformado. Escrava Anastácia é cultuada tanto no Brasil quanto na Africa. Há um Santuário com seu nome no Rio de Janeiro, mais precisamente na Rua Taubaté, 42, Oswaldo Cruz. Essa história inspirou uma minissérie brasileira intitulada "Escrava Anastácia", exibida na rede Manchete em 1990, com quatro capítulos.

O nome no mundo atual:
Uma personalidade recente é a cantora americana Anastacia (cujo nome completo é Anastacia Lyn Newkirk), nascida em Chicago em 1968.
Na literatura recente, a protagonista do Best Seller "Cinquenta Tons de Cinza" no Brasil e “Cinquenta Sombras de Grey” em Portugal, se chama Anastasia e vive um romance conturbado com Christian Grey, interpretada no filme com o mesmo título por Dakota Johnson.

Impressões Gerais:

Em suma, é um nome excelente, vintage, com ótimas associações a czar russa Anastácia Romanov, a Anastácia princesa do filme de animação da Fox, até a Anastácia de 50 Tons De Cinza é uma boa associação por ser bonita e mocinha pela sociedade. É um nome grego internacional, fácil de pronunciar, original, raro tanto no Brasil quanto em Portugal. com excelentes qualidades. Sendo longo, contando com nove letras, passa uma impressão de força e imponência. É perfeito para quem não gosta de nomes demasiadamente populares e deseja fazer uma escolha ousada, optando por um nome exclusivo, diferente, incomum. Optar por Anastácia com certeza traz certeza de exclusividade sem ultrapassar os limites do bom senso e da excentricidade. Além disso, é um nome que se encaixa perfeitamente na língua portuguesa, tendo grafia e sonoridade satisfatórias, escrevendo-se como se pronuncia e sem maiores problemas de entendimento ou futuras dificuldades em soletração. Quem não sabe se daqui há uns 10/15 anos vai ficar popular? Se as pessoas vão começar a notar a beleza que Anastácia tem. 


É um nome carregado de personalidade!

E então, o que pensam sobre Anastácia

18 comentários:

  1. Acho lindo, é um excelente nome. Ótima rubrica, haviam curiosidades deste nome que eu não sabia e agora que sei, gosto ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto sobre o nome Anastácia, já era um nome que gostava por causada história da princesa "desaparecida", mas este texto fez com que o nome ganhasse mais brilho. Parabéns. A foto é linda.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a abordagem ao nome Anastácia. A menina da foto te parece mesmo com a Anastácia Romanov, que gosto tanto. Vou dar uma espreitadela a esses livros mencionados porque só vi filmes e comentários sobre ela. Nunca li.
    Quanto ao nome acho bonito, gosto de nomes longos. No entanto prefiro Anastasia!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Anastácia, sempre imaginei uma princesa linda e rebelde com esse nome :)

    ResponderExcluir
  5. Anastácia é um nome q me remete à infância, por causa do filme Anastácia, a Princesa Esquecida, o qual minha mãe adorava!

    ResponderExcluir
  6. Sou fã do nome. Conheço uma menina linda chamada Anastasia.

    ResponderExcluir
  7. Adoro Anastácia, é absolutamente lindo

    ResponderExcluir
  8. Nome lindo, Anastácia/Anastasia perfeito! Me senti honrada de participar das impressões gerais desse nome tão maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Adoro o nome, quando era pequena gostava muito dele devido a um filme da Anastácia, mas fui perdendo o interesse, até que a Juliana me fez voltar a despertar o gosto por ele. É um nome lindo :)

    ResponderExcluir
  10. Sou obcecada pela história da princesa Anastasia Romanov, e por isso, li tudo que estava disponível sobre ela, inclusive sobre as várias mulheres que diziam ser ela.

    ResponderExcluir
  11. Anastácia é um dos meus nomes preferidos desde criança. Comecei a gostar por causa de uma animação que eu adorava.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anastasia_%28filme%29

    ResponderExcluir
  12. Minha filha nascerá este ano 2016 e se chamará Anastácia, além disso, conheço uma jovem russa que é tão linda quanto a menininha da foto que também se chama Anastasia (com "s"), no mais é um nome ainda incomum mas conhecido por todos, muitos elogiaram a escolha pois foge ao senso comum, gostamos para dar exclusividade e encantamento quanto pensarem na nossa filha.

    ResponderExcluir
  13. Monteiro Lobato nomeou a empregada do sítio do picapau amarelo de "Tia Nastácia", personagem negra, gorda que falava errado e vivia na cozinha do sítio, que servia a todos e era amada por todos também. Não consigo desvincular esse nome dessa personagem.
    Reconheço a beleza existente nesse nome e gosto bastante de sua sonoridade. Acho que a família precisa ser bastante ousada para escolhê-lo. creio ser um nome datado.. infelizmente.
    Estudei com uma moça de nome Nastássia, sem o A.

    ResponderExcluir
  14. Eu literalmente amo este nome, quando pequena por conta do filme de animação "Anastasia - a princesa perdida" e depois de mais velha por conta da história da linda escrava Anastácia. Estou grávida de uma menina, e mesmo antes dela ser concebida já tinha o nome definido como "Anastácia". Ainda vejo muitas pessoas torcerem o nariz, outras dizem logo que não gostam , mas para mim é o nome ideal para quem quer que sua princesa tenha uma personalidade forte e que a pequena seja inesquecível e incomparável. Em cada lugar que se vá podemos encontrar 5 Sofias e 10 Valentinas, porém duvido que se encontre 1 Anastácia, porque com certeza são raras. Aguardando muito feliz e ansiosa pela chegada da minha Anastácia :)

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto e considero muito bonito, mas evito a todo custo nomes com "ana", por causa da numerologia cabalística (dizem que é muito negativo)! Eu lembro da animação da Fox - ela era uma das minhas princesas favoritas (e não é da Disney!) ~ Considero o par Anastácia e Dimitri lindo demais! É uma pena eu ser tão supersticiosa rsrs

    ResponderExcluir