sábado, 30 de maio de 2015

Atlanta - Convidado do Dia




A convidada de hoje, traz-nos um nome que nos lembra aquele que nos separa, o nosso oceano. A Ana Clara R. Benício fala-nos de Atlanta:

Eu simplesmente amo o nome Atlanta. Tem um ar místico. É um exótico, ''gelado'', ''mágico'', fantástico e maravilhoso nome mitológico. Qualquer pessoa com este nome tem um ar de mistério em torno dela.

A partir do nome da cidade no estado americano da Geórgia, é originalmente uma forma curta de Atlântida, que é em última análise, a partir do nome do Oceano Atlântico (ele próprio, o genitivo de Atlas). Atlas (rolamento, tolerância, força), é o nome de um Titã mitológico que foi feito para apoiar os céus sobre os ombros.

Ele também pode ser considerado uma forma contraída de Atalanta.

Atalanta a partir do grego Αταλαντη (Atalante) que significa "igual em peso", derivado de αταλαντος (atalantos), uma palavra relacionada com ταλαντον (talanton) que significa "uma escala, um equilíbrio". 

Na lenda grega, Atalanta era uma donzela de pés rápidos que se recusou a casar com alguém que não podia vencê-la em uma corrida. Ela acabou sendo derrotada por Hippomenes, que jogou três maçãs de ouro durante uma corrida fazendo-a parar para buscá-las.

Atalanta é uma das Abantíades, ora ligada aos mitos da Arcádia ora às lendas da Beócia. Sua filiação é controvertida: é tida como filha de Íaso, ou de Mênalo, ou ainda de Esqueneu. 

Como seu pai queria apenas filhos homens, Atalanta foi abandonada no monte Partênio logo após o nascimento, tendo sido alimentada por uma ursa e depois recolhida e criada por caçadores. Tornou-se também caçadora, protegida por Ártemis. Muito ágil, era tão rápida "que poderia competir com os deuses Hermes e Íris" os deuses mais rápidos.

Atlanta é um nome muito raro, nunca esteve entre os 1000 mais populares nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, Geórgia e Savannah já são populares, mas Atlanta entra apenas em listas, mapas e dicionários de nomes para bebês. 

Apelidos: 

Lani, Lant, Lanta, Lanty, Atlant.

Cultura popular:
  • Atlanta é a capital da Geórgia, EUA;
  • Atlanta é uma personagem no programa de TV infantil: Academia de Titãs;
  • Atlanta é a personagem principal do livro ''Quiver'' de Stephanie Spinner baseado na lenda mítica;
  • Na mitologia: a caçadora virgem, sem vontade de se casar, e amada pelo herói Meleager, possivelmente filha de Íaso, Mênalo, ou ainda de Esqueneu. Da Beócia, ou uma princesa arcadiana, abandonada por não ser um menino. 
Pessoas famosas:
  • Atlanta de Cadenet-Taylor (1992-), socialite britânica/modelo.
  • Atlanta de la Mare, realeza francesa.
Atlanta é lindo, original e ousado. Está no topo da minha lista de ''guilty pleasures''! 

11 comentários:

  1. A relação de um nome com a mitologia dá-lhe sempre outro charme. Gosto de nomes mitologicos e tenho pena que Atlanta tenha poucos registos nos EUA. Se aí vivesse Atlanta estaria na minha lista :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro nomes mitológicos , mas esse confesso que tenho bastante dificuldade em aceitar como nome próprio.

    ResponderExcluir
  3. Atlanta não é aceite em Portugal :\ Embora conseguisse associar rapidamente ao Ocenao e à lenta da Atlântida, desconhecia a ligação a várias lendas gregas. Gostei do nome!

    ResponderExcluir
  4. Achei bonito, adoro nomes mitológicos! :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber da ligação entre Atlanda e a mitologia grega, deu um toque especial ao nome!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a descrição de Atlanta como um nome "gelado", ele tb me passa essa impressão

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito do nome Atlanta. Tem ótimas associações e sou fã de nomes de lugares usados em pessoas. Amei o texto!

    ResponderExcluir
  8. Adoro mitologia e adoro tudo associado ao mar/oceano. Mas nunca tinha pensado no nome Atlanta. É um nome interessante, bonito e com um certo mistério. Gostei bastante. Pena não constar sequer na lista de nomes aprovados/desaprovados portuguesa

    ResponderExcluir
  9. Acho que o problema de Atlanta é o mesmo de Samanta, a terminação em "anta" :/
    Mas acho que Atlantis como nome masculino seria interessante e bonito! (É o nome de um desenho da Disney - que possui personagem ótimos, como a princesa Kida).

    ResponderExcluir