quinta-feira, 21 de maio de 2015

Beatriz - Nomes dos Nossos Filhos


Iniciando a tag "Nomes Populares", começo por um nome feminino que partilha a popularidade em Portugal e no Brasil: Beatriz.

Beatriz vem provavelmente de viatrix, variante feminina do nome latino Viator, que significa ‘viajante’. Nome comum entre os primeiros cristãos, teve sua grafia alterada de Viatrix para Beatrix por uma associação com a palavra latina beatus, ‘abençoado’, 'feliz'.

Variantes: Beatrice (inglês), Viatrix (latim tardio), Beatriu (catalão), Béatrice (francês), Beatrice, Bice (italiano), Beatrise (letão), Beatrycze (polonês), Beitris (escocês), Beatriz (espanhol), Beatrice (sueco), Betrys (galês). Forma masculina: Viator (latim tardio).

Diminutivos mais comuns: Bia, Bea, Bê, Tiz, Tice.

Posição no ranking português (fonte IRN – Instituto dos Registros e do Notariado - oficial):
2014 – 4° (1378 registros)
2013 – 6° (1420 registros)
2012 – 5° (1590 registros)
2011 – 6° (1811 registros)

Posição no ranking brasileiro (fonte Baby Center – não oficial – sem números de registros):
2014 – 12°
2013 – 10°
2012 – 10°
2011 – 10°

Percebe-se a queda da quantidade de registros em Portugal, apesar do avanço aos lugares cimeiros do ranking. E no Brasil, depois de anos dentro do top 10, agora vem caindo em popularidade.

Personalidades:
Beatriz Batarda. Atriz portuguesa. (01/04/1974 – )
Beatriz Segall. Atriz brasileira. (25/07/1926 – )
Beatriz Costa (Beatriz da Conceição). Atriz portuguesa. (14/12/1907 – 15/04/1996)
Beatriz de Dante Alighieri. Diz-se que Beatriz Portinari (1266 – 08/06/1290) foi a figura histórica que inspirou a personagem Beatriz da obra A Divina Comédia. É Beatriz quem guia Dante em sua visita ao paraíso.

Personagens da realeza/nobreza:
Beatriz de Castela. Foi uma infanta de Castela, rainha de Portugal entre 1253 e 1279 e rainha-mãe de 1279 a 1303. 
Beatriz de Castela (D. Beatriz). Foi uma infanta do Reino de Castela e Leão e rainha de Portugal entre 1325 e 1357. 
Beatriz Guilhermina Amsberg (Rainha dos Países Baixos e Princesa de Orange e Princesa de Lippe-Biesterfeld). Foi rainha dos Países Baixos de 1980 até sua abdicação em 2013. 
Beatriz de Bragança, marquesa de Vila Real (1440 - Desconhecido)
Beatriz Pereira de Alvim, nobre portuguesa (1380 – Chaves, 1412)
Beatriz de Portugal, rainha consorte de Castela, foi filha do Rei D. Fernando I de Portugal e de sua mulher, a rainha D. Leonor Teles. (02/1373 – após junho de 1412).

O nome na arte:
No campo das artes encontramos a música "Beatriz" de Chico Buarque; e "Léo e Bia" de Oswaldo Montenegro, música esta que inspirou o filme homônimo, do mesmo autor.

Considerações acerca do nome:
Beatriz é um nome tradicional da cultura portuguesa/lusófona, tendo sido usado largamente em épocas medievais pela realeza. Retornou ao uso no século passado e neste, XXI, é muito bem quisto. A popularidade deve-se provavelmente à impressão que passa de ser um nome forte, que mantém uma leve delicadeza por ser mais curto. Por ter uma terminação única na língua portuguesa (triz), também se coloca em evidência. Para quem não se incomoda com popularidade é um nome bastante interessante. Mas, para aqueles que desejam algo mais exclusivo, vale à pena passar à margem deste.

O que acham deste nome? Pode cair em desuso, ou vai continuar em alta?

27 comentários:

  1. Eu considero um nome clássico e muito elegante. Não usaria por conta da mega popularidade, mas fora esse quesito (que para mim é fundamental, mas pode não o ser para outras pessoas) acho uma ótima escolha.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto da sonoridade, nem do visual, nem da popularidade. Não gosto...

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Beatrice, em italiano. De resto, não gosto de mais nenhuma associação. Não me atrai, não por ser popular, mas pela estética.

    ResponderExcluir
  4. Sei que é um nome bonito e elegante, mas nunca me encantou, nunca me emocionou.

    ResponderExcluir
  5. Amo Beatrice, estou pensando em pôr na minha lista. Beatriz eu também gosto, só que bem menos.

    ResponderExcluir
  6. Gosto da terminação por ser mais rara, mas não gosto do início. Foi um nome muito popular na minha geração. Conheço umas 20 Beatriz (muitas). Nunca me encantou, mas acho um bom nome!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre achei Beatriz bonito. No entanto perdeu um pouco a graça ao se tornar tão popular. Acho feminino e delicado, dos nomes populares do momento em Portugal a minha preferência vai para este. Gosto particularmente quando usado num nome composto.

    ResponderExcluir
  8. Beatriz é capaz de ser o nome mais usado na minha geração, eu nao gosto muito nem as Beatrizes que conheço gostam muito do seu nome. Nenhuma que conheço ( e eu conheço umas 40 só da minha geração) é tratada por Beatriz normalmente são tratadas por Bia, Bibi ou Triz

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante. O gd problema é a popularidade actual.

    ResponderExcluir
  10. Meu preferido é Bellatrix ou Bellatriz.
    Sei que dirão que é demasiadamente Harry Potter.
    Mas eu acho ousadíssimo!

    ResponderExcluir
  11. meu comentario : beatriz ??? ah ta :)
    de tao banal que e kk

    ResponderExcluir
  12. Eu continuo amando Beatriz. É um popular que permanece nas minhas listas. :)

    ResponderExcluir
  13. É bonito, intemporal, clássico ... mas não me enche as medidas, e já estou um bocado farta de o ouvir ;) Gosto bastante da variante Beatrice

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a Juliana Zalamena. Também gosto de Bellatrix, alem de exotico é o nome de uma estrela... o que faz esse nome ser praticamente outro ao lado de Beatriz, mesmo sendo à primeira vista tão semelhante.

    ResponderExcluir
  15. Triste Ver Que Meu Nome é Tão Cliché Assim...Rsrs...
    Já Não Gostava Antes, Depois De Ouvir Os Argumentos, Imagina 😥😥😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um nome lindo, há seis anos atrás eu não gostava mas hoje em dia acho lindo, e na minha geração quase não tem Beatriz, nunca tive problemas em estudar com várias Beatriz.

      Excluir
  16. Um bonito nome, mas a popularidade... ai, ai, ai cansa.

    ResponderExcluir
  17. Acho bonito e clássico.
    Acho que as pessoas se preocupam muito com popularidade.

    ResponderExcluir
  18. Até os anos 90 era raro eu ouvir alguma criança com meu nome. Depois dos anos 90 até hoje, parece que deu um boom no nome. Mas, meus pais me nomearam Maria Beatriz, já que na família, as mulheres recebiam o nome Maria também. Já minha geração na família, ao ter filhos, optou por não dar o nome de Maria a nenhuma das filhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto do meu nome, mas nunca havia ouvido falar que a origem latina vinha de Viator e nem sobre este significado. A origem latina que conheço é Beata e o significado é “aquela que faz os outros feliz” :-P (aff!)

      Excluir
  19. Se eu tiver uma menina quero que se chame Agnes Beatriz

    ResponderExcluir
  20. Amo esse nome. Apenas Beatriz. Pois ñ gosto mto de nomes compostos, são raros os que eu goste.
    Acho um nome clássico, elegante, feminino, delicado e ao mesmo tempo forte. Amo a sonoridade. A excessiva popularidade é uma desvantagem, e apesar de eu ñ ligar mto p isso são mts as Beatrizes da minha geração. Apesar disso, continuo amando o nome, e ainda considero para uma futura filha. Outra desvantagem é o fato de ñ ser tão internacional como eu queria ... mas como nada nessa vida é perfeito, um nome ñ seria. O apelido bia também acho um charme... fofo, lindo, feminino e delicado. Me identifico bastate com o nome e apelido. Beatriz é lindo demais!!!

    ResponderExcluir
  21. Popular ou não é um nome belíssimo. Clássico, forye, singelo... a maioria da Beatrizes q conheço são lindas. Beatrice tbm é belo. Não gosto qdo composto. Perde a força e a originalidade pois, apesar de atualmente ainda ser popular é um nome q incomoda alguns, por isso Sua originalidade por parecer um nome q deixa os demais no chinelo.

    ResponderExcluir
  22. É um nome morno,não acho feio mas também não acho tudo isso que o povo fala! Tem nomes bem melhores.

    ResponderExcluir
  23. É o nome do meu coração,pra mim é lindo em todos os sentidos... A popularidade não me incomoda nenhum pouco,queria muito pra uma filha era o primeirissimo da minha lista até eu descobrir a minha família biológica e nela uma prima chamada Beatriz.

    ResponderExcluir
  24. gostava do meu nome ate ver os comentários daqui kkkk

    ResponderExcluir