domingo, 24 de maio de 2015

Clementina


O nome que escolhi pode levantar muitas sobrancelhas e torcer muitos narizes, mas acho que é capaz de iluminar alguns sorrisos e só por isso vale a pena escrever sobre ele.

Um nome antigo que caiu em desuso. Hoje falo-vos de Clementina.

Provém do latim através de Clementius, que originou também a versão masculina Clemente, e significa “gentil, misericordiosa”. Clementina, nesta grafia, é usável em Portugal, Espanha e Itália, e mesmo as suas variantes são conhecidas pelo mundo. Dou principal destaque a:

Clementine (inglês, francês), Clemence (inglês, francês), Clemency (inglês), Klementina (croata, esloveno), Klementyna (polaco), Tina (croata, esloveno).

Olhando para as suas variantes, percebemos que Clementina é facilmente reconhecido e até pronunciado noutras línguas.

Gosto de relacionar Clementina com outros dois nomes muito semelhantes em estilo: antigos, internacionais, também usados em Espanha e Itália, compridos e com a mesma terminação, Valentina e Angelina começam finalmente a perder timidez. No ano passado, em Portugal, Valentina chegou à 63ª posição com 107 registos, e no Brasil, em São Paulo, à 16ª posição com 3239 registos. Angelina não teve a mesma fama, já que no mesmo ano, em Portugal, só foi registado 13 vezes, e no Brasil, em São Paulo, 185, mas surge cada vez mais nas listinhas de futuros pais, o que me parece o suficiente para, dentro de pouco tempo, ficar perto do top 100 português. No Brasil, acho que a subida vai ser mais notória.

Com estes dois nomes, Valentina e Angelina, a crescer – não apenas em registos, mas também em notoriedade – Clementina tem tudo para os acompanhar nesta fase ascendente. Partilha a doçura e elegância de Angelina e a força e presença de Valentina, já para não falar no querido diminutivo Tina.

E por falar em Tina, acho-o tão parecido a Tita, diminutivo muito usado para Benedita, que me atrevo a comparar Clementina a Benedita. Sabendo que houve muitos papas Clemente, e sabendo que Benedita está associado à Ordem Beneditina ou ordem de São Bento, conclui-se que ambos têm conotação religiosa, Benedita talvez um pouco mais. Assim, a meu ver, Clementina aproxima-se, não só de Valentina e Angelina, como também de Benedita.


Algumas personalidades:
  • Clementina d’Orléans (1817 – 1907), princesa francesa, filha de Luís Filipe I, Rei da França;
  • Clementina Cazzola (1832 – 1868), atriz italiana;
  • Clementina da Bélgica (1872 – 1955), membro da família Bonaparte;
  • Clementina Arderiu (1889 – 1976), poetisa espanhola;
  • Clementina de Jesus (1901 – 1987), cantora brasileira de samba, também conhecida como Tina ou Quelé;
Apesar de não ter encontrado personalidades modernas, acho Clementina um nome completamente usável: doce, bonito, elegante, original, antigo com um toque moderno. 


Maria Pilar Monteiro.




11 comentários:

  1. eu sou do time que torce o nariz... mas gosto da variante Clemence

    ResponderExcluir
  2. É sem dúvida um nome doce, elegante e original. Acho o muito bonito e imaginei-o nessa menina da fotografia, o que o torna mais real. É um lindo nome para ser usado nos nossos dias :)

    ResponderExcluir
  3. Clementina tem-me vindo a agradar com a habituação que se tem criado nos grupos de discussão. Acho uma escolha original nos dias de hoje e aplaudo a ousadia de quem o colocar numa filha :) A terminação em -ina é que lhe dá, na minha opinião, o toque de moderno :) Não tenho Clementina na lista de favoritos, mas aprecio as suas qualidades :)

    Sou apaixonada por Angelina <3

    ResponderExcluir
  4. Também sou do time de nariz que torce, mas admito que é um bom nome. Gosto mais da sua versão masculina.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de clemency ;)
    Clementina
    Não gosto muito !!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de Clementina. Adoro. Aprendi a gostar por causa de uns desenho animados, que davam quando era pequena," Clementine", e o genérico era muito bonito,a música e o nome ficaram-me no ouvido. https://www.youtube.com/watch?v=z7fspSdwGS8 Gostei muito do texto e do modo como relacionaste com outros nomes. A menina da foto com a sua roupa cor de Clementina , é adorável. A minha irmã também é Tina, um dos raros diminutivos que uso, tina de Cristina, e fui eu com um ano e meio que comecei a chamá-la assim.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto...me lembra a palavra clemência.

    ResponderExcluir
  8. nao gosto de clementina...mas simpatizo com clementine.

    ResponderExcluir
  9. ♡ mt amor por esse nome. É, de fato, original e elegante! Ainda exige uma dose de "loucura" e "coragem" por parte dos pais (como disse a Juliana uns dias atrás), pois certamente haverá muita gente torcendo o nariz, mas tenho considerado mais e mais a cada dia.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto nada, é estranho aos meus ouvidos

    ResponderExcluir