terça-feira, 26 de maio de 2015

Esmeralda - Nomes dos Nossos Filhos


Hoje falar-vos-ei do nome da minha filha: Esmeralda.

Um nome que considero doce, alegre e belo. 
Na altura, quando estava grávida, o nome pensado não era Esmeralda, mas quando meu marido falou nele, só consegui render-me a tamanha beleza.

Em 2011 Esmeralda teve 6 registos, em 2012 e 2013, 5, e o ano passado, 2014, 8 registos e, sinceramente, ainda bem porque, assim, o nome não morre e há mais diversidade!

Quando registei a minha filha no cartório a senhora disse que não havia registo de Esmeralda Cristina em Cascais há mais de 50 anos!

Trata-se de um bonito nome feminino que remete a um forte sentimento de afeto, que se dirige a alguém muito valioso e por quem se tenha muito amor.


Esmeralda significa "pedra preciosa valiosa", “estima” ou “clarão”, “raio”, “relâmpago”. Tem origem no grego smaragdos, a partir do latim smaragdus, que quer dizer literalmente “clarão, raio, relâmpago”. Importa, ainda, referir que esmer, em francês, significa estima. 

Esmeralda, como devem saber, é também o nome dado à pedra preciosa esverdeada muito valiosa. Tão valiosa que, no bíblico do Apocalipse, consta como a quarta entre as doze pedras preciosas que adornavam as fundações da nova muralha de Jerusalém.





Carla Jesus. 

E vocês gostam de Esmeralda, e usariam como a Carla o fez?

27 comentários:

  1. Não gosto muito da terminação -alda, mas reconheço todas as qualidades de Esmeralda e fico feliz se vir uma menina com este nome :)
    Quanto a nomes de pedras preciosas que também me remetam para tons de verde, prefiro Jade, apesar de só ser aceite como 1º nome masculino.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi a gostar de Esmeralda consigo Carla :) Concordo com o texto que escreveu, é um nome forte, bonito e delicado ao mesmo tempo, é uma escolha ousada mas não desaponta! Esmeralda era também o nome da personagem cigana do Corcunda de Notre Dame, ela também uma rapariga muito carismática :)

    ResponderExcluir
  3. Esmeralda é de se cair o queixo de tão lindo. É perfeito, amo muito. Daria uma filha com certeza, depois da Aurora, da Filipa e da Domênica, penso em uma Esmeralda... hehehe

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Esmeralda. Não está entre as minhas primeiras opções, mas, sim, usaria. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu nao gosto muito de Esmeralda não me perguntem porquê

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto, mas tenho uma pequena implicância com nomes literais. É um nome longo, o que para mim aumenta suas qualidades. Talvez com o tempo possa vir a gostar mais :)

    ResponderExcluir
  7. Acho um nome bem exótico, e belo! Lembro sempre da cigana Esmeralda do Corcunda de Notre Dame, oq me faz ter um carinho maior pelo nome :)

    ResponderExcluir
  8. Gosto do nome por ser uma pedra preciosa e por o verde esmeralda ser das minhas cores preferidas, mas não consigo dissociá-lo do nome Esperança que também é comprido e começa por 'Es'. Acho que se tivesse que escolher entre os dois, optava por Esperança.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto bastante do nome Esmeralda... uma menina c este nome, remete-me p alguém cuja beleza interna consegue ser visivel fisicamente. Uma verdadeira pedra preciosas!

    ResponderExcluir
  10. Victor Hugo usou este nome em seu romance “O Corcunda de Notre Dame” (1831), em que Esmeralda é a garota cigana que é amada por Quasimodo.

    ResponderExcluir
  11. Adoro Esmeralda. Os apelidos carinhosos também me soam muito agradáveis: Ésme, Esmie. Um nome realmente lindo, ousado, único e de personalidade.

    ResponderExcluir
  12. Foi o nome de uma protagonista de novela mexicana que era cega e depois teve um remake no Brasil - ambos passaram no sbt. O nome da novela era Esmeralda.
    Eu amava essa novela! Gosto muito do significado. A pedra é linda! Das pedras verdes, tbm acho Jade bonito. Um desenho feminista e que o nome das personagens se referem as pedras é o Steven Universo da cartoon.
    Outras novelas que trouxeram nomes de pedras preciosas:
    1) Rubi (novela mexicana com msm nome)
    2) Safira (da novela Belíssima)
    3) Jade (O clone)
    4) Cristal (estrela guia)

    Esmeralda tbm é o nome da cigana do desenho Disney o corcunda de notre dame.

    Por fim, uma das maiores escritoras é a Agatha Christie.

    Se tivesse uma filha, pensaria colocar Esmeralda. O par Esperança (ou Hope) e Esmeralda seria bem legal.

    ResponderExcluir
  13. Esmeralda nome de diva. Mulher exuberante. Para pronunciar esse nome vc tem que encher a boca pra falar. Pode parecer um nome antiquado mas quando se investiga o passado veremos que tem coisas mais bonitas nos tempos de outrora do que hoje em dia.

    ResponderExcluir
  14. Acho lindo eu colocaria na minha filha quer dizer preciosidade é um nome carismático sinto esperança no nome quer dizer mulher decidida criança ativa vai em busca do que quer .

    ResponderExcluir
  15. Acho lindo eu colocaria na minha filha quer dizer preciosidade é um nome carismático sinto esperança no nome quer dizer mulher decidida criança ativa vai em busca do que quer .

    ResponderExcluir
  16. Eu vou ter minha primeira filha e estou em dúvidas se coloco Esmeralda ou Esperança???

    ResponderExcluir
  17. Super lindo, vou trocar mwu nome, no cartorio, vou fazer o pedido ao juiz,(por motivos pessoais) e enfim sera Agatha Esmeralda.

    ResponderExcluir
  18. Vou ter minha primeira filha eu Amo o nome Esmeralda por isso vou colocar o nome dela de Esmeralda ❤️

    ResponderExcluir
  19. axo lindo esse nome....diferenciado unico refere se a uma mulher decidida com garra e força de lutar

    ResponderExcluir
  20. Eu vou colocar o nome de Esmeralda acho lindo Tem Rubi pérola safira e Jade que sao nome de Diamante e trazem sucesso também mas eu amo é esmeralda💞💖💖💖💖

    ResponderExcluir
  21. Estou gestante e acho lindo o nome de Esmeralda
    Meu marido quer que seja esse
    Porem acho bonito Jade e Aurora kkk ai ja sabem fico na duvida pq Esmeralda é um nome pouco usado

    ResponderExcluir
  22. Lindíssimo! Também gosto muito de Rubi, Jade, Safira e Pérola.

    ResponderExcluir
  23. O Nome Da Minha Filha Ês Esmeralda A Joia Mais Rara Que Jesus Cristo Deus Todo Poderoso Me Deu De Presente

    ResponderExcluir
  24. Eu esto grávida mas eu queria que sim meu bb foci uma menina queria colocar Esmeraldo eu acho tão lindo e é de ferete posso

    ResponderExcluir
  25. Ator famoso de Hollywood Ryan Gosling colocou o nome de sua filha Esmeralda... eu adoro pq meu nome é Esmeralda🥰🥰 e atrás desse nome tem uma história de muito amor...

    ResponderExcluir
  26. Esmeralda💚 aaa tempos sonho contigo minha menina.

    ResponderExcluir