terça-feira, 26 de maio de 2015

Mia


Hoje abordo um nome um pouco diferente dos que tenho falado. Um nome curtinho, moderno e internacional: Mia.


Parece correcto afirmar que Mia surgiu como diminutivo de Maria, não só em Portugal mas também noutros países, como por exemplo na Escandinávia, Holanda e Alemanha. É usado em países de língua inglesa, alemã, holandesa, sueca, norueguesa, escandinava e dinamarquesa. Mia é ainda a palavra italiana para “minha”, detalhe que acho simplesmente amoroso! 

É de compreensão, escrita e pronúncia fáceis, tendo em conta que o “m” está nos primeiros sons que um bebé produz. Com uma sonoridade doce e agradável, Mia começa a cativar portugueses, conclusão que se retira dos registos nos últimos três anos: 66 em 2012, 96 em 2013 e 78 em 2014. Estes 78 registos colocaram Mia na 72ª posição do ranking nacional. Ainda assim, alguns encaram-no como “demasiado curto para ser nome” e expressam comentários depreciativos como “só serve para diminutivo” ou “é a forma do verbo miar”. Discordo destas opiniões. Ou melhor dizendo, não creio que sejam motivo para desistir do nome. E passo a explicar porquê:
  • “Demasiado curto para ser nome” e “Só serve para diminutivo” são frases que já não afectam quem procura nomes diferentes, modernos, bonitos. Veja-se o exemplo dos curtinhos Ema, Lia e Noa que atingiram posições excelentes. No ano passado, Ema teve 244 registos, Lia 147 e Noa 91. A subida deste último foi impressionante: em 2012 tinha apenas 27 registos, em 2013 já tinha 52 e em 2014 chegou quase aos 100. Dito isto, e com apenas uma letra de diferença para Lia, acho que Mia, que partilha com Ema o som doce da letra “m”, tem tudo para ser mais usado. Claro que ainda temos o famoso caso de Ana, o três-letrinhas mais conhecido e apreciado de Portugal, já há vários séculos;
  • “É a forma do verbo miar” pode assustar muitos pais que até ponderam usar Mia, mas receiam que tomem a criança por um felino. Acho que nenhuma Mia corre esse perigo, até porque quem diz isso está perfeitamente habituado a nomes que também já receberam comentários negativos. Alguns exemplos: Sara, conjugação do verbo sarar. Bárbara, menina que destrói tudo. Clara, irmã da gema. Alice, parece “alce”. E podia dar ainda mais exemplos. Hoje, estes nomes que citei são muito usados e bem vistos pelos portugueses. Foi só uma questão de coragem da parte dos pais e hábito da parte dos restantes para que Sara, Bárbara, Clara e Alice chegassem onde estão agora, no auge do top 100. Mas há mais. Mia tanto é nome próprio como diminutivo de vários nomes (Maria, Emília, Camila, Marta…). E são as próprias portadoras que fazem questão de serem assim tratadas. Ora, se Mia fosse realmente uma associação perigosa, por fazer lembrar aqueles focinhos fofinhos, iria alguém dizer “Chamo-me Maria mas prefiro que me tratem por Mia”? Eu acho que não. E mesmo que até façam essa associação, não vejo como é que um gato querido insulta alguém.
Futuros pais de uma Mia: não desistam deste nome tão bonito e cheio de qualidades! 

A nível internacional, os atributos de Mia são já perfeitamente conhecidos, o que o torna mais bem cotado. No ano passado, no Reino Unido, Mia foi o 14º nome mais usado, o que aqui equivaleria a Francisca. Nos Estados Unidos, no mesmo ano, ficou na 6ª posição, à frente de Emily, Madison e Charlotte. Na Suíça, há três anos, ficou em primeiríssimo lugar. 

Sabendo que grande parte das tendências portuguesas são fruto de influência estrangeira, e olhando para os registos de Ema, Lia e Noa, diria que Mia está mais que pronto para subir nos rankings. Não fosse eu uma Maria, usaria Mia sem hesitação.


Maria Pilar Monteiro.


35 comentários:

  1. Eu gosto tanto de Mia, acho um nome super fofo. Apaixonei por este nome devido ao filme Se eu ficar e agora gosto cada vez mais estando no meu top 5, imagino uma rapariga com uma personalidade própria e com imensa garra. No outro dia sonhei que tinha 3 filhos a Mia, a Flora e o Valentim

    ResponderExcluir
  2. Adoro Mia ;) É absolutamente lindo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da forma como ao longo do texto se foi desconstruindo alguns preconceitos relativos ao nome, é um ponto muito importante. É um nome extraordinariamente carinhoso, como se referiu no texto e acho que está cheio de potencial. Não estou certa se o usaria pelo simples facto de existirem outros nomes que aprecio mais. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho Mia um nome muito fofo, mas infelizmente impraticável em Português. Nem como 2o nome. E sim, por conta do verbo Miar.

    ResponderExcluir
  5. Acho Mia um nome muito moderno, ao mesmo tempo é meigo e super internacional, um nome arrojado. Nunca foi um nome muito comentado no Brasil, só teve um certo destaque em 2010 com a novela Páginas da Vida.Nessa novela existia a personagem Mia, interpretada pela atriz Paloma Bernardi. A personagem era muito meiga e delicada, e usava sempre um cordão com o nome Mia gravado. Isso dava mais charme ao nome.
    Uma Mia famosa mundialmente é a atriz Mia Farrow, nome artístico de Maria de Lourdes Villiers Farrow.

    ResponderExcluir
  6. Não acho um nome impraticável no português, pelo contrário. A grafia é bonita, o significado é uma doçura e a sonoridade é super agradável. Mia é um dos meus favoritos! ♡

    ResponderExcluir
  7. Só acho legal em uma gatinha. Depois de uma música da Banda do Mar então...

    ResponderExcluir
  8. Desculpem, a personagem Mia foi da novela Viver a Vida e não Páginas da Vida, me equivoquei.

    ResponderExcluir
  9. Mia é o nome da minha filha, sou apaixonada pelo nome e não me arrependo.

    ResponderExcluir
  10. Mia é o nome da minha filha, sou apaixonada pelo nome e não me arrependo.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito do composto Mia Isis.

    ResponderExcluir
  12. Minha cachorrinha uma shitzu é MIA! !!! UMA GRAÇA UM AMOR! !

    ResponderExcluir
  13. Apesar do post com data de 2015 vim aqui comentar. Vi o nome Mia e me apaixonei, no inicio tive receio de colocar, mas esse texto foi o que mais me encorajou a seguir com minha decisão. Minha Mia vai completar 3 meses, apesar de tantos comentários que escutei,sou muito feliz com a escolha. Tudo é questao de costume e alguém tem que da o primeiro passo rs. (Observação: sou brasileira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina, antes de mais nada parabéns pela Mia! É muito gratificante saber que um de nossos textos contribuiu para sua escolha, muito obrigada pelo carinho ❤ Felicidades para toda a família, abraços! 🤗

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  14. Minha chihuahua se chama Mia

    ResponderExcluir
  15. http://www.chabad.org.br/ciclodavida/nascimento/nfemininos.html
    Segundo esse site, Mia também é um moderno nome israelense derivado de Michaela, significa "Quem é igual a D’us?" em hebraico.
    Amo nomes hebraicos, como Esther, Eva e Sarah, e esse entrou para minha lista!

    ResponderExcluir
  16. Oiii Coloquei o nome da minha bebe de Mia!! Moro no Brasil.
    Esse blog foi o que mais me encorajou a seguir firme na minha decisão.
    Hoje ela tem 7 meses e todos que ouvem acham lindo o nome..
    Agradeço de coração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, parabéns pela Mia 😍 Gratos pela confiança ❤

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  17. Se eu tinha dúvidas , já não as tenho mais . Mia será o nome da minha pequena

    ResponderExcluir
  18. Minha filha se chama Mia, amei a matéria ❤️ Ela nasceu dia 28/08/2020. Eu e o meu marido nos apaixonamos por esse nome, temos a Ana e a Mia, duas princesas!!

    ResponderExcluir
  19. A minha filha tem 5 anos e o nome dela é MIA. Nasceu em 2015. Adorei o nome desde que ouvi pela primeira vez. Fui muito criticada na altura e ainda hoje perguntam se ela é gata para miar. O que para mim é igual, a filha é minha e eu é que escolho o nome. Vou sempre amar o nome da minha princesa.

    ResponderExcluir
  20. O nome da minha filha é Mia eu acho wue combina muito com ela. Os meu familiares do Brasil no início foram contra mas agora todos já se acostumaram. Eu acho lindo esse nome.

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente o nome que mais tem a ver com Mia é Miriam! Camila tem a ver com Mila, Maria com Mari, assim como Mariana que também pode ter o diminutivo Ana. Amélia tem a ver com Lia, como diminutivo. Apesar de Mia ser nome, parece ser um apelido belo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Acrescento que Amélia também tem a ver com Mel.:)

      Excluir
    2. Obs.: Obviamente, não como significado, mas como diminutivo, já que Amélia contém Mel no meio do nome. :)

      Excluir
  22. Mia nada tem a ver com Emília ou Marta. Nem como diminutivo ou apelido, mesmo que queiram.

    ResponderExcluir
  23. Gosto de Mia, mas a associação com o verbo miar me faz não considerar o nome e preferir Mila no lugar.

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma menina chamada Mia! está com 3 anos agora e fico feliz em ver que o nome está se tornando mais popular!

    ResponderExcluir
  25. Com certeza minha filha se chamará Mia! Nome mais fofo do mundo!

    ResponderExcluir
  26. Vai nascer minha neta e seu será Mia. Só me preocupo com apelido quando for para escola "o apelido". Nome bonito, carinhoso e bem meigo. Vovó babando e louca pra conhecer a Mia. Vovó louca.

    ResponderExcluir
  27. Quando o segundo é literal soa melhor:
    Mia Violeta
    Mia Serena
    Mia Jasmim
    Mia Esmeralda
    Mia Celeste
    Mia Safira

    ResponderExcluir