sexta-feira, 22 de maio de 2015

Nicol


Dia desses eu estava a procura de um nome ‘novo’, que eu ainda não tivesse ouvido nas rodas de conversa onomásticas, que me agradasse a ponto de poder registrar em um filho/a e que tivesse ao menos um registro no ano de 2014 em Portugal, de modo que me ficasse claro que ao menos alguém o considerasse utilizável (não que isso me afete, era somente a regra para encontrar esse nome). E eis que, para minha satisfação, encontrei um nome que me captou a atenção, preencheu os quesitos, e muito me interessou.

Nicol

Gênero: unissex

Variante masculina escocesa de Nicholas, Nicol é também a sua forma feminina em checo.

Nicholas tem origem no grego Nikolaos, que significa 'vitória do povo'. São Nicolau, o maior expoente do nome, era um bispo do século 4 que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Ele é o santo padroeiro das crianças e é a base formadora da figura conhecida como Santa Klaus (Papai Noel ou Pai Natal), que traz presentes de natal. O nome foi utilizado por cinco Papas e dois czares.

Não encontrei nenhuma personalidade com o nome Nicol, apenas como sobrenome/apelido.

Recebeu em 2014 três registros em Portugal, 2 femininos e 1 masculino, de crianças de provável origem estrangeira, já que o nome não é permitido.

Variantes permitidas em Portugal: Nicola e Nicolau (masculinas), Nicole e Nicoleta (femininas), já sendo objeto de recusa Nico, Nicol, Nicola (F), Nicolai e Nicolás.

Das variantes não citadas na listagem, me chamaram a atenção:
Masculinas: Nikolaos (grego), Nikica, Niksa (croata e sérvio), Mikolás (checo), Klaus, Niels (dinamarquês), Kai, Klaus (línguas do norte), Klaas, Niek (holandês), Niilo, Launo (finlandês), Col (inglês medieval) Nils (norueguês), Nioclás (irlandês).
Femininas: Nika (croata e esloveno), Klasina, Nicoline (holandês), Nikki (inglês), Colette, Coline, Nicolette (francês), Nicolasa (espanhol).

Já estavam em minha lista de favoritos Kai, Klaus e Nilo, e muito me agrada Nicolette, Klasina, Nico e Klaas.

Para quem procura (e pode registrar) um nome pouquíssimo utilizado, gosta de nomes unissex e curtos, e com ar internacional, penso ser uma boa opção. Considero um nome despojado, despretensioso e jovial. Alguns podem considerar que falta 'algo', pela terminação em 'ol', além do hábito com Nicole e Nicolau, mas talvez aí mesmo resida a graça do nome.


E então, o que pensam do nome e, claro, das variantes?

11 comentários:

  1. Adoro Nicolau. Nunca tinha pensado muito sobre nomes unissexo, nunca tinha encontrado nenhum que gostasse, mas Nicol agradou-me :)

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não agrada me esse tipo de nome !!!! Bj

    ResponderExcluir
  3. Acho Nicol um bom nome, só acho que não resulta em Portugal, porque se se quiser utilizar num rapaz não dá, pois a pronúncia portuguesa de Nicole é igual. Pelo menos eu digo da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  4. Vocês dizem igual Rafael? Para mim são bem distintos. Nícol ou Nicól e NicólE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é praticamente igual, se eu pedir para alguém daqui ler "Nicol", eles vão ler exatamente como "Nicole"

      Excluir
    2. Interessante. Vou fazer um teste com os mais velhos da família, de origem portuguesa, para ver como falam.

      Excluir
  5. Eu sempre gostei do nome Nicolau, acho másculo. Mas minha variante preferida é Nikolai (adoro nomes russos). Acho Nico com muita pinta de apelido (diminutivo), mas para quem gosta de nomes curtos é uma boa opção.
    Gosto de Klaus (acho perfeitamente enquadrável no português) e simpatizo com Kai, apesar de achar este inadequado ao uso no nosso idioma.
    Quando a Nicol, o nome do post, infelizmente não simpatizo com nomes unissex.
    Mas para quem gosta dessa alternativa, considero bastante adequado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de amar Kai, concordo e não usaria. Tenho o mesmo problema com outros como Lia e Mia.

      Excluir
  6. Nunca gostei de 'Nicolau'. Mas curiosamente gostei de 'Nikolaos'... Muito provavelmente por que gostei da origem grega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não me atrai Nicolau, mas Nikolaos achei cheio de personalidade.

      Excluir
  7. A única variante desse nome que me agrada um pouco é Nicolau. Mesmo assim, não sou grande fã.

    ResponderExcluir