quarta-feira, 20 de maio de 2015

O Início


Uma etapa nova começou. O blog dos nomes: é assim que se chama, porque é o que ele é. O nome é importante. Os nomes são importantes. E há que ter um que chame a atenção, ou que fique no ouvido. Ou que desperte sensações como um arrepio na espinha quando o ouvimos, por vezes, um levantar de sobrancelha, um suspiro, ou até mesmo um susto. Um que cause impacto e que toda a gente se recorde. Os nomes são importantes, repito, é deles que vamos falar hoje. Hoje e a partir de hoje. 

Por vezes, é necessário que aconteça algo drástico, para que algo de maravilhoso, em consequência disso, aconteça. E é isto que eu tenciono que aconteça com este blog, algo de maravilhoso. Eu, e todos nós. Não estou sozinho. Mas todos, quem? 

Um grupo de pessoas, juntos por circunstâncias da vida que não rema contra nada, nem contra ninguém, mas sim em conformidade com uma paixão que nos une a todos, mais do que outra coisa. Adivinham que paixão é?

Pessoas essas que pesquisam e têm gosto por esta coisa, esta "arte" como eu gosto de lhe chamar, a onomástica, pessoas que fazem com que o Atlântico evapore e una Portugal ao Brasil. São realidades diferentes, é facto. Mas estamos aqui todos, para debater tudo o que haja para ser debatido sobre esses contrastes, que tanto se evidenciam na escolha dos nomes das crianças portuguesas e brasileiras.

O objetivo do grupo é levar às pessoas mais conhecimento na escolha de um nome de um filho, evitar que hajam 10 pessoas com o nome igual numa turma de 40. Ajudar alguém na escolha do nome para o seu pequeno rebento. Criar, conhecer, e aprender, não só com quem trabalhamos neste projeto, mas também com quem nos consulta.Vamos poder contar com rubricas semanais ou mensais escritas por utilizadores habituais, e vamos também poder contar com alguém, diária ou semanalmente, do grande grupo para ter o seu espaço como convidado, falando sobre um nome que queira ser visto como assunto a debater. Porque nós somos mais do que aqueles que aqui aparecerão. Esclarecemos dúvidas uns com os outros, damos e pedimos opinião e no fundo debatemos. 
Espero que seja do agrado de todos, e boa sorte para este projeto "em família." 

11 comentários:

  1. Adorei o texto, o visual do blog, tudo! Vou passar ótimos momentos aqui, tal como já passo no grupo.
    Quando é que começamos a "trabalhar"? :D

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa para começar a participar! 😀

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto Rafael! Foi um óptimo texto para o que esperamos que seja um óptimo início! :)

    ResponderExcluir
  4. Toda a sorte do mundo! Sucesso \o/

    ResponderExcluir
  5. Rafael, parabéns pelo texto, gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Estou a 2 meses atrasada, mas desejo muito sucesso ao Blog Dos Nomes =)

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Já tem algum tempo que vi na página de vocês o significado do nome feminino NIA. E não encontro mais está explicação.....É possível uma atualização com esta informação? Eu muito interessada neste nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Ainda não temos um post sobre Nia, mas já falamos sobre ele em dois dos nossos posts temáticos. É um nome com duas origens e dois significados diferentes: na origem galesa significa "brilhante" e na origem africana significa "propósito". Tb pode ser a forma curta de nomes terminados em nia (expl: Antônia). Vou deixar os links onde citamos Nia:
      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2017/07/nomes-femininos-com-tres-letras.html?m=1

      Excluir
    2. http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/07/nomes-africanos-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir