domingo, 24 de maio de 2015

Vitorina - Convidado do Dia


A rubrica "Convidado do Dia" de hoje, escrito pela Joana Recharte, traz-nos um nome raro e incomum: Vitorina:

Numa época onde proliferam as Vitórias, tanto em Portugal como no Brasil, e dada a azáfama em torno do nascimento da Princesa Charlotte do Reino Unido, creio que urge procurar alternativas viáveis a este nome. Vitória está a tornar-se um nome do momento, um nome que é uma tendência e um nome que será, no futuro, atribuído a esta geração específica.

Para termos uma noção mais exata, em 2013, em Portugal foram registadas 273 Vitórias e 173 Victórias. Em 2014, foram registadas 243 Vitórias e 163 Victórias (um total de 406 meninas no nosso universo tão pequeno). Por sua vez, em 2015 o nome continua a subir com 319 Vitórias a serem registadas em território lusitano, acompanhadas por outras 183 Victórias. No Brasil, em 2014, estes mesmo nomes compilaram um total de registos que colocou o nome na 18ª posição e no ano de 2015, só no estado de São Paulo temos o registo de mais de 2000 meninas com este nome!


Está visto que Vitória é um nome popular e que a popularidade não se deverá alterar nos próximos anos. Por isso, não me afastando muito deste gosto transversal, procurei recuperar uma variante mais antiga que não perde a candura nem a força deste nome com significado literal.

Vitorina é um nome encantador, na verdade. Uso o argumento das Vitórias precisamente para realçar a raridade deste nome e fazer despertar em vós uma familiaridade inegável, mas, para mim, muito pessoalmente, Vitorina é comparativamente muito mais terno e meigo.


Trata-se de um nome de uso raríssimo em Portugal e no Brasil. No século passado, em Portugal, o máximo de registos anuais que atingiu foi de 22 no ano de 1935 - hoje em dia todas essas Vitorinas são de idade avançada, o que pode contribuir para a tese de que Vitorina não é um nome moderno. Mais recentemente, temos a apontar que em Portugal nos anos de 2013 e 2015 não nasceu nenhuma menina assim chamada, tendo nascido apenas uma em 2014! Já no Brasil o cenário parece ser o mesmo, não constando em nenhum top e nos registos de São Paulo em 2015 não aparece nem uma única vez!


Em Portugal, na versão masculina, destacam-se personalidades como o Vitorino Salomé (o cantor de "Menina estás à janela" ou "Queda do Império") e Vitorino Nemésio, grande poeta açoriano. No Brasil, foi fundada uma empresa têxtil com este nome que originou "O Blog da Vitorina":http://blogdavitorina.blogspot.pt/

Na minha opinião, a sua terminação em -ina torna-o perfeitamente usável em compostos, mas acho que vale por si próprio. Por ser tão semelhante Vitória e ao popular Valentina, acredito que este nome poderia ser uma alternativa muito interessante às escolhas mais óbvias dos nossos povos. Concordam?

Fontes consultadas:
Behind the Name, NameBerry, SPIE, IRN, ARPEN/SP, Diário de Notícias

8 comentários:

  1. Consigo aceitar bem o nome. Se gostamos de Angelina, Valentina, Catarina, não vejo por que seríamos aversos a Vitorina, ja que tem a mesma sonoridade e terminação

    ResponderExcluir
  2. Não consigo gostar !! Prefiro vitória mesmo ;)

    ResponderExcluir
  3. Gosto mais de Vitorina do que o comum Victória, acho o mais leve e suave.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de Vitorina, não conhecia. Mas prefiro Victoria.

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito, ainda prefiro Vitória

    ResponderExcluir
  6. Ainda prefiro Vitória, mesmo não sendo grande fã,

    ResponderExcluir
  7. Continuo a preferir Victoria mas Vitorina soa bem, e acho que gosto

    ResponderExcluir