sábado, 27 de junho de 2015

Abel


Numa altura em que nomes bíblicos estão a começar a entrar na moda, Abel não anda nada longe de Isaac, Noah/Noé, Levi e Samuel. Além de ser bíblico partilha outras características: É leve, curto e fácil de pronunciar em vários idiomas. Não é tão antigo que possa parecer pesado, nem é tão desconhecido que possa ser estranho. 

Abel nunca foi muito popular em nossos países no último século, o ano em que teve mais registos em Portugal foi em 1959 com 231 registos. No Brasil sua frequência é estimada em pouco mais de 26 mil pessoas, tendo sido mais usado durante a década de 1960. É daqueles nomes antigos que eu gosto porque acho que tem tudo para ser "recuperado" e soar a moderno, fresco, e cool... sem deixar de ser antigo!

Abel significa "vapor", "respiração", o que para quem dá importância aos significados, considero bastante bonito. Porém, como penso que todos sabemos, Abel era o filho mais novo de Adão e Eva que foi assassinado pelo seu irmão Caim. Apesar disto acho que não torna o nome não usável.

Abel é atualmente pouco usado entre lusófonos, em Portugal foi registado 11 vezes em 2014, 16 em 2013, 12 em 2012; no estado de São Paulo obteve 19 registos em 2015.

Personalidades: 
  • Abel Xavier (Ex-futebolista português) 
  • Abel Braga (Ex-futebolista e atual treinador de futebol brasileiro)
  • Abel Ferrara (Cineasta norte-americano)

Fátima A.

Qual é a vossa opinião acerca de Abel?

16 comentários:

  1. Eu gosto de Abel. É um nome que não é muito ouvido mas nao causa estranheza. Nao usava porque nao adoro, mas acho usável.

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante, acho melodioso e agradável, tem um "quê" de atual, mesmo sendo antigo. Acho uma ótima opção para os dias de hoje.
    Adorei a foto, combina bastante com a aura q Abel me passa! :)

    ResponderExcluir
  3. ahhhh finalmente consegui publicar um comentário no blog!!!!!!! precisei postar 3 vezes.

    só queria dizer que abel é tudo que o post diz e além. é um dos meus nomes preferidos. adoro nomes curtos e doces para garotos.

    ResponderExcluir
  4. Amo! É o nome do meu filho de 4 anos.

    ResponderExcluir
  5. É tão lindo esse nome!

    ResponderExcluir
  6. Não consigo gostar do nome, há um padre daqui que é o padre Abel. Sempre que oiço Abel é com "padre" antes e a minha mente ficou programada para essa associação

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo, e muito usável sim nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  8. Abel, tão querido! É um nome muito fofo, era capaz de usar <3

    ResponderExcluir
  9. Não consigo gostar de Abel, por mais que queira ! Adoro nomes bíblicas e adoro o significado.. mas não gosto mesmo da sonoridade, grafia.. sei lá, do nome em geral :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e também gosto que seja pequenino, de fácil pronunciação e internacional. Enfim ! Adoro tudo que envolve o nome, mas não o nome ! x| x)

      Excluir
  10. Gosto muito, mas passa longe de ser minha primeira opção.

    ResponderExcluir
  11. É o nome do meu filho de 5 anos, ele é o único Abel em todo lugar que vai. Não consigo pensar em um nome mais lindo, curto, simples e ao mesmo tempo elegante.

    ResponderExcluir