sexta-feira, 12 de junho de 2015

Alexandre



Alexandre, para mim, será sempre um sonho de nome! Mostra-me força e valentia! E, para além disso, acho que fica perfeito, tanto em bebés, como em adultos.

A versão dos "nuestro hermanos" é, sem dúvida, a que gosto mais, Alejandro! Este nome significa "protetor do homem", ou "defensor da humanidade", ou ainda “o que repele os inimigos”. 
Alexandre tem origem a partir do nome grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", unido ao vocábulo andrós, que quer dizer "homem" e “o que protege os homens, defensor da humanidade”. 

Ao nível de popularidade, em Portugal, nasceram 301 meninos chamados Alexandre o que o coloca em 38º lugar a nível nacional. No Brasil, este nome encontra-se em 68º lugar no ranking, segundo o site Baby Center.

Na mitologia grega, o nome Alexandre também era utilizado para designar Páris, conhecido por ter derrotado Aquiles com uma flecha no seu calcanhar, na Guerra de Tróia. 

Carla Jesus.

E vocês, o que acham de Alexandre?

8 comentários:

  1. Antes não gostava nada, mas hoje gosto! Acho-o forte :)

    ResponderEliminar
  2. Um clássico, bonito, forte, sonoro, gosto bastante.

    ResponderEliminar
  3. É um nome forte, clássico e muito sonoro ... até gosto mas não adoro e também não o usaria ;)

    ResponderEliminar
  4. O clássico dos clássicos 😊 simpatizo...

    ResponderEliminar
  5. Era o meu nome preferido quando era criança. É o meu segundo nome. Hoje em dia já não gosto muito. Adoro o diminutivo Alex.

    ResponderEliminar
  6. Dentre todos os nome masculino "o mais clássico e internacional" não há! aquele que veio pra ficar, que não deixa dúvidas e sozinho se basta! não precisa de apelido e diminutivo seria um crime. Mesmo sua popularidade não tira seu brilho. Simplesmente Alexandre!

    ResponderEliminar