terça-feira, 9 de junho de 2015

Felícia


Muitos não entendem esta minha paixão por Felícia, o que é uma pena porque considero-o um belo nome cheio de qualidades. Antigo, internacional, com um significado bonito e inspirador, Felícia chega-nos através do latim Felicius, que significa precisamente “felicidade”. É usado em países de língua inglesa, francesa, holandesa, húngara, sueca e romena. 


Apesar de antigo, a terminação –ícia dá-lhe um toque moderno, aproximando-o dos populares Letícia e Alícia. A meu ver, Felícia é, de longe, o mais bonito dos três. 


Com 6 registos em 2012, 4 em 2013 e apenas 1 em 2014, facilmente percebemos que não nascem muitas meninas com este nome em Portugal, o que é uma ótima notícia para quem dá preferência a nomes incomuns. Também não foi um nome muito visto ao longo do tempo, segundo a SPIE seus registos oscilavam entre 10 a 20 durante o período de 1920 a 1980.

No Brasil sua frequência é de 6.712 pessoas, o que denota raridade. Seu pico de uso se deu nos anos 40 e suas portadoras estão mais concentradas na região norte do país.

Semelhante em estilo a Amélia, Cecília, Emília e Olívia, que aos poucos vão conquistando corações, e também aos famosíssimos Clara e Alice, que neste momento são dois soberanos dos rankings, acho que Felícia tem tudo para ser mais usado – só falta mesmo que outros descubram o seu potencial. 


Maria Pilar Monteiro.


21 comentários:

  1. Aprendi a gostar de Felícia contigo, mas não vibro com o nome! Acho muito melhor que Alícia e Letícia, que não gosto! Espero que as pessoas olhem para ele com outros olhos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto nada desses dois!

      Excluir
    2. Conheci o nome Felícia quando minha neta estava a caminho. Minha filha escolheu esse nome por causa do seu marido se chamar Felipe, no momento achei estranho não conhecia nenhum mas hoje vejo que é um nome lindo e maravilhoso.

      Excluir
    3. O nome da minha filha que nasceu agora em 2023 e Felíca, normal o estranhamento das pessoas, mais é um nome lindo é cheio de qualidades.

      Excluir
  2. Adorei a foto <3 super amorosa!
    Não suporto Letícia. Gosto de Alícia pela sua vertente mais hispânica que Alice. Não simpatizava com Felícia até o referires. Gosto da terminação -lícia, mas o ínicio Fel- deixa-me com o pé atrás.
    Conheci uma vez uma Felícia e, sendo a primeira vez que ouvia o nome, gostei logo... depois com o tempo foi perdendo um pouco do encanto inícial.
    Se chegasse a conhecer uma Felícia tão fofinha como a da fotografia acho que aí sim podia começar a gostar mesmo :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Felicia e também acho mais bonito que Letícia. Alicia não gosto.

    ResponderExcluir
  4. Acho Felícia lindo!!! E muito mais bonito do que Letícia e Alícia, não gosto desses.

    ResponderExcluir
  5. Nem essa menina adorável da foto me fez gostar de Felícia. Ao contrário de Letícia e Alícia, q considero muito melhorres, mais bonitos e meigos falta doçura em Felícia. O início com "fel" deixa o nome meio seco. A personagem chata dos desenhos, tb me faz criar antipatia pelo nome, rs.

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante, e também aprendi a gostar do nome contigo Maria Pilar. :)

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Felicia e eu amo meu nome e se eu ainda tiver uma filha colocarei de Felicia também, pq me sinto unica e sempre fui uma pessoa com opinião própria o que sempre me destacou, porém já enfrentei muitos preconceitos com meu nome, mais superei todos sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja estou sendo criticada só em querer colocar Felicia na minha filha kkk mais eu gosto e vai ser esse

      Excluir
  8. Eu tenho uma filha que sechama felicia ela é muito linda

    ResponderExcluir
  9. Eu não gostava mto de Felícia, mas o pai da minha filha me convenceu colocar esse nome nela rs. Pois é a junção dos nossos nomes Felipe+Letícia, fel+ícia= a Felícia eu achei bem legal

    ResponderExcluir