sábado, 27 de junho de 2015

Isaac


Isaac é um nome de origem hebraica e significa “riso”, “aquele que ri”, por extensão, “filho da alegria”.

Na Bíblia o Antigo Testamento explica o significado, narrando que Abraão riu quando Deus lhe disse que sua envelhecida esposa Sara ficaria grávida de Isaac, e mais tarde Sara riu ao ouvir a mesma profecia. Quando Isaac era menino, Deus testou a fé de Abraão ordenando-lhe que sacrificasse seu filho, embora um anjo tenha impedido o ato no último momento. Isaac passou a ser pai de Esaú e Jacob, com sua esposa Rebeca.

Entre cristãos falantes da língua inglesa, Isaac foi usado ocasionalmente durante a Idade Média, embora fosse mais comum entre judeus. Tornou-se mais difundido após a Reforma Protestante.

Variantes: Isaak (grego, alemão, polonês, russo), Isak (dinamarquês, norueguês, sueco).

É popular pelo mundo, o que o classifica como um nome internacional. Atualmente faz parte dos rankings de diversos países como Estados Unidos, Austrália, Chile, França, Inglaterra, Espanha entre outros.

Em  Portugal, no período de 1920 a 1980, recebeu por volta de 10 a 15 registos anualmente, um desempenho discreto. Nos dias de hoje se tornou mais popular. Em 2014 a escrita Isaac teve 169 registos, Isac teve 38, enquanto Isaque teve 9 registos. Ao todo, estas reescritas foram registadas como 2º elemento do nome 12 vezes. Prefiro a forma de escrita Isaac, pois é a que estou habituada, e também a que acho mais bonita.

Segundo o IBGE, no Brasil a frequência de Isaac é de 27.100 pessoas; já a grafia Isaque é o nome de 35.186 brasileiros. Assim como em Portugal, no Brasil sua popularidade despontou recentemente, tendo atingido seu auge de uso nos anos 2000.

Como menções a este nome temos:
  • O famoso Isaac Newton: físico e matemático inglês;
  • Isaac Asimov - escritor e bioquímico americano;
  • Isaac Alfaiate: ator e modelo português;
  • Isaac: Bardavid - ator, dublador e poeta brasileiro.
Isaac é um nome elegante, bonito e gracioso. Tem uma forma de escrita diferente, uma sonoridade divertida e um significado irresistível, pois quem não adorava ter um filho “risonho”? Adoro este nome, e tenho pena pela sua popularidade, mas acho que é óbvio o motivo. É um nome que não é pesado nem leve, acho que é ideal e tem um estilo próprio. É dos poucos nomes que apesar da popularidade, utilizaria.

Diana Silva.

E vocês, o que acham de Isaac?

19 comentários:

  1. Gosto muito de Isaac. :)
    Quando eu e o meu irmão éramos pequenitos, lá em casa à hora de jantar o meu pai contava sempre uma história ou uma aventura do Isaac, um suposto antepassado nosso há 7 gerações atrás. Hoje em dia continuo sem saber se esse Isaac de facto existiu, mas a aura em torno dele era tão mágica que nunca deixei de o ver como alguém super divertido e carismático. E precisamente por causa destas histórias aprendi a gostar imenso do nome :) Hoje tenho outros favoritos, mas era bem capaz de usar o nome num filho :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro! está na minha lista. Pode ser que a popularidade baixe quando tiver filhos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto da pronúncia em Inglês, mas a detesto em português... Se isso fizer algum sentido, visto que o meu idioma é o português! LOL.

    ResponderExcluir
  4. Meu filho se chama Isaac Luiz

    ResponderExcluir
  5. Lindo meu bebê vai se chamar Isaac 💙

    ResponderExcluir
  6. Acho que sou a única pessoa que gosta do nome na seguinte grafia: Isaque! Eu não vejo muita graça em letras duplas...apesar da terminação com "c" ser não usual e um atrativo, eu tbm acho a mesma coisa de nomes que tenham "que"..acho um nome muito bonito e não tem par melhor de irmãos do que Ismael e Isaque!

    ResponderExcluir
  7. Meu nome e Isaac tenho 14 anos estou no 9º ano meu pai não gostava muito do nome mas minha mãe desde 10 anos falou que quando tivesse um filho daria o nome de Isaac meu pai numca esteve presente na minha vida e ele tem filhos com outras mulheres eu não gosto dele acho que ele desonesto e um fracasso e mentiroso quando eu tinha 2 meses ele ameaçou a minha mãe e me pegou do colo da minha mãe e saiu correndo para um rio e juro me jogar o namorado da minha tia correu atrás dele ele conseguiu me pegar ele bateu muito no meu pai ele ainda teve a cara de pau de ir na delegacia e tirar queixa do namorado da minha tia ele era um ladrão roubava pesas de computador 7 1 uma vez ele pegou um computador de um melissa pra conserta e roubou pesas do computador entrou melisianos entrando dentro de casa para matar o meu pai minha mãe estava grávida demin minha vó falou pra não matar ele ele conseguiu consertar o computador e conseguiu escapar ele e um pedofilo tentou estrupada uma menina ele fujiu do país
    minha mãe não e da igreja eu vou com a minha vó minha mãe conheceu outro homem o homem e um monstro eu não considero ele como pai ele teve uma filha com a minha mãe chamada Larissa mas ele trabalha só pra comprar cerveja um dia ele chegou em casa bêbado e quase matou a minha mãe estava nua de toalha ele bateu tanto nela arrancou sangue do nariz dela ela chamou a polícia para prender ele mas ele disse que ia embora pra casa dos pais dele mas o homem ele não pensa na filha só na cerveja dele ele fala que e melhor doque meu pai mas no final da história ele também e um desgramado desonesto eu peguei o celular dele e vi um monte de pornografia não falei nada pra minha mãe pra não magoar ela e tipo 2 casas 1 da minha vó que dividiu com a minha mãe a casa da minha mãe numca acaba a obra porque ese homem só presta pra beber cerveja nem comida pra dentro de casa ele compra minha mãe comprou os materiais com dinheiro suado dela prós amigos dele vim ele fala que foi ele que comprou aí não dá né mas e muita briga ele e um covarde igual o meu pai ajente não tem contato visual ele não gosta Demin e eu não gosto dele meu pai meses meses enviou uma mensagem pra minha vó falando que iria me sequestrar minha mãe ainda não colocou ele na justiça pôr que ela acha que eu vou ter que ficar uma semana com o meu pai ele e rico eu acho mas ele não me ajuda em nada mas eu também não preciso da ajuda dele gosto do meu nome ninguém da minha sala tem o mesmo nome doque eu e bem raro eu achar uma pessoa com o mesmo nome doque eu
    Sou o engraçado da sala minha mãe e minha vó são como mãe e pai pramin meu padrasto fala comigo mas eu sinto que ele não gosta Demin porque eu Preso um pouco com o meu pai se a minha mãe acha que e feliz com ele tabom mas ele e um nada na vida mesmo ele quebrou a perna do próprio pai já bateu foi de socó na cara do pai também não gosto do pai dele minha mãe me falou que ele tentou molesta a minha prima de 16 anos não gosto se eu fosse um pouco mas velho eu falava na cara do meu padrasto que ele não presta que era melhor ele ser um pai ausente do que ficar nas custas da minha mãe ele recebe mil reais por semana e gasta tudo de cerveja a filha faz aniversário ele não dá um nada pra filha ele só não vai embora pôrque ele acha só porque colocou uns tijolos no terreno da minha vó ele pode ficar aqui minha mãe tem medo de largar ele e não achar outro homem pramin esa droga e macumba obrigado por ler até aqui minha vó me cria como se eu fosse um filho que ela nunca teve minha mãe me dá comida e me ajuda também esa história e a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isaac tbm tenho um filho chamado Isaque1 ano e 7meses e uma filha 6 anos chamada Larissa.Eu li sua história Viva sua vida em paz fio se Deus quiser vc será um grande homem.Vai trabalhar e vai conquistar sua vida e vai ser muito feliz.Meu marido tbm não gostava do nome de Isaque .Mas como eu não sabia que estava grávida e fui orar p dormir e eu acabei cochilando e eu assustei e uma voz falou assim Você tá grávida vai ser um menino e vai se chamar Isaque e deu tudo certinho mesmo.
      Já testemunhei essa parte na igreja CCB.
      Fica com Deus viu.
      Torço muito por você
      A paz de Deus

      Excluir
  8. Olá Isaac de14 anos que está no 9º ano e é irmão da Larissa. Eu li tudo o que você escreveu e me emocionei. Você está passando por algumas dificuldades e tem algumas mágoas de seu pai e padrasto, mas saiba que os grande homens nessa vida também passaram por muitas dificuldades e venceram. Tenho certeza que pela personalidade que você demonstrou ter você será um grande homem e um verdadeiro herói para a sua família. Cuide de sua família. Seja sempre honesto. Estude bastante.
    O meu avô também se chamava Isaac. Ele foi um militar apaixonado pela matemática e um verdadeiro exemplo para mim e para toda minha família. Agora vou colocar esse nome no meu filho.

    ResponderExcluir
  9. ME CHAMO JUCILENE RODRIGUES, TE DOU PARABÉNS, PELA SUA ATITUDE,ZELE PELA SUA MÃE, SÓ TEMOS UMA,E VOCÊ AMA A SUA,CONTINUE SEMPRE ASSIM,DEUS TE ABENÇOE, NÃO TEMAS O SENHOR É CONTIGO.DEUS VAI TE AJUDAR A VENCER E SAU MÃE SERÁ MUITO FELÍZ AINDA AQUÍ NESTA TERRA.

    ResponderExcluir