sexta-feira, 5 de junho de 2015

Laura




Laura é indubitavelmente um nome popular, mas a sua popularidade ultrapassa nitidamente as fronteiras luso-brasileiras, lançando o nome para o palco mundial. É dos nomes mais internacionais que se pode encontrar para uma menina, sendo facilmente reconhecido em qualquer ponto da Europa, América do Sul e do Norte e Oceânia.


Em 2014, ocupava o sexto lugar da lista de nomes mais utilizados em São Paulo e o 13º em Portugal, tendência que já se regista há vários anos. Em 2015, no Brasil, Laura não só continuou a ganhar os corações dos brasileiros como ainda aumentou o seu esplendor, atingindo o 5º lugar dos nomes femininos mais registados em São Paulo, contando com mais de 8000 registos - o que é equivalente ao dobro das Marias que nascem em Portugal! Em Portugal também subiu um lugar, contando com 815 registos como primeiro nome!

Olhando atentamente para os registos de Laura ao longo dos anos, na sociedade portuguesa, rapidamente chegamos à conclusão de que Laura pode ser considerado um nome clássico, juntamente com outros como Beatriz, Carolina, Isabel, Luísa, Margarida ou Teresa. A sua expressão em termos de registos anuais foi em muito semelhante à expressão de todos estes nomes ao longo do século XX, diminuindo significativamente no abrir da época de 80 para ser recuperado novamente passados 10/15 anos. Hoje, o nome está presente um pouco por toda as nossas sociedades e como é muito requisitado, deixo aqui os 10 compostos mais utilizados em Portugal, em 2014, para aqueles que procurem inspiração (por ordem alfabética):

Laura Alexandra
Laura Beatriz
Laura Cristina
Laura Filipa
Laura Francisca
Laura Isabel
Laura Margarida
Laura Maria
Laura Sofia
Maria Laura

Laura advém de loureiro, mas aqueles que acham que o significado é pobre, claramente ignoram toda a simbologia desta árvore – e particularmente das suas folhas – num passado distante. Retrocedendo à Antiga Grécia, reza a lenda que Dafne, para fugir do Deus Apolo, converteu-se num loureiro e que Apolo, chegando à sua beira, levou consigo algumas folhas, utilizando-as no cabelo doravante, tornando-se este um símbolo que lhe era associado. A coroa de folha de louro passou, desde aí, a ser associada à suprema vitória, ao reconhecimento e à honra e glória eternas, sendo entregue aos grandes atletas olímpicos como símbolo do seu excelente desempenho. Mais tarde, vários imperadores romanos adotaram este símbolo também, chegando aos nossos dias como um utensílio estético muito apreciado.

As artes não se descuidaram a olhar para Laura, sendo Laura a grandiosa musa de Petrarca, poeta italiano do século XIV, e o nome da mais reconhecida obra de Giorgione, pintada em 1506. Também foi título de vários filmes, entre os quais Laura (1944) e Laura, Laura, del cielo llega la noche (1987). Mas, de todas as artes, foi a música que enalteceu Laura para sempre: recordemo-nos, ora, da inesquecível Lady Laura de Roberto Carlos, Laura de Frank Sinatra/Ella Fitzgerald ou, numa tendência mais recente, a Laura dos Scissor Sisters. Também na música se destaca a incrível Laura Pausini, na literatura, a mexicana Laura Esquível, no cinema, lindíssima Laura Antonelli e na dança, a mítica bailarina espanhola Laura del Sol.

Laura é um nome cheio de potencialidade e muito bem representado. Como diminutivos temos os habituais Laurinha ou Lau, e um menos comum mas muito giro: Lori.

Joana Recharte.

Usariam Laura, apesar de popular?

Fontes consultadas:
Behind the Name, NameBerry, IRN, ARPEN/SP, SPIE, Diário de Notícias.

14 comentários:

  1. Há dias em que gosto desse nome, outros em que não gosto. Não usaria. Continuo a preferir Lora, mesmo ainda não sendo admitido cá em Portugal :)

    ResponderExcluir
  2. Fui simpática a Laura há uns 15 anos atrás quando era original. Agora já não consigo mais disfarçar a cara de paisagem quando alguém diz que o nome escolhido é esse.

    ResponderExcluir
  3. Esse nome nunca me disse absolutamente nada, acho sem graça. Prefiro Lara.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Laura :) Durante muito tempo achei que era nome de avó porque a minha tia-bisavó se chamava Laura mas quando me tornei amiga de uma Laura mais ou menos com 18 anos mudei completamente de ideias. O nome assentava-lhe na perfeição e não restavam vestígios de antiguidade, Laura passou a ser um nome alegre e jovem.
    A terminação -aura é o que mais gosto no nome, aliás acho que usaria antes Aura que Laura.

    ResponderExcluir
  5. Adoro de paixão era para ser a minha primeira filha

    ResponderExcluir
  6. Gosto de Laura! A minha tia-avó chama-se Laura e sempre achei um nome lindo e que a minha bisavó tinha tido um excelente gosto. Antes de saber a popularidade achava que nao era nada popular e até o tinha no meu top, agora gosto mas nunca usarei.

    ResponderExcluir
  7. não gosto muito de Laura, prefiro Laureana :)

    ResponderExcluir
  8. Adoro Laura! Tenho pena que seja tão popular.

    Ana Carvalho.

    ResponderExcluir
  9. Antigamente eu gostava mais. Hoje me dá preguiça.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe quem se ofenda, mas eu acho muito feio e sem sal, fora que está muito comum. Prefiro Lara ou Clara :)

    ResponderExcluir