quarta-feira, 3 de junho de 2015

Leona



Forma feminina de Leon, que é derivado do grego λεων (Leão). Durante a era cristã, Leon foi fundido com o latim no cognato Leo; na Inglaterra o gênero masculino do nome foi usado por judeus durante a Idade Média. Leona é visto como uma das menos famosas e usualmente menos vistas das variações dos nomes que têm como significado Leão. No idioma espanhol, Leona tem um significado literal: Leoa.



Mesmo tendo um ar mais hispânico, é um nome relativamente popular a usual nos países do leste europeu como República Tcheca e Croácia. Também é familiar no País de Gales e Inglaterra. 


Suas variantes são: 
Leone (Inglês) Léonne, Léonie, Léonette (Francês) Liona (Havaiano) Leonida (Italiano) Lyonechika, Lyonya (Russo) Leonita (Espanhol).

É um nome considerado forte, por ter a inicial de um nome masculino muito comum em nosso cotidiano, Leonardo. É um nome ideal para pessoas que procuram nomes internacionais, que tenham personalidade e transmitam força. Também pode agradar aquelas que gostam de nomes hippies, já que Leona tem um significado literal em espanhol e em países hispânicos é considerado um nome com uma pegada hippie. 

Pessoas famosas com o nome Leona:
  • Leona Naess – Cantora e compositora britânica
  • Leona Woods Marshall Libby – física prolífica, é a mais nova e única física feminina no Project Manhattan
  • Leona "Binx" Walton – Modelo Americana
  • Leona Lewis: Cantora Americana

Luinara Menezes.

E vocês, o que pensam desse nome?

9 comentários: