sexta-feira, 19 de junho de 2015

Lucena


Hoje falo-vos de um nome que descobri pela primeira vez no nosso grupo, e desde então, nunca mais me saiu da cabeça: Lucena. De fácil pronúncia e com uma grafia simples, fui então à descoberta de mais informações sobre este nome que me transmite calma e serenidade.

Lucena, em Portugal, como sobrenome, surgiu de uma família espanhola, originária de Lucena, cidade espanhola da Andaluzia que passou dois ramos a Portugal, sendo o primeiro registo português de Vasco Fernandes de Lucena.

Este nome provém do Latim e significa "oriundo de Lucena", e sendo um nome espanhol, este significado refere-se ao município espanhol, apesar de também existir cidades/municípios de nome Lucena no Brasil e nas Filipinas.

Há quem refira este nome como sendo uma variante de Lucinda, que, por sua vez é uma variante de Lucy. Assim, Lucena também pode significar "luz" ou "nascida durante a aurora". Porque não Lucena & Aurora como irmãs? Ou mesmo Lucena em alternativa a este!

Outras fontes afirmam que Lucena é também o nome da deusa da mitologia romana do parto, dando, no sentido literário, a primeira luz aos recém-nascidos.

Mesmo sendo aceite em Portugal no sexo feminino, Lucena nunca foi popular, sendo mais utilizado em países hispânicos. Em Portugal, não foram encontrados registos como primeiro nome, apenas e só como apelido.

Com um significado suave e agradável, acho este nome uma ótima alternativa a nomes como Luciana, Lúcia, Milena ou Lorena, para quem gosta de ser original e utilizar um nome que poucos conhecem.

E vocês, arriscariam em Lucena?

14 comentários:

  1. A atriz Grazi Massafera interpretou uma personagem chamada Lucena, na novela Aquele Beijo( q era inclusive protagonizada pelo ator português Ricardo Pereira). Foi a primeira vez q ouvi esse nome e gostei muito dele, achei diferente. Entretanto, na hora de pronunciar fica muito parecido com Luciana, acho q nesse ponto ele perde um pouco da originalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive uma professora que se chama Carla Lucena, então acredito que era sobrenome. Então já estou acostumada. Porém, eu tenho a sua mesma opinião com relação a originalidade. Não gosto de a pronúncia parecer tanto com Luciana.

      Excluir
  2. É o segundo nome da minha tia portanto já estou acostumada. Por outro lado, não gosto da terminação ENA salvo raras exceções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu ADORO a terminação "ena", assim como "ina". Porém, Lucena parece muito com Luciana, por isso peca um pouco na minha opinião.

      Excluir
  3. É muito bonito e delicado

    ResponderExcluir
  4. È suave, delicado e bonito mas ainda não me convence, pode ser que mude de ideia

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Lucena!!! Acho bem usável, pois, apesar de impopular, não causa grande espanto num primeiro contato.

    ResponderExcluir
  6. Não sei porque, mas acho esse sobrenome lindo kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Eu também acho esse nome LUCENA lindo. Jorge lucena 🤭🤭

    ResponderExcluir
  8. O meu nome é Lucena kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso...Lucena...tenho esse sobrenome , que meu Pai me deu(Paraibano) que por sua vez, veio da minha Biza vó que era Espanhola(Judia)...e .... provavelmente nasceu na Ciudad..de Lucena (Espanha).

    ResponderExcluir
  10. Antônio Márcio Ferreira Lucena22 de maio de 2023 às 15:52

    Em São Luís onde moro, meu sobrenome é valorizado e elogiado, pois poucos Lucenas são encontrados.

    ResponderExcluir
  11. Sou Raimunda Lucena, maranhense, e adoro meu sobrenome paterno. Por outro lado, meu sobrenome tem ligação com luz ou algo luminoso, e isso me agrada profundamente.

    ResponderExcluir