quinta-feira, 4 de junho de 2015

Lurian


O nome que vos trago hoje é um nome que é bastante especial para mim: o meu nome favorito masculino. Digo masculino, mas não o é. Passo a explicar: a imagem que escolhi retrata um pouco a minha visão do nome. Nela, encontra-se uma senhora e um rapaz, mas é o rapaz quem tem destaque. É como Lurian, para mim: é usado nos dois sexos, porém, o que, para mim, se destaca mais é a sua utilização no masculino. Acho a sua utilização no feminino também agradável de ver porque, no fundo, gosto do nome em si, a sua sonoridade e a sua grafia.

Antes de Lurian se tornar o meu nome predileto para rapaz, o meu favorito era Uriel. Era o nome perfeito, tem significado, origem, história e tudo mais, até descobrir Lurian e Uriel deixar de ser aquele me enchia as medidas. Gosto de Lurian por ser internacional, ou seja, fácil de pronunciar noutras línguas e gosto dele independentemente de ser acentuado, como em Lúrian, ou não.

Se se perguntam se algum dia poderei ter um Lurian e um Uriel, a resposta é não, pois, algum dia passaria a chamar Luriel a um ou Urian a outro, e iria gerar a maior das confusões, mas admito que daria umas boas risadas. 

A sua origem? Não há nenhum documento oficial. Existe a hipótese de que o nome seja latim por ser uma variação brasileira derivada de Lauriano, e que o seu significado seja remetente a Lauro, que por sua vez significa vitória, louvor. Como Lauriano/Lauriana também é um nome com origem incerta, há a hipótese de, segundo o Behind The Name, ser a versão portuguesa de Lorraine.

De acordo com o Dicionário de Nomes Próprios, Lorraine significa aquela que pertence ao Reino de Lotário, habitante de Lorraine, por ter origem no francês antigo Lot-regne, do latim Lotharilregnun. Inicialmente, era utilizado apenas como sobrenome, sendo atualmente um nome popular, muito comum especialmente em países de língua materna francesa e inglesa.

Lorraine - que no início do século X passou a ser chamado de Lotaríngia ou Lorena - é classificado como de origem toponímica, ou seja, baseado a partir de uma localização geográfica. Isto porque Lorraine é o nome de uma província na região nordeste da França, que se destaca por ser a única localidade francesa a fazer fronteira com três países: Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.

Importa ainda referir que Lotário era o nome de um rei franco que era bisneto de Carlos Magno e que governava exatamente a zona francesa de nome Lorraine. Lotário é a versão portuguesa de Lothar, que deriva do nome germânico Chlodochar que significa exército famoso através dos elementos hlud (famoso) e hari (exército). Lurian, pela lógica desta imensa viagem onomástica significará aquele/a que pertence ao reino do exército famoso. Um significado que me transporta para tempos remotos e medievais, o que me atraí bastante.


Há quem diga que Lurian é um nome inventado, derivando de Luís e Miriam (?). Apesar de pronunciar Miriam e Lurian de maneiras diferentes, sei que no Brasil, o som final é o mesmo. Há esta tese porque este foi o nome dado à filha de Luís Lula da Silva, antigo presidente do Brasil, com a sua antiga companheira, Miriam. Mas não penso nele como um nome inventado, nem esta tese me atrai. Numa das minhas fontes, encontrei a informação de que este nome não é inventado e tenha o significado de rei das estrelas ou rainha da estrelas. Prefiro acreditar nesta versão, apesar de ser pouco credível ou fiável, é aquela que me agrada mais e irá ser aquela da qual me irei recordar quando um dia (espero) olhar para o sorriso cintilante de um filho meu.

De todas as pessoas que já vi com o nome Lurian online, 100% eram brasileiras. Encontrei 0 registos portugueses. Como é óbvio, este nome não conta na Lista de Nomes Permitidos em Portugal, e se alguém pedisse para fazer um estudo ao nome, tenho praticamente a certeza de que Portugal não iria admitir, apesar de na lista constar como aceite Alan, Brian, Dilan, Hérman, Ian e Ivan. Podia ser que Lurian passasse a aceite tendo em conta estes factos, porém, não é algo que me atormente muito, pois espero muito sinceramente não viver em Portugal quando tiver filhos, apesar de gostar tanto da minha cultura (não obrigatoriamente a nível de onomástica).

Apesar de pouco conhecido, ainda há algumas personalidades conhecidas q.b., com este nome como é o caso de:
  • Lurian Cordeiro Lula da Silva - filha do antigo presidente do Brasil, Lula da Silva;
  • Lúrian Cortez - bailarino e coreógrafo brasileiro; 

Eu gosto de nomes exclusivos, portanto, ainda bem que existem poucas pessoas ditas "famosas" com este nome. Talvez um dia, o meu. Gosto de Lurian também pelos diminutivos que posso criar: Lu e Luri Uri. São todos bastante agradáveis e suaves de se ouvir.

Acham que vos cativei acerca de Lurian?

23 comentários:

  1. Completamente, gosto! Prefiro para rapaz também :)
    E adorei a escolha da imagem, depois de explicares ficou ainda mais perfeita.

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido este nome, apesar de ser unissexo soa-me mais masculino que feminino. As terminações -ian soam-me sempre um pouco estrangeiras (comparando com Portugal) e esta em específico parece-me sempre espanhola e no espanhol acho que fica linda.
    Lúrian é tão parecido com Julián (que adoro na lingua castelhana) que se tivesse que optar ira para Julián. Contudo a conjugação das letras parece-me super bonita. Ocorreu-me Lúria que me parece muito mais bonito que Núria :)

    ResponderEliminar
  3. Comeco a simpatizar com o nome... gostei muitissimo do texto. Eu nao gosto muito de nomes que gerem confusao quanto ao sexo, engracado que Lurian parece-me mesmo masculino.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que o nome não me faz perder de amores por ele, mas sem dúvida comecei a simpatizar muito mais depois de ter lido o teu texto! Só me resta dar força a esse teu desejo e esperar que seja concretizado ;) Acho que prefiro Lúrian a Uriel, mas como vi que "uri" é um som que provavelmente gostas muito fiquei a pensar se não gostarias também de Iúri, que é admitido (acho muito fofo também).

    ResponderEliminar
  5. Não sou fã, mas vejo qualidades: a sonoridade e o fato de ser unissexo.

    ResponderEliminar
  6. Depois do post fiquei simpática à Lúrian,mas confesso q prefiro Uriel, gosto desse nome faz tempo, acho lindo!
    Lúrian até teria chance de se popularizar no Brasil como nome masculino, já q aqui nomes com essa terminação costumam fazer sucesso, como Luan, Cauan, Yan..

    ResponderEliminar
  7. Acho um nome que pode ser alternativa para Luan e Cauã. Eu vejo com mais potencial para ser um nome masculino, mas não estranharia uma menina com este nome.

    ResponderEliminar
  8. Oiii me chamo Lúrian e Sou menina, rs. Gosto muito do meu nome. é curto, forte e eu acho muito bonito também. Todo mundo estranha pq é um nome não muito conhecido mas eu acho lindo e sempre me dizem isso também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uffa antes eu pesquisava e dava como inexistente, hje vejo q ta sendo bastante popular. Tbm me chamo lurian e sou menina rs

      Eliminar
    2. "Bastante popular" espero que nunca, tenciono usá-lo ahah

      Eliminar
    3. Concordo quando diz que acha o nome lindo, e ainda gosto mais dele pronunciado em inglês!

      Eliminar
  9. Eu me chamo Lurian e não gosto pelo simples fato de soar masculino. Mas o texto me mostrou significados bem legais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que sim, Lurian também é lindo no feminino!

      Eliminar
  10. o nome do meu filho e Lurian ele e muito lindo tem 9anos de idade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom gosto! Espero também ter um filhote com o mesmo nome! Parabéns pelo seu Lurian <3

      Eliminar
  11. Me chamo Lurian e sempre gostei do meu nome. Parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  12. Poxa, que legal encontrar este post! Meu nome é Lúrian Cássia e sou mulher. Sempre tive a tristeza de não saber o significado do meu nome, pois apenas do "Cássia" conseguia. Obrigada pela pesquisa, gostei muito dos dois possíveis significados. E apelidos femininos para Lúrian: Lu, Luli, Lula, Luri, Lulu, Lulinha, Lurinha...

    ResponderEliminar
  13. Oi me chamo luryan
    Adoro meu nome é me acho um tanto exclusiva por ser umas das poucas com o mesmo
    Mas ele faz parte de minha personalidade forte

    ResponderEliminar
  14. Eu me chamo lurian e gosto do meu nome,só acho um pouco estranho

    ResponderEliminar
  15. Engraçado, me chamo LuriaM e sou menina e ja vi um currículo de uma guria chamada Luria, acho o nome + feminino ra

    ResponderEliminar