sexta-feira, 26 de junho de 2015

Martinho


Nome com origem e significado incertos, Martinho pode simbolizar o diminutivo de Marte o Deus romano da guerra e ter origem do latim. Como pode ser uma variante de Martim. Mas também é apontado como sendo de origem Portuguesa e significar “o filho das Marias”. Numa quarta hipótese pode indicar masculinidade. Devido à variedade de hipóteses relativas ao seu significado, podemos sempre pensar que nenhuma é má, todas são favoráveis. 

Martinho é um nome conhecido em Portugal, sendo que foi registado 17 vezes como 1º nome e 10 vezes como 2º elemento do nome, sendo os compostos: Manuel Martinho, Diogo Martinho, José Martinho, Santiago Martinho, Filipe Martinho, Pedro Martinho, Afonso Martinho, David Martinho, João Martinho e Sofia Martinho. Como se observa é um nome fácil de conjugar, já que combina com vários nomes.

Como referência a Martinho, temos:
  • O famoso São Martinho: um militar, monge e, mais tarde, bispo de Turonum, sendo considerado santo pela Igreja Católica;
  • Rafael Martinho: futebolista brasileiro.
É um nome que adoro, pois é simples, engraçado e tem um ar divertido devido à sua semelhança com um diminutivo, pela sua terminação em –inho. Acho uma boa opção para colocar a uma criança nesta época, pois é um nome jovial e encontra-se numa boa posição para quem prefere nomes impopulares. 

Diana Silva.

Gostam de Martinho?

10 comentários:

  1. Também existe o Martinho Silva, o actor português. Só falo porque é da minha terrinha ah ah
    Quanto ao nome... não gosto, mas não acho mau. Só não faz o meu estilo. Não gosto d e nomes terminados em inho/inha.

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de Martinho, é o nome do meu tio materno (Manuel Martinho). Acho que funciona super bem em compostos, e tal como foi escrito no texto, é bastante fácil de conjugar. A terminação -inho neste caso não me incomoda, pois uma vez que o nome já anda por aí há tanto tempo, para mim perdeu o estatuto de diminutivo, o que já não acontence com as Carminho, Clarinha, Rosarinho e Teresinha.

    Acho Martinho adorável e perfeitamente usável. Um colega de secundário meu (hoje em dia com vinte e poucos) chamava-se Tiago Martinho e toda a gente o conhecia pelo composto!

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto bastante.... mas acho que lembra muito Martinho Lutero

    ResponderEliminar
  4. Não gosto não, nomes com terminação em "inho" não são comuns e considerados aceitáveis no Brasil como parece ser em Portugal. Aqui soa super estranho, parece sempre diminutivo. Acho q só fica bem como segundo nome num composto, assim parece sobrenome . Um brasileiro muito famoso com esse nome é o cantor de samba Martinho da Vila.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de nomes terminados em 'inho' pois a mim sempre parece que estão a reduzir a pó o ego da pessoa: Um inho, um nada, um cisco. Não gosto mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Usando da mesma frase que a Athena disse: "pois a mim sempre parece que estão a reduzir a pó o ego da pessoa: Um inho, um nada, um cisco".

    ResponderEliminar
  7. Não gosto... Só conheço um e já deve ter os seus 60 anos (ou mais) . Não consigo imaginar num bebé - o que talvez seja contraditório, pela terminação -inho.

    ResponderEliminar
  8. Mil vezes Martim. Não gosto da grafia de Martinho e sua pronúncia (-inho) me deixa uma sensação de menosprezo, não sei bem como explicar.

    ResponderEliminar