sexta-feira, 19 de junho de 2015

Melodia



Quem me conhece sabe que adoro nomes literais. E sabe também que tento sempre procurar alternativas viáveis a nomes mais usados. Muitos pais têm procurado para as suas filhas nomes que possibilitassem o uso do diminutivo Mel, e por isso as suas listas são maioritariamente à base de Amélia, Melina e Melissa. Mas para quem não gosta de nomes populares e procura antes um nome raro, Amélia e Melissa não me parecem as melhores opções. 

No ano passado nasceram 112 meninas com o nome Melissa, o que o colocou na 61ª posição do ranking português. No ano anterior tinham nascido apenas 87, uma diferença de 25 registos que eu considero significativa e que, se continuar a ascender a este ritmo, pode lançar Melissa para os 50 nomes femininos mais usados. 

Amélia também aparenta estar a evoluir no ranking – no ano passado ficou em 86º lugar, com 50 registos. Pode não parecer muito até vermos que, dois anos antes, tinha sido registado apenas 36 vezes, não tendo sequer ficado entre os 100 nomes mais usados para meninas. E baseando-me no que vou captando - cada vez mais pessoas encantadas com Amélia – parece-me que este vintage fará parte da nova tendência portuguesa, por se assemelhar em estilo (e internacionalidade) ao popular Alice

Assim sendo, e procurando nomes que possam ter o diminutivo Mel, a minha sugestão é Melodia. Um literal hippie muito querido que foi registado apenas 2 vezes no ano passado. Tem uma sonoridade delicada e está intimamente ligado a uma das formas de arte mais belas e relaxantes do mundo: a música! 

A variante inglesa Melody é usada nos Estados Unidos, Inglaterra e Gales, França e Holanda. Mesmo estando longe da popularidade, é bastante conhecido e apreciado, o que me leva a crer que Melodia poderia ter a mesma sorte em Portugal. Para quem gosta do universo mágico da Disney, Melody é o nome da filha da princesa Ariel.


Maria Pilar Monteiro.


13 comentários:

  1. Não vejo problemas, mas não faz o meu estilo

    ResponderExcluir
  2. Cada vez me afasto mais dos nomes literais, mas acho Melodia muito querido :)

    ResponderExcluir
  3. Lindo :) ! Está na minha lista de favoritos ! :)
    Excelente texto , como sempre (: *

    ResponderExcluir
  4. Acho muito amoroso. Usaria mas como middle name, não sei se teria coragem como primeiro nome. Acho que estou a ficar menos irreverente com a idade , mas lembro-me que a uns anos estava na minha lista, mas já não está.

    ResponderExcluir
  5. É bacana, mas não teria coragem de usar...gosto tb de Melody.

    ResponderExcluir
  6. É lindo, amoroso e delicado. Também goste (e até prefiro) de Melody. Definitivamente usaria Melodia ou Melody.

    ResponderExcluir
  7. Prefiro Amélia, Melissa e Melina dos nomes com o dininutivo Mel mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Apaixonei-me por Melody com a filha da pequena sereia Ariel e quando foi aceite Melodia em Portugal até dei pulinhos de contente ;) Já para não falar do diminutivo Mel e de quanto gosto, também, de Melina.

    ResponderExcluir
  9. Não precisaria de uma dose sequer de coragem, usaria Melodia sem pestanejar! É um nome lindo, literal (que rende alguns pontos cmg), doce e delicado, além de ser super incomum! Adoro <3

    ResponderExcluir
  10. Tenho vindo a gostar mais deste nome, mas confesso que prefiro Melody por ser a filha da Ariel (pequena sereia), o que atrapalha é ser o nome de uma funkeira mirim no Brasil é que gerou muita polêmica...então por isso Melodia ganhe pontos por não ter essa associação. O apelido Mel tbm é fofo! Acho um bom literal. Melodia e Lira seria um ótimo par de irmãs e bem musical ou Melodia e Lígia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais não tem problema pq o nome verdadeiro dessa funkeira é Gabriela (:

      Excluir
  11. É lindinho esse nome, talvez usaria como segundo nome .

    ResponderExcluir