sexta-feira, 26 de junho de 2015

Oliver


Oliver. Este nome internacional foi-me dado a conhecer em criança quando assistia às aventuras dos jogadores de futebol juvenil na série televisiva infantil japonesa Oliver & Benji e, desde então, esse nome nunca mais saiu da minha cabeça. Era fácil de pronunciar, curto, e bonito (na minha perspetiva, desde aquela época até agora), e hoje, falo-vos dele:

Oliver é um nome com origem no latim oliva que significa "oliveira". Sendo modificado pela pronuncia latina, este nome deriva de Olivier, nome francês normando, que por sua vez é a forma do nome alemão Alfher.

Outras variações de Oliver:
Olivier (holandês, francês atual e medieval), Olivér (húngaro), Oliviero (italiano), Noll (inglês medieval), Oliwier (polaco).

Na Inglaterra, Oliver era um nome medieval comum, porém tornou-se raro depois do século XVII por causa do comandante militar Oliver Cromwell que governou o país durante a guerra civil. O nome foi ressuscitado das cinzas no século XIX, em parte devido à personagem principal da obra de Charles Dickens, "Oliver Twist", em que a história girava em torno de um pobre rapaz órfão que vivia nas ruas de Londres.

Sendo apenas Olivier aceite em Portugal e Oliver proibido, este nome nunca teve muitos registos, mais precisamente 3 em 1993 e 10 anos depois, em 2013, também, 4 em 2011 e 2 em 2012. No ano passado, nasceu apenas 1 Oliver. 1 foi também o número no ranking que este nome teve no Reino Unido, e assim se constata as diferentes realidades nestes países. Se eu pudesse utilizar este nome, fazia-o sem pensar duas vezes, pois gosto bastante dele.

Qual é a vossa opinião acerca de Oliver?

16 comentários:

  1. Adoro, adoro, adoro! <3 Desde pequenina também, quando ouvi o nome pela primeira vez num filme que retratava precisamente o Oliver Twist! Olivier para mim perde um pouco a graça do nome, infelizmente. Se morasse no estrangeiro, Oliver encabeçaria as minhas listas de nomes masculinos!

    ResponderExcluir
  2. Demasiado estrangeiro para mim, prefiro entao a versao italiana. Oliviero soa melhor aos meus ouvidos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito, tive um hamster Oliver hehehe

    ResponderExcluir
  4. Não gosto :/
    Acho que em Portugal não seria viável, tanto que não é admitido.. (o que não quer dizer nada :p)
    De qualquer forma , prefiro a versão Olivier.

    ResponderExcluir
  5. ADORO!!!!!! Mas prefiro Olivier :)

    ResponderExcluir
  6. Acabo de ver que em São Paulo, em 2015, foram registrados meninos chamados Holiver e Holliver. Fico realmente triste. Oliver foram 178 registros, até bem expressivo

    ResponderExcluir
  7. Olá :), nome Oliver ainda não é permitido? Onde consta essa informação? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Creio que o nome já deva ser autorizado. Não consta da lista dos nomes recusados presentes aqui: http://www.clul.ulisboa.pt/files/ivo_castro/2001_Nome_dos_Portugueses.pdf

    O meu marido, para minha surpresa, anunciou-me que se um dia tivermos um filho vai querer que se chame Oliver. Confesso que o primeiro impacto me assustou...mas como sou apaixonada por nome com L (Samuel, Rafael, Nicole, Leonor, Alice, Emília...) acabei por começar a gostar do nome e hoje em dia soa-me mesmo familiar. Também ajuda o facto de gostar muito do Jamie :), mas o nome, agora, soa-me mesmo bem. No entanto não consigo gostar da variante portuguesa (Olivério :/ ) ou mesmo Olivier!Opinião: «Primeiro estranha-se...depois entranha-se».

    ResponderExcluir
  9. Meu filho será Oliver ....tirei da série Arrow - arqueiro verde.

    ResponderExcluir
  10. Esse nome ficaria estranho em uma menina? Pra mim soa um nome unissex então poderia colocá-lo na minha filha?

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, estava procurando um nickname pra um MMORPG Online, e meu nome é Oliver, então decide usar a variante alemã: Alfher

    ResponderExcluir
  12. Eliza, o feminino de Oliver é Olivia.

    ResponderExcluir