quarta-feira, 24 de junho de 2015

Olívia


Olívia tem origem do latim “oliva” que significa “azeitona”, “oliveira”. A oliveira é sìmbolo da paz, fecundidade, purificação, força vital e recompensa. Na Grécia era consagrada à deusa Atena e em Roma, a Júpiter e Minerva

Foi primeiramente levado ao conhecimento público por William Shakespeare através de uma personagem em sua obra Noite de Reis (no original Twelfth Night) em 1602. Na peça, Olívia é uma nobre cortejada pelo Duque Orsino, mas que se apaixona por seu mensageiro, Cesário.

O nome tem sido usado no mundo de lìngua inglesa desde o século 18, embora não tenha se tornado popular até a última metade do século XX. Atualmente está no topo dos rankings de popularidade de diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Bélgica, Irlanda, Espanha, Suécia, entre outros.

Em Portugal, no ano de 2014, Olívia foi registado 31 vezes, enquanto a grafia Olivia foi eleita 4 vezes. Já como segundo elemento do nome, foi registado 7 vezes. Os compostos escolhidos que mais saltam à vista são: Maria Olívia, Kyara Olívia, Allana Olívia e Miriam Olívia. No ano de 2015 seus números aumentaram e passaram para 52, tendo a escrita Olivia continuado com 7 registos. No estado de São Paulo, em 2015, Olívia recebeu 271 registos e Olivia 308. Alguns compostos que foram registados: Olívia Maria, Olívia Vitória e Olívia Helena. Pessoalmente, acho este nome difícil de conjugar, e ainda ando à procura do composto perfeito.

De acordo com a SPIE, o período do auge de popularidade de Olívia em Portugal foi durante a década de 30; a partir de 1970 seus números de registos diminuíram para menos de 100 por ano. No Brasil, segundo o IBGE, o pico de uso aconteceu nos anos 40. Sua frequência é de 41.175 brasileiras assim chamadas.

Este nome é encontrado em referências como:
  • Olivia Palermo - famosa personalidade de televisão americana, ícone de moda mundial;
  • Olivia de Havilland - atriz britânico-americana;
  • Olivia Wilde - atriz norte-americana;
  • Olívia Ortiz - atriz portuguesa;
  • Olívia Torres - atriz brasileira;
  • Olivia Newton-John - atriz e cantora britânica;
  • Olívia Byington - cantora brasileira.
Olívia encanta-me e é o meu nº 1 dos nomes femininos. Cada vez mais é apreciado e acho isso bom por um lado, mas mau por outro. É bom porque finalmente começam a contemplar as suas qualidades e mau porque tem tendência a ficar muito popular. Acho um nome elegante e delicado, já para não falar da sua sonoridade atraente. Considero-o uma das melhores opções para os próximos anos. Sem dúvida que este nome é uma graça e bastante adorável.

Diana Silva.

Gostam de Olívia?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, SPIE e Wikipédia.

55 comentários:

  1. Antes eu apreciava, mas agora gosto cada vez menos por estar cada vezais popular.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Olívia, acho um nome sereno e elegante. Não tenho muita noção da popularidade no Brasil, mas não me parece ser tão alta. Já Lívia é extremamente usado por aqui, e desse já não gosto.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, maravilhoso, perfeito... pena que cada vez populariza-se mais

    ResponderExcluir
  4. Eu acho um nome cheio de classe . Gosto muito.

    ResponderExcluir
  5. Tive uma colega chamada Olívia e achava-a tão charmosa que o nome foi parar numa boneca da minha irmã.
    Gosto do composto Ester Olívia.

    (Adorei os olhos cor de azeitona da garota da foto. Inesquecíveis!)

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei muito de Olívia, lembro-me de ser pequenina e pensar que gostava de conhecer alguém com este nome :) O mesmo me aconteceu com Oliver que, quando ouvi pela primeira vez, fez-me apaixonar logo pelo nome.

    Também acredito que Olívia se popularize, mas afinal de contas, a popularidade justifica-se, é um nome muito bonito :)

    ResponderExcluir
  7. Olívia esteve na minha cabeça anos atrás depois de ver o nome "Anna Olívia" numa revista... Resolvi pesquisar e o primeiro site que abri tinha a palavra AZEITONA, grifada, em maiúsculo e quase piscando! Apesar de adorar que signifique oliveira, por me remeter a paz, não consigo não pensar que o nome da minha filha significaria AZEITONA! kkkk. É bobagem minha, mas acabei desenvolvendo uma implicância enorme com Olívia por causa disso...

    ResponderExcluir
  8. também não gosto por causa do significado!!

    ResponderExcluir
  9. Olivia é o meu nome favorito desde muito novinha, sonhei ter uma filha com esse nome a vida toda. Acabei não tendo nenhuma filha e hoje virei aque lá chata que está sempre sugerindo esse nome para minhas amigas e familiares grávidas, rs. Acho que está se popularizando mais sim, mas não me afeta em nada, eu jamais deixaria de colocar na minha filha o nome que eu amo, que sonhei em dar pra ela a vida toda pelo fato de outras crianças também se chamarem assim. Sinal que tem muita gente aí com bom gosto. ��

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou grávida e antes mesmo de engravidar já queria colocar o nome Olívia, acabei fazendo a junção composta de : Maria Olívia, mas aqui no Brasil esse nome não é muito utilizado é minha família não gostou da escolha, estou apreensiva e procurando uma nova combinação para colocar no meu bebê (que ainda não sei o sexo) mas já decidi o nome masculino: Luiz Otávio, é o feminino que não abro mão do Olívia. Quem tiver mais sugestões de combinação eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Charlene, antes de mais nada parabéns pelo bebê que está a caminho! O composto Maria Olívia é muito bonito e elegante, não tem nada de errado com ele, muito pelo contrário, é uma ótima escolha. Se vc gosta dele não desista, com o tempo as pessoas se acostumam e afinal quem tem que gostar do nome são os pais, não é mesmo? De qualquer forma deixo algumas sugestões com Olívia em primeiro e segundo lugar:

      Alice Olívia
      Ana Olívia
      Beatriz Olívia
      Clara Olívia
      Clarice Olívia
      Eloá Olívia
      Ester Olívia
      Inês Olívia
      Isabel Olívia
      Júlia Olívia
      Liana Olívia
      Maitê Olívia
      Marina Olívia
      Maya Olívia
      Stella(ou Estela) Olívia

      Olívia Bianca
      Olívia Carolina
      Olívia Gabriela
      Olívia Lara
      Olívia Lorena
      Olívia Micaela
      Olívia Rebeca
      Olívia Sofia
      Olívia Taís

      Excluir
    2. Muito obg querida, vcs estão me dando mais força e confiança para permanecer com minha decisão de nomear o bebê de Olívia caso seja menina. Lindas combinações, repassando para meu marido para definir se permanece Maria Olívia ou mudamos para alguma das sugestões. 😍😍 Muito obg.

      Excluir
    3. Fico na torcida por Olívia! E que o composto escolhido seja aquele que mais toque o coração dos papais :) Muitas felicidades Charlene.

      Excluir
    4. Minha filha de 3 meses Olívia Antonella
      E tenho um filho de 9 anos Otávio Luiz

      Excluir
    5. Olívia Danielle é lindo...kkkk sou suspeita

      Excluir
  11. Eu acho Maria Olívia muito bonito, e as sugestões da Patricia também são muito boas, mas deixo aqui mais algumas sugestões:

    Olívia Aurora
    Olívia Celeste
    Olívia Dulce
    Olívia Flor
    Olívia Jade
    Olívia Luz
    Olívia Mar
    Olívia Nair
    Olívia Paz
    Olívia Rosa
    Olívia Safira
    Olívia Violeta
    Olívia Zara
    Olívia Zoé

    Alma Olívia
    Camila Olívia
    Flora Olívia
    Gaia Olívia
    Helena Olívia
    Isadora Olívia
    Laura Olívia
    Milena Olívia
    Nina Olívia
    Siena Olívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, cada um mais lindo que outro, cada vez mais me afirmo em continuar com minha decisão de deixar Olívia no nome do meu bebê caso seja menina, obg mesmo. 😘😘

      Excluir
    2. Ora essa! E acho que faz muito bem, Olívia é lindo!

      Felicidades! Ah, depois diga que composto escolheu! ;)

      Excluir
  12. a minha Olivia esta a caminho... 31 semanas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hj tô com 31 semanas e minha bebe vai se chamar Maria oliviO🌼

      Excluir
  13. Acho lindo olivia....mais gostaria de combinaçoes pra giovanna estou em duvida entre esses dois e que tenho uoliviaina que chama se julia gabriela..

    ResponderExcluir
  14. Oi amo esse nome,tanto amo que coloquei na minha filha, não me arrependo não de ter colocado,apesar de que algumas pessoas torceram o bico,Mais geralmente quem não gosta desse nome eu TB não gosta da sugestões dessa pessoas com relação aos nomes em que elas gostam,mais ela faz sucess
    o com o nome dela
    Com outras pessoas,quando nasceu fez sucesso no hospital com os médicos porque ela era a primeira a Olívia do pedaço e todos falavam que nome elegante viu o nome é lindo,mais tem os que gostam e os que não.faz parte vai ter um monte de nome que vc não colocaria jamais na sua filha,e vão falar pra vc colocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,que bom que vc colocou esse nome, eu tbm coloquei, minha Olívia nasceu dia 15 do mês passado, muitas pessoas não gostam realmente,mas penso que são as pessoas sem bom gosto que não gostam(kkkkkkkkk) prq realmente é muito elegante e forte, onde eu trabalho os médicos, fisioterapeutas, enfermeiros a maioria gostaram, disseram q é lindo. Não me arrependo de ter escolhido esse nome.

      Excluir
  15. Todos que eu falei desse nome adoraram, mas eu não me importava com isso. O nome da minha bebê que chegará em novembro será Olivia, como segundo nome estou na dúvida de Katharine ou Katarina pois possui o mesmo significado do meu nome e seria minha outra opção para nome de menina.

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma Olívia Antonella de 5 meses😍

    ResponderExcluir
  17. Olívia é o primeiro nome da nossa extensa lista. Já são quase 2 anos à procura do nome e da bebé.Como fui mudando de opinião sobre o nome perfeito ao longo do tempo a minha família ainda não acredita em Olívia. Mas é esse o nome eleito, até porque já não vibro com o assunto nomes! Sinto que escolher o nome já é um assunto arrumado :) houve tempos em que visitei este blog mais de uma vez ao dia, sempre na procura do nome perfeito. Muito obrigado à equipa dO Blog dos Nomes por terem facilitado essa importante tarefa de escolher o nome de um bebé que ainda não existia. Bem Hajam <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Csof, Olívia é mesmo um nome com muitas qualidades, acho que tb seria minha escolha se estivesse grávida no momento. Nós é que temos muito a agradecer a

      por sua participação sempre tão interessada, muito obrigada em nome de toda equipe O Blog dos Nomes! Volte sempre que quiser, vamos gostar muito ❤ Beijos! 😙

      Excluir
  18. É um dos possíveis nomes do bebê que espero se for menina. Iremos escolher entre Aurora e Olívia. O significado de Olívia era o que mais me incomodava, sou apegada a significados. Porém, encontrei outro significado. Olívia também significa Oliveira e Oliveira e biblicamente símbolo da paz, sendo assim um site que encontrei com significado de nomes biblicos, diz que Olívia significa "a que traz paz".

    ResponderExcluir
  19. Adorei a lista com o nome Olivia Mas a combinacao Olivia Flor e maravilhosa❤

    ResponderExcluir
  20. Olívia o nome mais lindo,Nome do meu verdadeiro amor minha princesa hj está com 1 aninho e 7 meses.
    foi uma homenagem a minha vó materna pois tb se chamava Olívia.

    ResponderExcluir
  21. Hoje minha maria Olívia esta com 1ano e 3 meses, foi a melhor escolha que fiz.

    ResponderExcluir
  22. Oi gente, também estou querendo muito Olívia!!! Fiquei também apreensiva com o significado, mais em contra partida vi também o significado que a alguém mensionou que e "traz paz" e amei a colocação " olhos de azeitona". Ainda estou muito na dúvida, não sei o sexo mais gosto de Olivia e estou pensando também em Olívia Maria... Abraços

    ResponderExcluir
  23. Nunca iremos agradar a todos. Eu tenho uma Maria Antônia, imagina quando eu apresentei esse nome para a família kkk não me arrependo

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito, acho uma graça o apelido Via.

    ResponderExcluir
  25. O significado prejudica um pouco...e eu lembro da Olivia Palito, a namorada do Popeye.Conheço apenas uma Olívia. É um nome bonito, mas falta um punch no significado como diz a Paola Carosela. Aliás, Olivia e Paola combinam muito.

    ResponderExcluir
  26. O que acham de Olívia Manuela? Estou grávida de uma princesa e penso em colocar esse nome.

    ResponderExcluir
  27. Estou grávida 29 semanas a procura de um segundo nome para minha Olívia por enquanto eu pensei em Olívia Gabrielly

    ResponderExcluir
  28. A minha Olívia vai nascer em Maio e ainda estou a procura do segundo nome.
    Agradeço a todos que participaram do blog, foi importante para nós.
    Tenho pensado em Olívia Mel
    Olívia Carolina

    ResponderExcluir
  29. A minha será Olívia Manuela 💕 minha princesa ♥️

    ResponderExcluir
  30. Olívia Maria, seria ô Indicativo para a minha netinha , que estar para chegar kkkk

    ResponderExcluir
  31. Me chamo Olivia Daniela. Herdei esse nome da avó do meu pai. Quando era pequena eu não gostava porque sofri muita chateação na escola por causa da Olívia Palito. Comecei a gostar do meu nome na adolescência. Quando falava as pessoas comentavam: Que nome bonito,diferente. Aí comecei a entender que realmente é um nome especial, forte que traz uma identidade. Hoje amo meu nome. Tenho 41 anos.E toda Olívia que conheci na vida tem esse elemento de possuir personalidade forte mas amável.Uma dica. Olivia como nome composto não funciona.Nunca me chamaram de Olivia Daniela. Só de Olívia. Se vem antes como é o meu caso o segundo nome é esquecido. Se vem depois fica muito comprido.As únicas combinações que acredito possam funcionar é Ana Olivia e Maria Olivia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sou Olívia amo meu nome. Da minha filha e samilly se eu não mim chamasse olivia colocaria esse nome nela

      Excluir
  32. Nao gosto. Já Lívia (meu nome) eu gosto muito :)

    ResponderExcluir
  33. Olá!! Meus filhos se chamam Júlio Marcos e Flávia Laís. Estou a procura da combinação para Olívia, para a chegada do terceiro.
    Mas gostaria que o segundo nome tivesse 4 letras. Alguma sugestão?!
    Adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Sua filha já deve ter nascido, se ainda não nasceu, pensei em Olívia Taís. Gostei da sonoridade e combina com o segundo nome da irmã. Acho que pelo tempo que passou, vc já deve ter escolhido... fiquei curiosa da sua escolha rsrs um abraço e tudo de bom!

      Excluir
  34. Olá bom dia, estou grávida, esperando uma menininha e foi escolhido por mim Valentina, mais tenho outra filha que quer de qualquer jeito Olivia, não consigo ver a combinação Olivia Valentina 🤦‍♀️, o que acham ?!!

    ResponderExcluir