quarta-feira, 10 de junho de 2015

Orquídea


A razão pela qual gosto do nome de que hoje vos falo foi por ter sido influenciado por uma das grandes mulheres da minha vida, a minha avó paterna. Não, a minha avó não se chama Orquídea. Mas poderia chamar. Apenas é o nome da flor que ela mais gosta de receber, e aquela que sempre lhe ofereço em datas especiais ou simplesmente só porque sim.

Orquídea é, obviamente, sem mais nem menos, um nome originário de uma flor importado, digamos assim, para nome próprio, assim como os conhecidos MargaridaÍrisÉricaVioleta, etc. 

Sendo a versão portuguesa do nome Orchid, que é a palavra inglesa para "Orquídea" este nome não tem significado em si. Porém, para os amantes de flores, as orquídeas simbolizam o amor, a beleza e sofisticação.

Este nome é pouquíssimo conhecido e utilizado tanto em Portugal, como no Brasil. Mais especificamente, em Portugal nasceram em 1993, 2011 e 2013 apenas uma Orquídea por ano, sendo que em 2012 não nasceu nenhuma e em 2014, duas. Um nome raríssimo, como eu gosto.

Algumas das particularidades que mais me agradam neste nome são o facto de ser longo, de fácil pronúncia em português, e é uma palavra que toda a gente conhece. Outro aspeto que adoro neste nome é o facto de começar pela vogal O, letra pela qual nutro um imenso carinho, pois adoro imensos nomes femininos iniciados com a letra O, como Olívia, Oureana Oceana.

Desde que gosto de nomes que Orquídea se mantém firme na minha lista, pois acho perfeitamente usável para uma bebé nascida nos dias de hoje, e quem gosta de arriscar tem em Orquídea, a sua rara letra inicial e a sua terminação invulgar.
E vocês, concordam comigo?

11 comentários:

  1. A Orquídea de 1993 é minha colega :p
    O nome é interessante, mas o som "Orq" não me deixa gostar muito do nome em si. A escolher outras flores acho Rosa, por exemplo, mais delicado. Mas acho Orquídea usável ;)

    ResponderExcluir
  2. Acho bonito! Dos nomes de flores usados como nomes próprios, talvez seja o mais exótico.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Orquídea como segundo nome. Se não acho um pouco pesado...

    ResponderExcluir
  4. É a minha flor favorita, e adoraria conhecer uma criança com o nome ;) Gosto mas não adoro e também não usaria

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto, também acho perfeitamente usável.

    ResponderExcluir
  6. A flor é bonita, como nome próprio tenho que refletir. o fato de ser longo e iniciado com a letra O é muito interessante. Ganha um ar hippie
    e ligado a natureza.
    A primeira vista não parece nome de gente...senti o mesmo por Amora (mas hj em dia eu acho lindo. Estão, essa estranheza a primeira vista é questão de costume ^^).Como seria o apelido? Orqui? Quiqui? (Esse ficaria legal), Dedê, Dea...Acho que seria um nome mto original, longo e bonito...talvez, de tanto repetir em minha mente entre na listinha de preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, até ontem eu estava a considerar muito o nome Orquídea, mas essa informação me deixou mto pra baixo: "O nome Orquídea vem do grego όρχις (órkhis), que significa “testículo” e ειδος (eidos) que significa “aspecto, forma”; Assim, significa “em forma de testículo”, nome esse dado por causa de suas flores em forma de testículo de um dos primeiros gêneros descobertos. Como foram os primeiros gêneros a serem formalmente descritos, dele derivou o nome de toda a família de plantas.

      Esta denominação foi atribuída por Theophrastus, filósofo grego que verificou a semelhança das raízes de algumas Orquídeas com testículos humanos. Por isso, na Idade Média acreditava-se que as Orquídeas possuíam características afrodisíacas. Assim, os gregos acreditavam que a Orquídea era um símbolo de virilidade." Enfim, acho que uma menina que tenha esse nome "em forma de testículo" não seria legal...mas acho que quase ninguém vai procurar por este significado!

      Excluir