segunda-feira, 29 de junho de 2015

Salomé - Convidado da Semana


O Convidado da Semana de hoje traz-nos Salomé pelas palavras da Catarina Santo, uma participante mais nova do nosso grupo que prova então com este post que todos podemos participar, e fazer bons posts.

Vou falar sobre um nome que adoro: Salomé. Aos nove anos conheci uma rapariga com esse nome e na altura achava o nome super estranho e feio. Mas pouco a pouco comecei a gostar imenso do nome até que agora está na lista de nomes para uma futura filha. 


Salomé tem origem no aramaico Shalam-Zion "a paz de Sion", que mais tarde foi abreviado para Shalamzu e depois helenizando como Salomé. Tem relação com o hebraico Shalon que quer diz "paz", por isso é lhe atribuído o significado de "a pacífica".

Salomé é o nome de duas personagens da Bíblia, a neta de Herodes e uma das mulheres que testemunhou a crucificação de Jesus Cristo.

Em Portugal, Salomé teve 36 registos em 2014, 44 em 2013 e 47 em 2012. Em 2014 foi registados os seguintes compostos: Catarina Salomé, Matilde Salomé e Ema Salomé.

A meu ver, Salomé é um excelente nome porque não tem muitos registos e todas as pessoas o conhecem.

Qual é a vossa opinião acerca de Salomé?

12 comentários:

  1. Confesso que fiquei admirada com o número de registos em Portugal, achei que seriam menos! Eu simpatizo bastante com Salomé, como com outros nomes femininos ou masculinos terminados em "é": Cloé, Nazaré, Noé, Tomé, Zoé.. :D Acho bonitos e fortes e, naturalmente, boas escolhas. São todos pouco usados, por isso, é mais um ponto a favor ;)

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Salomé, nunca gostei, mas reconheço que, para quem gosta, é um bom nome! Gostei de Catarina Salomé, apesar de nenhum dos nomes me dizer grande coisa :)
    Adoro Ema, por isso Salomé estraga-me um bocado o primeiro nome; mas lá está, para quem gosta, é giro :)

    ResponderExcluir
  3. Quase foi o nome da minha irmã, meu pai queria. Minha mãe vetou na hora, no Brasil é considerado estranho, pesado e antiquado, mas o pior de tudo, pra ela, era q Salomé foi a mulher q pediu a cabeça de João Batista. Realmente uma associação bem ruim. Acho q esse nome tem uma certa carga negativa, não gosto e acho mesmo feio.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Salomé, e usaria com certeza, caso fosse internacional.

    ResponderExcluir
  5. Gosto do nome, gosto do significado e até gostei dos compostos registados em 2014 :) Curiosamente, a primeira vez que ouvi o nome Salomé também o achei "super estranho e feio", mas com o tempo e conhecendo melhor a história do nome, comecei a gostar :)

    ResponderExcluir
  6. Tá... Vou começar dizendo que esse comentário será bem diferente do que postei no grupo! HAHAHA. SIM, MUDEI DE OPINIÃO!!!
    Ainda não AMO Salomé, ainda não participa da minha lista e ainda me faz pensar em "salame", mas já vejo esse nome com outros olhos. Tenho apreciado a grafia, e acho que as letras harmonizam muito bem quando o vejo escrito. Quem sabe daqui algum tempo Salomé não me cativa de vez?
    Parabéns pelo texto, Catarina!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amo nomes diferentes e esse alem de diferente é exótico e cheio de energia e alegria. Gosto muito.

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Salomé e AMO MEU NOME. Super diferente e término sendo unica nos lugares,pois hoje em dia a onde vai tem Carol , Ana , Sophia etc... E não tem nada de pesado ou negativo . Bj de luz

    ResponderExcluir
  9. Por ser tão estigmatizados no Brasil e renegado, tal como Dalila, Jezebel e Lilith aos nossos ouvidos soa estranho. Eu prefiro o masculino Salomão, pois retira a aproximação com Salame que uma leitora disse.
    Salomé é um nome que tem uma aura mística e enigmática. Penso em uma mulher de olhos verdes e um olhar tal como descrito por Machado de Assis ao descrever os de Capitu.
    A terminação é incomum "é" o que ganha pontos. Acho que será um nome exclusivo nos dias de hoje e cheio de presença. Confesso que não daria a uma filha,não está dentre os meus preferidos, mas considero uma escolha ousada e até interessante! (:
    As figuras femininas estigmatizadas na bíblia na verdade mostram o quanto uma mulher é inteligente, perspicaz e de personalidade forte e quanto os homens são facilmente manipulados, pois são tão cheios de altivez e orgulho que não percebem que a maior inteligência é sutileza, assim como água que contorna, que cerca...assim como a mulher xD
    Outras personagens que morro de pena na bíblia são Mical, Vasti, Hagar,Penina...a mulher naquele tempo era objeto sexual, então qualquer ato de rebeldia era """"vilanizado"""...o pior que ainda reproduzem esse conceito até hoje, sendo triste para nós mulheres.

    ResponderExcluir