quinta-feira, 16 de julho de 2015

Álvaro


Hoje falo-vos de um nome que é muito popular entre nós, Sociedade dos Nomes, são mais raros aqueles que não têm Álvaro nas suas listas do que os que têm. Confesso que é um nome que sempre conheci, porém, nunca lhe "passei muito cartão". Até reconhecer, em si, todas as suas qualidades.

Álvaro é, provavelmente, a versão espanhola e portuguesa do nome germânico Alfher, que se originou a partir do elementos alf "elfo" e hari "guerreiro", o que torna o seu significado, por lógica, algo como "elfo guerreiro", significado esse também partilhado pelo nome nórdico Alfarr, originado pelos elementos alfr e arr, respetivamente elfo e guerreiro. Derivado de Alfarr também temos Alvar utilizado em países como a Suécia, Finlândia e Estónia.
Há ainda fontes que apontam o significado de Álvaro como sendo "guerreiro ou génio protetor", "nobre guerreiro" ou ainda "exército dos elfos", sendo "guerreiro protetor" o meu significado preferido para este nome.

Como umas das principais referências a este nome temos:

  • Personagem de Verdi na sua ópera "A Força do Destino" de 1862; 
  • Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa;
  • Álvaro Magalhães, escritor português de livros e contos infantis;
  • Álvaro Cunhal, político e escritor português, conhecido por ter sido um resistente ao Estado Novo e por ter dedicado a sua vida ao Partido Comunista Português;
  • Álvaro Siza Vieira, o mais premiado arquiteto contemporâneo português;
  • Alvaro Moreno, conceituada marca de roupa espanhola.
Sendo um nome muito bem posicionado nos top's dos rankings do nosso país vizinho e outros hispânicos, aqui em Portugal este nome não é muito popular por agora. Em 1993, Álvaro obteve 149 registos, em 2011, 36, em 2012, 30, em 2013, 32 e em 2014, 26. Nesse ano, foi registado em alguns compostos como por exemplo: Álvaro José  e Álvaro Júnior (3 vezes), Álvaro Manuel, Álvaro Miguel, Álvaro Luís, Álvaro Gabriel, Álvaro Francisco e Álvaro Rafael (1 vez). No Brasil, no estado de São Paulo, Alvaro, sem acento, obteve 60 registos, porém, não houve registos de Álvaro acentuado.

Álvaro é um nome que vejo em todas as idades, portanto considero-o intemporal, perfeitamente usável nos dias de hoje, com muito boas referências e um bom significado, este nome está na minha lista há pouco tempo, porém, acho que tem lá o seu lugar cativo.

Quem mais gosta de Álvaro?

24 comentários:

  1. Adoro e usava sem problemas!! :D <3

    ResponderExcluir
  2. eu gosto, mas não vejo em uma criança... acho que falta uma certa doçura. Gostei da variante Alvar

    ResponderExcluir
  3. É um bom nome, tem uma elegância discreta, mas não me encanta, não me seduz. Até me transmite uma certa frieza...fora não consigo deixar de associar Álvaro à palavra árvore, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu associo a palavra Alvo e pensava que tinha algo a ver.

      Excluir
    2. Disse Alvo no sentido de brancura, pureza.

      Excluir
  4. Eu também adoro esse nome. Tenho-o na lista, mas não está entre os nomes do top ou do meio da lista, ele está mais para o final. Mesmo assim, acho maravilhoso e usaria, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Simpatizo com Álvaro, mas não está nas minhas listas de favoritos! No entanto, acho uma opção muito viável para os nossos dias.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Nome sonante,não é para quem quer,mas sim para quem pode

      Excluir
  7. Álvaro é um nome forte, nome de presença e o seu significado é maravilhoso,o meu bebê vai se chamar Álvaro Felipe

    ResponderExcluir
  8. Um nome idealizado há anos...
    Será o nome do meu filho, gosto, por seu significado, por nem tds terem na família é pq colocarei Álvaro Lourenço q acho lindo d mais acredito q não precisa de nome composto

    ResponderExcluir
  9. É o nome do meu Filho. Amo esse nome lindo e forte, igual ao meu grande amor.

    ResponderExcluir
  10. Amo esse nome! Vai ser o nome do meu filho

    ResponderExcluir
  11. Álvaro é um nome bem imponente! Gosto da sonoridade, do significado, de ser um nome raro, gosto até do fato do nome lembrar Árvore... rs Sem dúvida é um clássico dos clássicos, não sei como eu ainda não vim nesse post dar um pitaco. rs... sinal que tem muito o que se descobrir nesse blog nota 10!!
    Coloco Álvaro ao lado de Augusto, Conrado, Ricardo... nomes com história. rs

    ResponderExcluir
  12. Acho lindo este nome,gostaria de usá-lo em meu filho mas meu desejo é nome composto e meu esposo não que devido ele se chama Aldo Júnior ela falou que é pra ser um só Álvaro ou Gabriel ou Júnior😥 mas sou apaixonada mesmo é pelo Álvaro Gabriel😍

    ResponderExcluir
  13. Extremamente lindooooooo! Queria muito que meu marido concordasse com esse nome ao invés de Antônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Alvaro ,meu nome marca

      Excluir
    2. Alvaro é unico,não se mistura com Antonios etc. Alvaro é nome sonante

      Excluir
  14. Eu sou alvaro sem acento, abra espaço a lenda

    ResponderExcluir
  15. Unico Álvaro de são paulo aqui, Álvaro Rafael

    ResponderExcluir