segunda-feira, 27 de julho de 2015

Apolo - Convidado da Semana


O Convidado da Semana de hoje traz-nos Apolo, um dos nomes favoritos do nosso grupo com a letra A, escrito pela Alessandra Oliva, participante brasileira muito ativa entre nós:

Apolo é um nome com significado desconhecido, mas com clara ligação com a mitologia grega para a maioria das pessoas. Advindo do grego Απολλων (Apollon), Apolo era um dos mais importantes e influentes deuses da Grécia antiga, o deus da música, verdade e cura, entre outras atribuições. Mais tarde também se tornou o deus do sol e da luz. Filho de Zeus e irmão gêmeo de Ártemis, o Oráculo de Delfos era dedicado principalmente a si. A sua estátua de mármore (chamada Apolo Belvedere) é célebre, muito prestigiada e reproduzida, e durante muito tempo foi considerada a representação ideal da perfeição física masculina e uma das mais importantes relíquias da Antiguidade clássica.

Logo, o homem Apolo que me vem à mente compartilha as virtudes deste deus: tem boa forma física, inteligências múltiplas e é seguro de si, além de ser justo e compassivo.

Além da mitologia, uma outra referência importante é a bíblica. Apolo de Alexandria é um personagem bíblico presente no Novo Testamento conhecido como homem poderoso e eloquente nas escrituras. Foi uma das figuras mais importantes da Igreja primitiva, sendo venerado como santo pela Igreja Católica e sendo também bispo de Cesareia Palestina. Foi descoberto pelo casal Priscila e Áquila enquanto pregava baseado nos ensinamentos de João Batista. É comemorado a cada 8 de maio.

Mas para outras pessoas, o que vem á mente primeiro é a referência ao Programa Apollo, um conjunto de missões espaciais da NASA executadas com o objetivo de colocar o homem na Lua. A missão “Apollo 13” encontrou obstáculos e teve de ser cancelada, sua trajetória ganhando um filme de mesmo nome em 1995 e popularizando a frase “Houston, nós temos um problema”. Entretanto, seis outras missões atingiram os seus objetivos com sucesso, foram elas Apollo 11 (com Neil Armstrong e outros) 12, 14, 15, 16 e 17. Esta referência ao espaço sideral e tecnologia de ponta dá ao nome Apolo um ar de dedicação, mistério e infinitude, um homem que não verá limites para o conhecimento, e que usa este conhecimento para o bem.

No Brasil é um nome raro. Em Portugal, houve 4 bebês com este nome em 2014.

O nome também inspira semelhanças com as palavras:
  • pólo”, como os pólos geográficos, que atraem as partículas solares responsáveis pelas belíssimas aurora boreal e austral;
  • apoio”, como a base necessária a tudo que é resistente e estável, bem como o apoio psicológico, característica fundamental da amizade verdadeira;
  • pólo” e “pólo aquático”, duas modalidades esportivas, que ajudam a estabelecer Apolo como alguém fisicamente ativo e saudável.
Variantes: Apollo, Apolônio, Apolinário.

Outras ligações:
  • Apollo Creed, personagem lutador de boxe da série de filmes “Rocky”;
  • Apollo Bowie Flynn Rossdale, terceiro filho da cantora estadounidense Gwen Stefani;
  • Apollo Theater, uma das salas de música mais conhecidas dos Estados Unidos, localizada em Nova Iorque. Foi o palco onde foram lançados Artetha Franklin, Stevie Wonder, Jackson 5, entre outros;
  • Cine Teatro Apolo, o teatro mais antigo da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, foi inaugurado em 1842;
  • Apollo-Optik é a maior rede de óticas da Europa. De origem alemã, está presente em 40 países;
  • Apollinaris, uma marca de água mineral alemã cuja dona é a Coca-Cola.
E como os diminutivos a meu ver também são importantes (...):
  • Popó, apelido do ex lutador de boxe brasileiro Acelino de Freitas;
  • Rio Pó, o maior rio italiano, passa por muitas cidades importantes como Turim e ainda nas proximidades de Milão;
  • ” é a leitura em pinyin do caractere mandarim “ 魄 “ , significando alma. Juntamente com “Hún” (魂), que significa nuvem, na filosofia Chinesa as duas palavras representam o dualismo da alma (assim como ying e yang) presentes nos humanos.

17 comentários:

  1. Gostei muito do texto, foi bem detalhista e explicativo! Qt ao nome Apolo, é até um bonito, mas fortemente caricato e não gosto dessa característica.

    ResponderExcluir
  2. É bem mitológico e grego, e até é bonito mas não gosto muito, não flui. Não gosto da sonoridade

    ResponderExcluir
  3. Gosto do nome! Os diminutivos , que por norma costumo gostar , detestei! :b

    ResponderExcluir
  4. Adoro o nome *-* e adoro Artemis tb, citado no texto. Tenho paixão por nomes da mitologia grega! Os apelidos ficam péssimos para Apolo, um nome tão bonito merece ser dito por completo com todo o carinho!

    ResponderExcluir
  5. Este nome aprendi a gostar graças ao grupo. Assim como Atila.

    ResponderExcluir
  6. Que bela estreia :D Gosto muito de Apolo, não creio que esteja inclinada a usar, mas acho-o muito vivo e energético. As referências ao universo são extraordinárias para mim.

    ResponderExcluir
  7. Será o nome do meu filho que nascera dia 25 de dezembro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu filho nasceu este ano de 2019 e coloquei tambem amo este nome mais tou quase a mudar de nome nao suporto muita gente dizer que esse nome é feio e que meu filho sofrerar buling na escola poucas pessoas gostaram eu amei mais nao consigo entender por que muitos acham tao esquesito😬 para mim é lindo

      Excluir
  8. Nome mais lindo ! Nome do meu filho, tanto orgulho!!

    ResponderExcluir
  9. Pesquisei muito sobre o nome Apolo significa forte, inteligente e Belo jus a nome pra meninos.....é é origem hebraica.... Apolo foi um dos discípulos de João Batista e ficou conhecido pela sua disciplina e sabedoria...... como foi citado acima Apolo é o nome de nave espacial escolheram esse nome por causa e sua força e pela própria mitologiA "Deus do sol" mas na verdade seu significado é "o brilhante" ameii esse nome ......amo pelo seu significado ...pela pronúncia e por ele não ser tão usado....será o nome do meu bebê que nascer em junho de 2016.....

    ResponderExcluir
  10. Apolo Teodoro
    Apolo Conrado

    ResponderExcluir
  11. Meu filho nasceu em abril/2019:Apolo Américo.
    Quando estava grávida, diziam: Apolo da novela? Apolo da Nasa? E só os "intelectuais" que percebi já associavam a mitologia.
    Havia uma certa estranheza de alguns. Também ouvi: Que nome diferente!
    Quando Apolo nasceu e digo seu nome; todos dizem: Que nome forte!
    Parece que agora as pessoas aceitam melhor, vendo o Apolo pessoalmente.
    Ele nasceu grande 4.300 e 52cm.
    E seu Desenvolvimento comparado aos outros bebês de mesmo período, parece levar uma ligeira vantagem física, fazendo jus ao seu nome.

    ResponderExcluir
  12. Apolo...tinha até o tirado da lista ...surgiram outros ,muitas opiniões negativas,comentários do tipo:ai Apolo é nome de cachorro,aí muito forte...dai mas hoje já no 3°trimestre da gravidez e sem decidir o nome falei ao meu esposo:Qual o nome q queríamos desde o início? __Nomes de guerreiros mitológicos !Qual os primeiros que gostamos?__Apolo,etc...pois bem será o nosso gosto pois é o nosso filho !chamará Apolo !
    Já temos um Arthur e um Heitor agora estamos á espera do nosso bebê arco íris Apolo :) para irradiar como sol em nossas vidas depois de 2 sofridos abortos seguidos
    Bjao p todas as mamães

    ResponderExcluir