sexta-feira, 31 de julho de 2015

Celeste


Um clássico literal e também um dos meus nomes preferidos. Celeste é um nome muito português que me lembra sempre a Era dos Descobrimentos. Passo a explicar: a navegação marítima era apoiada pelos astros e por cartas celestes, sem os quais teria sido impossível cumprir a missão de chegar, entre outros destinos, à tão desejada Índia. 

Celeste deriva de Caelestis, um nome latino que significa "do céu", "celestial". Que significado inspirador e poético! Celeste é também usado em países de língua inglesa e italiana, e na variante Céleste em países de língua francesa. Considero-o, portanto, internacional. Ora, nomes clássicos internacionais são sempre uma ótima aposta, especialmente nos dias que correm, em que contactamos cada vez mais com países e culturas distintos. Atualmente, Celeste é muito raro em Portugal: em 2012, 2013 e 2014, o número de meninas a nascer com este nome foi sempre o mesmo: 4. Com alguns nomes literais a ganhar destaque, como Clara, Bianca, Íris, Vitória Luna, penso que Celeste podia receber mais adeptos e, quem sabe, ter mais alguns registos por ano. Ainda em 2014, para além dos 4 registos isolados, Celeste foi usado nos seguintes compostos: Aurora Celeste, Inaia Celeste, Lavínia Celeste, Maria Celeste, Matilde Celeste, Petra Celeste, Sofia Celeste. 7 registos como segundo nome mostram que já se começa a descobrir o potencial de Celeste. Adorei vê-lo na conjugação tradicional Maria Celeste, e Aurora Celeste ficou um duplo literal muito querido. 

Acho este nome muito bonito e carinhoso, ao qual só consigo associar imagens lindas: um céu noturno mágico, onde cada pontinho branco compete com os restantes para ver quem brilha com mais intensidade. Uma pequena Celeste ia brilhar por onde passasse! 

Por último, deixo-vos uma referência que achei super interessante: Celeste Rodrigues (Maria Celeste, mas era tratada apenas pelo segundo nome) é uma fadista portuguesa, irmã mais nova da brilhante Amália Rodrigues, que eu tanto admiro!


O que pensam deste literal?

18 comentários:

  1. Não gosto muito... nem sei porque, não considero feio. Mas não me encanta.

    ResponderExcluir
  2. Acho bonito e boa opção para quem gosta dos clássicos q sejam pouco usados. Não me cativa muito, mas é um bom nome.

    ResponderExcluir
  3. In Italia può essere considerato un nome unisex con il significato anche di "azzurro" come il cielo. Tra gli uomini adulti ci sono infatti dei Celeste, ma ora è usato soprattutto per le bambine.Nel 1999 sono nate ad esempio 124 bambine italiane, hanno superato le 200 nel 2011 e nel 2013 sono arrivate a 427.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia q Celeste é um nome unissex na Itália, fiquei surpresa! A versão masculina em português seria Celestino.

      Excluir
    2. Também concordo na minha opiniao em qualquer país o masculino deveria então se chamar Celestino.

      Excluir
  4. Adoro o nome Celeste, considero lindíssimo, sonoro, elegante e muito feminino. Para mim perfeito :)

    ResponderExcluir
  5. Não gosto ... Mas agrada-me a associação ao céu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha se chama Sophia Celeste significado sabedoria do céu

      Excluir
  6. Não gosto e nem a associação com o céu faz melhorar este nome para mim.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente amoroso! Gosto muito e adorei a forma como foi criada a ponte com a Era dos Descobrimentos! Tenho vindo a olhá-lo cada vez com mais carinho :)

    ResponderExcluir
  8. Que foto maravilhosa, é bem como imagino uma Celeste *-*. Não é um dos meus nomes favoritos, mas gosto do significado e de tudo a que me remete, Adorei o composto Aurora Celeste, puro amor.

    ResponderExcluir
  9. Adoro muitos nomes literais e Celeste é um deles. É um nome fofo e delicado, e eu usaria. Adoro Aurora Celeste. E para irmãs adoro Aurora & Celeste e Luna & Celeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coquei o nome da minha filha de Sophi celeste p qm gosta de fazer juncao de nomes e significados ( sabedoria do ceu)

      Excluir
  10. Gosto por me remeter ao céu assim como Estela... acho simples e bonito, também está na minha lista

    ResponderExcluir
  11. É o nome da tia do Ivan - acho muito bonito ^^
    Gosto de Celestia por causa do desenho que a minha sobrinha assiste! A irmã da Celestia e Luna - acho lindo!

    ResponderExcluir
  12. Entre os meus ante passados teve algumas Celestes mas nunca tinha parado para analisar a beleza desse nome se eu ainda tivesse uma filha atualmente se chamaria Celeste lendo esse texto me encantou.

    ResponderExcluir
  13. O próprio significado é encantador. É um nome que estar em meu coração. Obrigada pela explanação.

    ResponderExcluir