sábado, 4 de julho de 2015

Dante



Dante é a forma curta medieval de Durante. É um nome curto, porém com sonoridade forte. 

Não é um nome comum em nenhuma época, nem no Brasil ou em Portugal e tem tudo para ganhar alguns adeptos e aumentar o número de registros nos dois países. É um nome de fácil pronúncia em outros idiomas e é facilmente identificado, mas não pelas suas variantes, pois fora esta só tem mais uma variante "Durans" no Romano Antigo, mas sim pelo portador mais notável deste nome, Dante Alighieri, poeta italiano do século 13 que escreveu "A Divina Comédia" e é reconhecido pelo mundo inteiro como um dos maiores escritores de todos os tempos. Influenciou o idioma italiano moderno usado até hoje. 

Também tem a inicial "Dan", a mesma que o nome Daniel, bem mais comum e familiar. Já em Portugal, pode ser uma alternativa para Duarte, que é curto, tem a mesma terminação e ambos começam com a mesma letra. Outra qualidade é que este nome, mesmo sendo medieval, tem um toque moderno, contemporâneo.

Além de Dante Alighieri, o nome Dante também tem outros dois portadores conhecidos nos dias de hoje: o jogador de futebol da seleção brasileira e do Bayern de Munique e um dos mais importantes e conhecidos jogadores da seleção de vôlei brasileira.

Luinara Menezes.

Acham Dante uma opção viável para Portugal e Brasil?

15 comentários:

  1. "Apaixonei-me pelo meu ídolo" - Para Dante. *-* Acho Dante o lindo nome, me lembra um desses galâs de novela, ou da vida que todas as mulheres se apaixonam.

    ResponderEliminar
  2. Acho um nome muito bacana, mesmo bem antigo tem um ar moderno, atual. Um curtinho forte, com presença. Acho uma ótima opção ao super popular Davi no Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Nome lindo, lindo! O menino super combina com Dante, é assim que imagino um. Luinara, gostei muito da ligação com o coelhinho.

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito do som, acho um nome muito forte (mas na medida certa) :) Era muito interessante conhecer um Dante português!

    ResponderEliminar
  5. acho dante um nome lindo. embora muita gente pense ser um nome forte, eu só consigo vê-lo como suave, curtinho e fofo. adoooorooo

    ResponderEliminar
  6. Eu considero Dante um nome forte apesar de ser curto. Adoro! Imagino um Dante todo estiloso!

    ResponderEliminar
  7. É lindo *-*. Conheço um bebê com esse nome!!!

    ResponderEliminar
  8. Estou gestante de 17 semanas, e estou na dúvida ente Dante e Ravi...rs.

    ResponderEliminar
  9. Aqui no Brasil e assim, tem gente que ponhe nome estrangeiro em filho, depois não consegue nem falar direito Rsrs... Melhor e o trivial porque o fácil já está difícil neste país. Dante nome italiano muito belo, assim como a história dá dívida comédia do grande poeta e filosofo Dante Alighieri.

    ResponderEliminar
  10. Lindo, pois é o nome do meu filho!

    ResponderEliminar
  11. Nome do meu garoto é Dante Martins Lima. Nasce em agosto de 2017.

    ResponderEliminar