sábado, 4 de julho de 2015

Dante



Dante é a forma curta medieval de Durante. É um nome curto, porém com sonoridade forte. 

Não é um nome comum em nenhuma época, nem no Brasil ou em Portugal e tem tudo para ganhar alguns adeptos e aumentar o número de registros nos dois países. É um nome de fácil pronúncia em outros idiomas e é facilmente identificado, mas não pelas suas variantes, pois fora esta só tem mais uma variante "Durans" no Romano Antigo, mas sim pelo portador mais notável deste nome, Dante Alighieri, poeta italiano do século 13 que escreveu "A Divina Comédia" e é reconhecido pelo mundo inteiro como um dos maiores escritores de todos os tempos. Influenciou o idioma italiano moderno usado até hoje. 

Também tem a inicial "Dan", a mesma que o nome Daniel, bem mais comum e familiar. Já em Portugal, pode ser uma alternativa para Duarte, que é curto, tem a mesma terminação e ambos começam com a mesma letra. Outra qualidade é que este nome, mesmo sendo medieval, tem um toque moderno, contemporâneo.

Além de Dante Alighieri, o nome Dante também tem outros dois portadores conhecidos nos dias de hoje: o jogador de futebol da seleção brasileira e do Bayern de Munique e um dos mais importantes e conhecidos jogadores da seleção de vôlei brasileira.

Luinara Menezes.

Acham Dante uma opção viável para Portugal e Brasil?

26 comentários:

  1. "Apaixonei-me pelo meu ídolo" - Para Dante. *-* Acho Dante o lindo nome, me lembra um desses galâs de novela, ou da vida que todas as mulheres se apaixonam.

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome muito bacana, mesmo bem antigo tem um ar moderno, atual. Um curtinho forte, com presença. Acho uma ótima opção ao super popular Davi no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo Dante como alternativa para Daniel, e Levi para Davi. =)

      Excluir
  3. Nome lindo, lindo! O menino super combina com Dante, é assim que imagino um. Luinara, gostei muito da ligação com o coelhinho.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do som, acho um nome muito forte (mas na medida certa) :) Era muito interessante conhecer um Dante português!

    ResponderExcluir
  5. acho dante um nome lindo. embora muita gente pense ser um nome forte, eu só consigo vê-lo como suave, curtinho e fofo. adoooorooo

    ResponderExcluir
  6. Eu considero Dante um nome forte apesar de ser curto. Adoro! Imagino um Dante todo estiloso!

    ResponderExcluir
  7. É lindo *-*. Conheço um bebê com esse nome!!!

    ResponderExcluir
  8. Estou gestante de 17 semanas, e estou na dúvida ente Dante e Ravi...rs.

    ResponderExcluir
  9. Aqui no Brasil e assim, tem gente que ponhe nome estrangeiro em filho, depois não consegue nem falar direito Rsrs... Melhor e o trivial porque o fácil já está difícil neste país. Dante nome italiano muito belo, assim como a história dá dívida comédia do grande poeta e filosofo Dante Alighieri.

    ResponderExcluir
  10. Lindo, pois é o nome do meu filho!

    ResponderExcluir
  11. Nome do meu garoto é Dante Martins Lima. Nasce em agosto de 2017.

    ResponderExcluir
  12. Nome lindo e maravilhoso que pertence ao meu filho, hoje com 10 anos. Nome curto e forte que traduz fielmente a personalidade dele, pois é extremamente inteligente, generoso e diplomático. Com certeza, a sua presença é duradoura e permanente no coração de todos aqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Dante está em ascensão. Uma amiga irá colocar no filho e foi uma opção para mim por bastante tempo.

    ResponderExcluir
  14. Nome do meu baby. Nome curto, forte e lindo💙

    ResponderExcluir
  15. Eu acho lindo! É meu nome masculino favorito.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho lindo! Meu namorado é italiano, mesmo assim não gosta muito de Dante porque existe uma marca de azeite de oliva com o mesmo nome na Itália. Para mim, isso contribui para eu gostar ainda mais, pois amo a simbologia das oliveiras. AMO, AMO, AMO! Talvez o único "porém" que acho no nome é a semelhança com a palavra dente, tanto em português como em italiano.

    ResponderExcluir
  17. Dante será o nome do meu primeiro neto que vai nascer em poucos meses. Achei bem interessante a escolha do nome.. é forte!

    ResponderExcluir
  18. Nome escolhido ❤️🥺

    ResponderExcluir
  19. Aí gente o meu esposo quer colocar este nome “ Dante” eu achei bonito, mas pensei em outro e não sei o que faço! Qual nome combina com Dante? Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir