quarta-feira, 8 de julho de 2015

Décio


Recentemente, deparei-me com Décio e quis conhecer mais sobre este nome que considero ter uma sonoridade suave, mas ao mesmo tem a notoriedade e força que a maioria dos nomes masculinos tem. E nada melhor do que fazer uma pequena pesquisa e criar um artigo sobre um nome, até então, desconhecido.

Décio originou-se derivando do nome latim Decius, por sua vez proveniente da palavra decem que significa dez. Uma curiosidade deste nome é que, antigamente, na época dos antigos romanos este nome foi adoptado para designar o décimo filho. Como grande referência temos Caio Méssio Quinto Trajano Décio, imperador romano entre 249 e 251. Ao contrário do que se possa pensar, este nome não tem relação com o nome Délcio que tem origem a partir de outro elemento vindo do latim e significa “de Élcio”.

Apesar deste nome ser mais ouvido no Brasil do que em Portugal, entre alguns ex-futebolistas, jornalistas e políticos, este nome não teve registos no estado de São Paulo em 2014, e como se calcula, não se encontra no ranking dos 100 nomes mais utilizados. Em Portugal, no ano de 1993, nasceram, dos quais dois compostos, incrivelmente 26 crianças com o nome Décio, 1 em 2011, 2 em 2012 e 2013. Em 2014 nasceu apenas um Decio, não acentuado, composto Decio Miguel.


Na lista de nomes aceites em Portugal constam apenas DéciaDécimoDélcio e Dércio, o que me leva pressupor que Décio será também aceite. Apesar de incomum, tem um som agradável e fluído, e pode ser uma alternativa ao conhecido Dário

E vocês, concordam comigo?

4 comentários:

  1. É um nome que não causaria estranhamento nenhum se visto num senhor ou num adulto no Brasil, mas numa criança sim pq foi um nome usado nos anos 50/60 e por isso ficou um pouco datado. Acho sim q pode ser uma alternativa a Dário, são nomes similares. Para o meu gosto pessoal é um nome que não me atrai.

    ResponderEliminar
  2. É um nome que apesar de digno, não consigo gostar;

    ResponderEliminar
  3. Conheci um Décio há muito tempo atrás! Era um rapaz muito educado, muito amoroso! Isso faz-me apreciar o nome, simpatizo!

    ResponderEliminar