sábado, 4 de julho de 2015

Eleonora


Eleonora foi um nome do qual gostei, deixei de gostar, e entretanto toda a gente do grupo se lembrou dele, falaram imenso dele e comecei a adorar ainda mais do que no passado, e, hoje em dia, encontra-se em lista de espera para usar numa filha, espero.

Este nome, sendo internacional, é usado com a grafia Eleonora em países como a Itália, Alemanha, Holanda, Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Polónia e Bulgária.
Proveniente da forma antiga francesa do nome occitano Aliénor (uma variante de Helena), Eleonora tem um significado equivalente a "a reluzente" ou "resplandecente", por consequência da sua derivação de Hélene (cujo significado é tocha), que por sua vez deriva de hélê que significa raio de sol.

O nome foi primeiramente introduzido na Inglaterra por volta do ano de 1122 através da rainha consorte da França, Eleonor de Aquitânia (Eleanor of Aquitaine). Foi nomeada Aenor depois da sua mãe, que por sua vez possuía o mesmo nome; assim sendo, era chamada alia Aenor (a outra Aenor) que originou então Eleanor. Outro nome que adoro.

Outras variantes de Eleonora:

Eleonore (alemão), Eleonor (sueco), Ellinor (sueco, dinamarquês e norueguês), Eleonoora (finlandês), Eleanor, Elea, Eleanora, Eleanore, Elenora, Elinor, Elnora, Leanora, Lenora, Lenore, Nell, Nelle, Nellie, Nelly, Nonie, Nora, Norah, Noreen, Norene (inglês), Eléonore (francês), Eleonóra, Nóra (húngaro), Aliénor (occitano), Leonor (português e espanhol), Eilionoir, Eilidh (escocês).


Sendo um nome longo, Eleonora pode originar bastantes diminutivos para além do tão conhecido Nonô, tão utilizado como diminutivo de Leonor. De tantos diminutivos provenientes deste nome, internacionais ou não, alguns são até utilizados como nome próprio. São possibilidades para diminutivo: Lora, Lorita, Nora, Norita, Ellen, Ella, Ellie, Léo e Lea.

Em 2014, no Brasil este nome não se encontra no Top 100, e em São Paulo atingiu os 21 registos, enquanto que em Portugal obteve apenas 3 registos, sem compostos. Neste mesmo país nos anos anteriores Eleonora obteve: em 1993, um registo, em 2011, 7 registos, em 2012, 4 e em 2013, 2.


Tratando-se de um nome exclusivo, longo, propício a vários diminutivos agradáveis e sendo um nome de fácil pronúncia noutras línguas, ponderavam utilizar Eleonora?

19 comentários:

  1. Adoro :) Parece-me um nome tão mais completo do que Leonor e apesar de não ser a maior fã de nomes excessivamente grandes, Eleanora é-me muito querido. Acho-o bem internacional, o que é uma mais-valia inegável nos nossos dias.
    Os diminutivos que apresentaste são bem interessantes. Nora é o mais bonito.

    ResponderExcluir
  2. acho o nome bem bonito e gosto por ter o L bem próximo do e, mas não está dentre os meus preferidos. :) gosto do significado e gosto que seja uma variante de helena. mas não me inspira.

    ResponderExcluir
  3. Adoro, adoro este gracioso e imponente nome! Também está na minha lista e sem dúvida o usaria em uma filha...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não acho feio, nem bonito, só muito enjoativo. Não me cativa.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo e quero uma Eleonora para mim! <3

    ResponderExcluir
  7. Gosto muitíssimo, muito mais interessante que Leonor.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito. Eu também quero uma Eleonora pra mim <3

    ResponderExcluir
  9. É um bom nome, mas pessoalmente não consigo gostar. É de longe muito mais interessante e bonito que Leonor (nome que detesto). Eleonora é mais sonoro e elegante mas, lembra-me sempre o pormenor de Leonor que por sua vez me remete para algumas pessoas desagradáveis com esse nome.
    Por isso, a minha dificuldade em gostar de nomes com "Leonor" algures no mesmo. Talvez um dia mude.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito desse nome, mas acho que aprecio mais "Leonor".

    ResponderExcluir
  11. Minha filha que nasceu em.out de 2017 chama se eleonora

    ResponderExcluir
  12. Nome lindíssimo e imponente!amo nomes longos de realeza com significados maravilhosos.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Eleonora, herdei de minha bisavó. Quando criança detestava-o, hoje me identifico totalmente com o mesmo. Abrços.

    ResponderExcluir