domingo, 5 de julho de 2015

Florbela


Nome com significado literal e origem no latim, tal como sugere, é a junção dos nomes Flor + Bela. É um nome raramente utilizado em Portugal, sendo que em 2014 foram apenas registadas 4 meninas com esta denominação. No entanto é um nome muito familiar aos nosso ouvidos, já todos de certeza ouvimos este nome e se não, já escutamos alguns semelhantes, tais como Flor, Florinda, Bela, Anabela, entre outros com a terminação –bela.

Os portugueses deviam como obrigação conhecer este nome devido à famosa poetisa portuguesa Florbela Espanca, a maior referência conhecida a este nome.

É um nome longo, elegante, lindo, delicado, e encantador. Tem um significado adorável e é imensamente cativante. Pois quando imagino uma menina Florbela, associo a criança encantadora e simpática. Tenho pena pela sua escassez nos nossos tempos, porque acho um excelente nome para ser mais usado. Tem grandes qualidades aparentes e espero que suba de posição no ranking de 2015 e adiante. 

Diana Silva.

E vocês, que opinião têm de Florbela?

10 comentários:

  1. Acho muito bonito! Adoro o diminutivo Flor, aliás adoro tanto Flor que usaria como nome próprio :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que ainda está "demasiado" apegado à poetisa. E apesar de ser uma boa referência, acho que a ligação seria quase imediata. Um pouco como acontece com Amália, embora ache que já me acostumei a ver este último sem que a imagem da fadista me venha à mente.
    Florbela tem uma vibração muito antiga, acho Flor bem mais atual e moderno, ainda que não usasse também.

    ResponderEliminar
  3. É delicado, feminino e elegante. Gosto muito, remete-me para a poetisa (que adoro) mas adoro e prefiro Flor. Mas reconheço as qualidades. É um bom nome

    ResponderEliminar
  4. Acho esse nome uma boa opção pra os portugueses q gostam do italiano Fiorella, já q esse último não é admitido em Portugal. Tem a grafia, sonoridade , significado e estilo bem parecidos com o italiano.

    ResponderEliminar
  5. Adoro os nomes começados em flor, florência, florença, florinda e até fiorella. florbela é mais um, nome literário. gosto muito :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro a foto :) Adoro o nome e adoro a ligação que tem à poetisa Florbela d'Alma Espanca <3 Aliás, Florbela d'Alma é dos compostos mais bonitos <3 <3 Para mim é exatamente um "nome longo, elegante, lindo, delicado, e encantador. Tem um significado adorável e é imensamente cativante".
    Eu usaria e adoro os diminutivos: Flor e Bela :)

    ResponderEliminar
  7. A ligação à poetisa não faz com que goste do nome... Adoro Florência e Flora mas Florbela... Não gosto mesmo nada.

    ResponderEliminar
  8. não gosto, prefiro Flor *
    (Estas imagens são divinais! :D)

    ResponderEliminar