quinta-feira, 2 de julho de 2015

Kenai


Um nome que me ficou na cabeça desde que...vocês sabem, o filme dos ursos Kenai e Koda (Irmão Urso no Brasil), da Disney, saiu. Koda não é um nome que considero algo de especial, mas Kenai (apesar de parecer Can I em inglês, eu sei) é um nome do qual gosto muito e entrou recentemente para a minha lista desde que o redescobri e voltei a pensar nele, e, quem sabe, usá-lo num filho.

Kenai é um nome de origem incerta e, como tal, tem várias possibilidades: a sua origem é nativa americana e significa urso negro numa das suas línguas indígenas. Sim, urso negro, como no filme está representado. Já que falamos na América, informo também que Kenai também é o nome de uma península no Alasca. Ainda quanto ao significado, outra versão de quem afirma que Kenai deriva de Keenan, que significa antigo. Sinceramente, acho que urso negro é um significado melhor, até porque me remete ao tão falado filme, do qual gosto imenso.

No entando, segundo o Behind The Name há ainda a possibilidade de significar terra plana na língua dena'iana com base em dois elementos dessa mesma língua: ken, que significa grande plano e ken'ey que quer dizer dois grandes planos atravessados por uma cascata. Confesso que também adoro este significado.

Sendo um nome pouco conhecido, não teve muitos registos nos últimos anos em Portugal nem no Brasil, porém, creio que, infelizmente ou felizmente, seja um nome que esteja cada vez mais com possibilidades de entrar em voga. Kenai tem uma ótima sonoridade, grafia simples e bons significados. 

Já conheciam Kenai? Qual a vossa opinião acerca dele?

58 comentários:

  1. Gostei imenso! Nunca tinha considerado o nome antes, mas realmente tem todas essas qualidades que referiste! E a foto ajudou imenso, adoro, adoro essa fotografia :D
    Também acredito que se fosse aceite em Portugal teria fãs!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, achei interessante e fofo, o som dele é lindo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a escolha do nome!! Adoro conhecer nomes de outras culturas! Kenai é uma graça de nome, é internacional mas é facilmente entendido por aqueles q falam português. É um nome alegre e jovial, me lembra os nomes havaianos.
    A foto está linda, o menino tem mesmo cara de Kenai! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse nome,fico feliz de saber que você e outras pessoas gostam desse nome.

      Excluir
    2. o meu tambem prazer

      Excluir
    3. O meu é Victor kenai Tavares morava em pato branco Paraná hoje moro na ilha da magia esse nome é foda meus pais recolheram kenai justo por conta do filme nasci em 2005 fico feliz em saber que tem pessoas botando esse nome pra frente 🙏🏻

      Excluir
    4. Meu nome é Kennay

      Excluir
    5. Sou kenai tbm , nasci no Paraná tbm que conhecidencia mano

      Excluir
  4. Adoro! E gosto muito de ir revendo esses filmes de vez em quando :D

    ResponderExcluir
  5. Hum, tenho que pensar mais nele para ver o que penso sobre ele. Ainda não sei se gosto ou não.

    ResponderExcluir
  6. Não faz o meu estilo, mas gostei de saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. A mim soa muito estrangeiro, mas sei que pra você não é empecilho. Kenai me remete a coisas longíquas e culturas tribais, bem etnico. aprecio!

    ResponderExcluir
  8. Acho tão fofo! Adoro. Lembra-me logo índios.
    Fiquei a conhecer mais sobre este nome. Maravilhosos o texto.
    obrigada Rafael :)

    ResponderExcluir
  9. Parece-me uma junção/versão do inglês "Can I?". Não consigo dissociá-lo disso.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia. A sonoridade é legal, mas não consigo gostar do nome.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito da grafia, mas a sonoridade não me agrada. Sou do time que não consegue dissociar Kenai de Can I. Fora isso, acho um nome bem fofo :)

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um " Kenay".. tem 10 anos... lindo e parecido com toda a descrição! Tenho mais um significado: Homem corajoso que dá amor.

    ResponderExcluir
  13. Estou gravida de seis meses, e o nome já tinha sido escolhido, desde o primeiro mês de gestação, não hora de ver seu rostinho

    ResponderExcluir
  14. Estou gravida de seis meses, e o nome já tinha sido escolhido, desde o primeiro mês de gestação, não hora de ver seu rostinho

    ResponderExcluir
  15. Meu filho tem 3 anos e se chama Kenai, pois minha esposa é apaixonada pelo filme e eu avisei a ela que iria colocar esse nome e ela disse tudo bem e na minha pesquisa pelo nome eu descobri o significado de criança esperta e assim é o meu filho Kenai...

    ResponderExcluir
  16. Kenai pode ser utilizado para o feminino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isshoni! Na verdade, segundo alguns sites, como por eemplo o Behind the Name, ele é apresentado como sendo unissexo, porém é muito raro ser utilizado no feminino :)

      Excluir
  17. Adoro esse nome. Não sei se colocaria em um filho, pois já tive um gato com esse nome e agora toda vez que penso nele me lembro do gato hahah Mas é bem bonito, gosto muito de nomes indígenas e diferentes!

    ResponderExcluir
  18. É um nome perfeito pra colocar no meu filho ❤❤Pretendo colocar Adam Kenai ficaria lindo, amei 😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba irmão, nunca pensei na vida que iria achar que tem um desejo igual ao meu! Também sempre sonhei com o nome Adam Kenai para o meu filho!!!!.iluminado.

      Excluir
  19. Oi boa tarde!Tenho um filho de 9 anos que o nome tb foi inspirado pelo filme Irmão Urso... porém só troquei a última letra pelo "Y" achei q ficou mais bonito... Ele se chama Matheus Kenay, no colégio só chamam ele de Kenay...

    ResponderExcluir
  20. Coloquei em 2013 este nome em meu filho...e ...faz sucesso...

    ResponderExcluir
  21. EU TENHO UM KENAÍ NASCEU EM 2012 E FOI MEU FILHO KAUÊ QUE ESCOLHEU O NOME KENAÍ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa Sousa, não pude deixar de comentar na sua publicação, me chamo Tânia Souza, também tenho um filho chamado Kenai, nascido em 2010, cujo nome foi escolhido pelo meu filho mais velho chamado Kauê, é claro que qualquer semelhança é pura coincidência, mas... aqui é muita coincidência rsrs. MUITO LEGAL!!! Abraços pra você e seus filhos !!!

      Excluir
  22. estou tentando registrar meu filho mas o cartório nao que aceitar disse que tenho que provar que e um nome de gente isso e um absurdo peço ajuda tenho q provar q tem pessoas com esse nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... Que absurdo. Meu bebê tem 11 meses e se chama Kenai. Registrei ele sem problema algum.
      O nome do meu primeiro filho é Khaléu (nome do Super homem em Krypton) e também foi tranquilo no cartório. Agora estou grávida de uma menina e vai se chamar Kristal.
      Espero que tenha conseguido. Abraço.

      Excluir
  23. Eu também penso em colocar esse nome no meu futuro filho.acho lindo e soa forte .

    ResponderExcluir
  24. Meu Kenai nasceu em novembro/2015 😍..
    Já havíamos escolhido esse nome desde que assistimos o filme, muitos anos antes..

    ResponderExcluir
  25. Legal o nome do meu cachorro Chow Chow é kenai
    Realmente é irmão urso rsrs.

    ResponderExcluir
  26. Tenho um filho Kenai também. Desde pequena quando assisti esse filme fiquei encantada com o nome e com a sonoridade dele. Sempre pensei em usa-lo caso viesse a ser mãe, e aqui estamos nós. Nasceu agora em outubro de 2018 e faz sucesso, todo mundo se encanta.

    ResponderExcluir
  27. O meu será kenay Habner, neste em maio

    ResponderExcluir
  28. Meu filho tbm se chama Kenai Otavio de 2006 inspirado filme Irmão Urso

    ResponderExcluir
  29. Kenai é um nome super interessante! Sobre o significado "urso" pode ser uma ótima alternativa ao tão popular Arthur, ou então forme um bom par de irmãos: Arthur e Kenai! Sobre Kenai, lembra muito a palavra Kunai, que a minha sobrinha vive falando rs, que é uma arma ninja. Apesar do nome ser indígena americano tem uma feição asiática! Desconheço nomes indígenas norte-americanos, apenas alguns poucos como Nayeli, Dakota, Kenai, Koda, Pocahontas...Acho interessante essa abordagem do blog sobre nomes de outras culturas, principalmente indígenas. Não digo que o nome está na minha lista caso venha a ter um filho, mas o considero muito bonito e fiquei feliz ao ler os comentários e ver que existem Kenai's por aqui :)

    ResponderExcluir
  30. Meu filho se chama Kennay a escrita era pra sai simples como do filme mesmo , mas eu quis música " Kennay" ! Hoje ele tem 9 anos , e me espelhei no filme mesmo.

    ResponderExcluir
  31. Adorei o nome kenai..quando vi o filme..
    Por isso resolvi colocar o nome do meu filho de kenai..

    ResponderExcluir
  32. Amo esse filme o meu filho é Kenai e tem 10 anos

    ResponderExcluir
  33. Eu também tenho um KENAI ... meu filho de 7 anos, ele ama esse nome!

    ResponderExcluir
  34. Tbm tenho um Kenay, ele tem 12 anos♥

    ResponderExcluir
  35. Tbm tenho um Kenay, ele tem 12 anos♥

    ResponderExcluir
  36. Tbm tenho um Kenay, ele tem 12 anos♥

    ResponderExcluir
  37. O nome do meu sobrinho é Kenai, ele tem 7 meses ❤

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho orgulho do meu nome e agora aínda mais depois de saber que as pessoas gostaram do nome e outras que se chamam kennay igual eu😁😁😁

    ResponderExcluir
  39. O nome do meu filho é Kennay 😁❤️

    ResponderExcluir
  40. Sou de Cabo Verde, tou gravida em 2022 e feliz por saber que há Kenais pelo mundo. Tenho um filho de 2 anos q se chama Zion e agr queria para os segundo filho um nome curto e com uma escrita leve como Zion. KENAI caiu na minha preferência, embora ainda esteja indecisa entre KENAI, KAUAI OU KAWAI que por sua vez têm origem havaiana ou japonesa segundo alguns. Adoro nomes diferentes.

    ResponderExcluir
  41. O nome do meu filho é KENAY, só troquei o i pelo y, mais também foi inspirado no filme irmão urso. Pois quando eu ainda namorava o meu esposo, estávamos na minha casa assistindo sessão da tarde, era esse filme, aí ele virou para mim e disse, que quando tivéssemos um filho se poderia ser esse nome, aí eu falei quem sabe. Quando engravidei e descobrimos que era menino, ele saiu direto para o estúdio de tatuagem e tatuou o nome nas costa.

    ResponderExcluir
  42. Meu filho de 10 anos se chama Kenai, colocamos esse nome exatamente por causa do filme.

    ResponderExcluir