sábado, 18 de julho de 2015

Luciano


A minha paixão pela onomástica não pára de crescer. Como humana que sou, tenho as minhas preferências. Para nomes masculinos, adoro a terminação -ano. Acho-a muito atraente, máscula, sublime. É de esperar que goste de diversos nomes com esta terminação, mas hoje abordo apenas o meu preferido e o que considero mais usável.

Luciano é a forma italiana, espanhola e portuguesa de Lucianus, que começou por ser um apelido/sobrenome romano proveniente do nome próprio Lucius. Tal como Lúcio, Luciano significa "luz". E de facto, nos dias de hoje, um bebé com este nome seria uma verdadeira luz entre os mesmos popularíssimos de sempre. Em Portugal nasceram 12 rapazes com este nome em 2012, 15 em 2013 e novamente 12 em 2014, fazendo um total de 39 registos em três anos. É um valor baixo, mas suficiente para perceber que Luciano não nos é estranho; tem até potencial para subir nos registos portugueses. No estado de São Paulo, em 2014, nasceram 98 rapazes com este nome. Mesmo não pertencendo ao grupo dos nomes mais afamados, é perfeitamente normal e conhecido. Acredito que em solos espanhóis e italianos aconteça algo semelhante. 

Também acho as variantes Lucian (inglês e romeno), Lucien (francês) e Luken (basco) muito giras! 


Luciano de Samósata é dos maiores líderes deste nome. Um génio do século II que se tornou célebre pelos seus diálogos satíricos que criticavam os costumes e a sociedade da época. A partir da Renascença, foi uma grande influência para escritores ocidentais como Erasmo de Roterdão, Voltaire e Machado de Assis. Contam-se-lhe mais de 80 obras que reunidas integram o corpus lucianeum (colecção luciânica). 

Numa das suas criações, Uma História Verídica, Luciano antecipa acontecimentos e ideias que só teriam destaque dezoito séculos depois; relata uma fantástica viagem à Lua, menciona a existência de vida extraterrestre e propõe muitos outros temas que só seriam debatidos em pleno século XX pela ficção científica. 

Nas personalidades portuguesas destacam-se:

  • Luciano Cordeiro, escritor, historiador, político e geógrafo do século XIX. Fundou a Sociedade de Geografia de Lisboa e nesta área desenvolveu uma extensa actividade. Teve ainda grande destaque político e literário, tendo fundado várias revistas e colaborado na Revista de Estudos Livres, dirigida por Teófilo Braga. 
  • Luciano Freire, pintor português que viveu entre os séculos XIX e XX. Estudou na Academia Real de Belas-Artes e foi discípulo de Miguel Ângelo Lupi e Tomás da Anunciação. Em 1887, na exposição da Sociedade Promotora de Belas-Artes, mostrou pela primeira vez uma pintura sua: D. Sebastião. Foi ainda professor de desenho. 
  • Lá fora, temos ainda Luciano Pavarotti, tenor italiano, Luciano Berio, compositor italiano, Luciano Vietto, jogador de futebol argentino, e Luciano Huck, apresentador de televisão brasileiro muito conhecido pelo programa Caldeirão do Huck. Em 2009 foi o primeiro brasileiro a conseguir 1 milhão de seguidores no Twitter em apenas 4 meses.
Adoro Luciano e o misto de sensações que me transmite: forte, imponente, majestoso, mas também amável, delicado, humilde. Os diminutivos Luc, Luci e Ciano são mais um ponto a favor do nome. Sempre que penso em Luc, o meu preferido dos três, vejo em Luciano uma possível alternativa ao popular Lucas, cujo significado é muito semelhante ("luminoso"). 

Imagino um Luciano com um espírito nobre, sonhador, cheio de força de vontade e capaz de grandes conquistas.

Qual é a vossa opinião sobre Luciano?

13 comentários:

  1. Gosto mais da versão feminina do nome, Luciana. No entanto, gosto de Lúcio. É um nome Ok!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gosto muito da terminação "ano" em nomes masculinos. Dentro desse estilo, Luciano é um dos meus favoritos. É um nome comum no Brasil mas não foi super usado como sua versão feminina, Luciana, por isso não tem ar de nome datado, pelo contrário, mantém sempre uma certa jovialidade.
    Pilar, q arraso de foto, hein?? Q lindoooo!!

    ResponderExcluir
  3. É bom, mas é considerado datado no Brasil.
    Eu gosto mais de Lúcio.

    ResponderExcluir
  4. Que Luciano lindo!!!!
    Mesmo com essa foto, o nome não me cativa. há outro Luciano lindo, o ator e ex namorido da Xuxa Luciano Zafir.

    ResponderExcluir
  5. Não sou a maior fã das terminações -ano, e Luciano é um desses nomes que não aprecio. No entanto, reconheço-o como completamente válido e com um significado bem bonito!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha parado para pensar neste nome, talvez porque nunca tenha conhecido nenhum. Não desgosto, e até prefiro a Lúcio. Não gosto nada de Lúcio, adoro Lúcia. Não gosto nada de Luciana! Luciano é bem melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb prefiro Luciano a Lúcio, e concordo q Luciano é bem melhor q Luciana!

      Excluir
    2. Eu adoro Luciano e Lúcia, já Luciana e Lúcio detesto.

      Excluir
  7. Gosto muito do nome Luciano, acho melodioso, bonito e a versão masculina agrada-me muito mais ;)

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto!!!!!!!! E o significado do nome é dos meus preferidos :)

    ResponderExcluir
  9. Eu cá não gosto da terminação -ano, nem a acho máscula; mas acho que isso depende muitos dos "-anos" que vamos encontrando ao longo da nossa vida também...
    No entanto, adorei o significado do nome :)

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito da terminação -ano e Luciano também é meu preferido com ela. Adoro a sonoridade, o significado, tudo!

    ResponderExcluir