segunda-feira, 13 de julho de 2015

Martim


Martim faz parte daquele grupo de nomes que agrada mais a um lado lusófono do Atlântico do que ao outro. É um dos mais usados nos últimos tempos em Portugal, porém no Brasil a realidade não chega nem perto, já que é um nome raríssimo de se ouvir não só nos berçários, mas em pessoas de todas as idades.

Martim vem a partir do nome romano Martinus, que foi derivado de Martis , o caso genitivo do nome do deus romano Marte. São Martinho de Tours foi um bispo do século 4 , que é o santo padroeiro da França. Segundo a lenda, ele se deparou com um mendigo no meio do inverno, então ele rasgou o seu manto em dois e deu metade do que tinha para o mendigo. Ele era um dos santos favoritos durante a Idade Média, e seu nome tornou-se comum em todo o mundo cristão.

O portador influente do nome era Martim Lutero (1483-1546) , o teólogo que começou a Reforma Protestante. O nome também foi utilizado por cinco papas (dois deles mais comumente conhecidos como Marinus). Outros portadores mais recentes incluem o filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976), o norte-americano líder dos direitos civis Martin Luther King (1929-1968) e o cineasta americano Martin Scorsese (1942- ) .

É um nome internacional, de fácil pronúncia e identificação em outros países. O final -im torna o nome mais meigo e pode ser uma boa alternativa para um nome com a mesma terminação e que cada vez mais cresce em popularidade no Brasil: Benjamim.

Outras variações do nome Martim: 
Martinus (romano antigo e holandês), Mattin, Matxin (basco), Martí (catalão), Maarten, Marten, Martijn, Tijn (holandês), Máirtín (irlandês), Martino, Tino (italiano), Martynas (lituano), Marcin (polaco), Martinho (português), Martín (espanhol), Martyn (ucraniano e galês).

Luinara Menezes.

Qual é a vossa opinião geral deste nome?

12 comentários:

  1. Não gosto, é daqueles nomes que já não suporto. Mil vezes Martinho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Martim. Aqui no Brasil, ele está bem longe de ficar popular. Além disso, é um nome forte super charmoso. Está na minha listinha e com certeza o usaria.

    ResponderExcluir
  4. Gosto imenso de Martim, mas para mim existem outros nome menos comuns e igualmente bonitos (e até mais). Percebo o porquê dos portugueses gostarem, é um nome muito simpático!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Martim, e dos mais usados em Portugal nos últimos anos ate é oque mais gosto. Tenho muita pena que esteja saturado 😢

    ResponderExcluir
  6. No Brasil é um nome incomum. Acho bonitinho mas não me diz muito.

    ResponderExcluir
  7. Odeio Martim, não consigo gostar nem um bocadinho, e a popularidade deste nome ajuda para que o odeie cada vez mais. Prefiro Martinho.

    ResponderExcluir
  8. Implico gratuitamente, não consigo gostar...

    ResponderExcluir
  9. Gosto de Martim, aborrece-me é ver tantos miúdos com este nome. As variantas bascas tb são giras. Martinho tb é muito bom

    ResponderExcluir
  10. João Martim vai ser o nome do meu filho

    ResponderExcluir