quarta-feira, 29 de julho de 2015

Milo


Milo é um nome masculino profundamente meigo e carinhoso, que contradiz o estereótipo que vingava até pouco tempo (se é que deixou de vingar) de que os nomes masculinos se querem fortes e bem másculos. Milo faz frente ao estereótipo e enquadro-o bem ao lado de Guido, um nome com estas mesmas características também e até acho que fariam um par bem harmonioso. 

A etimologia de Milo ainda hoje cria controvérsia. Crê-se que advenha do germânico antigo mild, que quer dizer suave, pacífico, calmo; ou então, que advenha do antigo eslavo milu, que significa misericordioso ou gracioso. A verdade é que o significado corrobora na perfeição a ideia que tenho deste nome, que bom! Acredita-se que este nome foi levado para a Inglaterra na variante Miles, um nome que se difundiu e é hoje em dia muito conhecido dos povos anglófonos.

Muito utilizado na Idade Média na Alemanha, consta em vários documentos oficiais desta época, tendo decrescido o seu uso dessa altura até ao início do século XIX, quando foi recuperado e tornou a utilizar-se em bebés alemães. Infelizmente, Milo não é aceite em Portugal por não constar na lista de nomes admitidos. Assim sendo, apenas é possível registar um menino com este nome se um dos pais for estrangeiro ou tiver dupla-nacionalidade. No entanto, como Milo não tem correspondente similar na língua portuguesa estou convicta de que o nome poderia ser facilmente aceite mediante a apresentação de um requerimento. Isto até porque Mila, não sendo a versão feminina de Milo, mas tendo uma grafia semelhante, é aceite.

Não havendo esta restrição no Brasil, creio que têm aqui uma opção muito viável de um nome masculino bem moderno, fresco, diferente e muito meiguinho. O nome lembra-me imediatamente a estátua Vénus de Milo, que adquiriu este nome por ter sido descoberta na ilha grega Milos. Milo é também o nome do filho da belíssima atriz americana Liv Tyler.

Joana Recharte.

O que pensam do nome Milo?

8 comentários:

  1. Adorei o texto! Milo é um nome muito simpático, quem gosta de nomes curtos poderia pensar nele com mais carinho! Não entendo o porquê de não ser aceito em Portugal, é um nome perfeitamente adequado para o nosso idioma; quem gosta deve tentar o pedido de aprovação, tb acho q terá grandes chances de conseguir uma resposta positiva. Gosto muito da versão em inglês, Miles, acho a pronúncia muito bonita e melodiosa.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto, acho fofo, mas em inglês Mailou acho mais charmoso

    ResponderEliminar
  3. Acho fofo, principalmente com esse significado, mas acho que não usaria. Essa foto é linda :)

    ResponderEliminar
  4. Não acho grande piada ao nome.. acho pouco forte para rapaz .

    ResponderEliminar