domingo, 26 de julho de 2015

Nalu

   
Estrelas da atração televisiva brasileira, Nalu pelo Mundo

Nalu é um nome havaiano que significa onda e que deriva de outro nome havaiano, Kanalu. O nome Nalu é usado tanto para homens quanto para mulheres, desta forma ele é considerado um nome unissex. Nalu também é o nome de uma das várias etnias que habitam a Guiné-Bissau e a Guiné. Os nalus são do litoral sul da Guiné-Bissau (região de Tombali) e norte da Guiné sendo maioritariamente muçulmanos. Estão numa fase de recente islamização, havendo ainda alguns elementos desta etnia de religião animista.


No Brasil este nome foi recentemente descoberto por uma atração da TV chamada "Nalu pelo mundo" onde mostra uma menina, Isabelle Nalu, que inclusive é a menina da foto acima, que viaja para diversos países para descobrir novas culturas, novos lugares e também aproveitar as boas ondas para o surf que os lugares proporcionam.


Nalu (lê-se Nálú) é um nome curto muito interessante de fácil pronúncia em diversos idiomas, além disto é um nome curtinho com uma pegada hippie que agrada a muitos e pode agradar também aqueles que procuram um segundo nome para um composto. Aos fãs de um nome que está começando a virar o novo queridinho dos nomes curtos, o apelido Malu, para o nome Maria Luísa, Nalu pode ser uma ótima opção. Quem aprecia o nome Luna também pode achar em Nalu um ótimo nome, já que Nalu é Luna ao contrário. Também pode agradar os fãs de outros nomes curtos como Luma, Lis, Íris, entre outros.


Nalu tem tudo para ser mais ouvido e visto em berçários e creches do Brasil.

O que acham de Nalu e quem é de Portugal, se fosse admitido colocariam em vossas listas?

23 comentários:

  1. Não gosto de Nalu, parece sempre q é Analu faltando o A inicial( de Analu gosto muito). Acho os outros nomes curtos citados bem superiores( Luma, Malu, Luna). Pra mim ele tem um ar feminino, não consigo vê-lo como unissex, talvez pq lembra muito outros nomes femininos( Analu e Malu).

    ResponderExcluir
  2. Adorei :) Achei bem fofinho e gosto muito de nomes unissexo :)

    ResponderExcluir
  3. Nalu é "apelido demais" e poucos são os nomes que parecem apelidos e me agradam. Conheço uma criança que se chama Ana Luísa e é tratada por Nalu. Sei lá, é fofo (como apelido), mas nem de longe tem o mesmo charme de Luna, Malu, Ísis, Lis e Luma.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, não gostei. Prefiro Nanu, mas como apelido...

    ResponderExcluir
  5. Foi uma surpresa para mim este nome, também não conseguia. Achei-o muito simpático e com algum carisma. A menina da foto também projeta bem o valor do nome, mas mesmo assim considero Nalu um nome demasiado exótico para integrar a minha lista de favoritos (mas é um nome completamente válido) :)

    ResponderExcluir
  6. O nome é lindo, mas só vai achar bonito quem tem a pegada roots e é mais simples. Pros mais tradicionais fica um pouco complicado mesmo. Embora num nome independente da grafia onque vale para mim é o significado é o fardo que a criança levara pera toda vida cada vez que for chamado aquele significado do nome ecoa no universo. Mas como eu disse isso já uma pegada mais espiritual e roots.. hippie.. cada um entende de uma forma. Mas o nome é lindo sim. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu nome é Nalu, e não é e nunca foi um fardo , pelo contrário é um nome raro e que só vi algumas vezes, daí o charme dele ! Não é um nome que a maioria tem.

      Excluir
    2. O nome da minha Filha também é Nalu e ela ama....

      Excluir
  7. Nalu é lindo e eu conheço muito bem a Isabelle Nalu (Belinha) que está na foto com seus pais (Everaldo e Fabiana). O nome é perfeito pra ela que é surfista, nasceu no Avaí e vive pelo mundo em busca de boas ondas junto com os pais. Lindo!

    ResponderExcluir
  8. Nalu é minha baby. Muitas pessoas não gostaram quando eu disse que seria Nalu o nome dela, disseram pra eu mudar e tudo mais. Não exitei e o coloquei mesmo assim, é simples e belo, assim como ela. Me digam pra que colocar por exemplo Maria Luiza e chamar a criança a vida inteira de Malu assim como as Analus,Nalus. As crianças se confundem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara Gonzaga, minha filhinha também se chama Nalu!!! Ela é lindae intensa, assim como o significado de seu nome.
      Penso o mesmo que você, pra que colocar um nomão e depois chamar por apelido......rsrs
      Bjs e tudo de melhor para nossas Nalus...

      Excluir
    2. Minha filha tbm se chama Nalu, e como o nome ela adora praia, nunca fui criticada pelo nome, foi bem aceito,às vezes confundem com Analu, mas é fácil de falar e escrever, não me arrependo e ela adora o nome dela. Muitas ondas boas na vida de nossas Nalus, bjao

      Excluir
  9. Amo esse nome! Meu marido escolheu quando namoravamos ainda a anos atrás! Hj estou esperando minha Nalu. Gosto do nome por ser curto, simples e exótico. Não gosto de nomes comuns onde há uma criança em casa esquina. Não gosto de nomes compostos tb! Nalu reflete muito sobre nosso estilo de vida! Acho muito que combina com nossa filha.. ❤

    ResponderExcluir
  10. Amo esse nome! Minha filhinha (2 !anos e meio) também se chama Nalu. Meu marido escolheu justamente por causa do programa Nalu pelo mundo, ainda quando namorávamos. Admiravávamos a Isabelle Nalu mesmo tão pequena com toda aquela bagagem de conhecimento, experiência e cultura e projetávamos o mesmo para nossa filha. No inicio fiquei um pouco cismada mas depois toda a família foi se acostumando. Acho um nome simples, meigo e forte ao mesmo tempo...representa muito bem a nossa gatinha!

    ResponderExcluir
  11. Adoro meu nome não sei se ele se parece comigo ou eu com ele rsrs só sei que não ia querer ter outro nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 61 anos e me chamo Nalu...amo meu nome, embora quando criança tivesse que repeti-lo várias vezes pra que as pessoas entendessem.
      Jamais trocaria de nome até mesmo pelo seu significado.
      Hoje ele se tornou popular.
      Tenho visto muitas Nalus, porém sempre em nomes compostos.

      Excluir
  12. Eu tenho uma Nalu linda,minha sobrinha e o nome é a cara dela .

    ResponderExcluir
  13. Amo meu nome, minha mãe o colocou pq viu numa revista e gostou, eu na minha infância não gostava muito ; kkk nem sei pq, mas agora amo meu nome , é um nome raro,simples e bonito e nao e um nome que a maioria das pessoas tem ; e isso é o que mais gosto!

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é nalu 🙂
    Eu gosto dele, por ser diferente e em cada lugar que eu vou gosto das reações das pessoas ao ouvi-lo pelo primeira vez.
    Lógico que elas erram a pronúncia nas primeiras vezes, mas já ganhei cada elogio por este nome e me enche de alegria, quando mais nova passei pela fase de me zoarem pelo nome, mas hj em dia vale a pena ao ver o olhar curioso das pessoas ao saberem do nome.
    Agora sei a ligação que tenho com a água,eu amo nadar algumas pessoas dizem que eu até pareço uma seria na água Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa responder se n quiser, mas que tipo de zoação faziam com seu nome?

      Excluir