domingo, 5 de julho de 2015

Salvador


O nome Salvador vem do latim salvator, que significa literalmente "salvador" ou "aquele que salva" sendo relativo a Jesus Cristo. De acordo com a teologia cristã, Salvador é considerada o epíteto deste.

Uma das personalidades mais populares em todo o mundo com este nome é o pintor e escultor espanhol Salvador Dalí, um dos maiores nomes do surrealismo na Arte Moderna.

Salvador, como um nome próprio, é conhecido em países como a Espanha, Portugal, Brasil e demais países com língua de origem latina. Em italiano pode aparecer através da variante Salvatore e em francês pelo nome Sauveur

Locais com o nome Salvador:
Salvador (Brasil), San Salvador (El Salvador), San Salvador de Jujuy (Argentina), San Salvador Atenco (México), San Salvador el Seco (México).

Na minha opinião, Salvador é um nome bastante marcante, que vinca bem a sua presença. Em Portugal ficou no 16º lugar no ranking, porém não consta no ranking do Brasil.

Carla Jesus.

Será que Salvador tem capacidade para chegar ao Top 10 de Portugal e entrar no Top 100 do Brasil?

10 comentários:

  1. Sempre considerei Salvador um nome pretensioso, precisamente pelo significado, que acho pesado (apesar de não ser negativo). Para mim é equivalente a Messias, embora seja mais bonito Salvador.

    Talvez ainda tenha uns lugares a subir em Portugal. Sempre vi Salvador & Santiago como nomes que andam sempre juntos. Estava na altura de começar a aparecer muitas Santanas :p

    ResponderExcluir
  2. Acho até bonito, mas não usaria, tem uma carga literal muito grande, e além disso não faz muito meu estilo. Acho q não tem força pra chegar ao top 100 do Brasil, pq aqui Salvador é tb usado como sobrenome.

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo e esta na minha listinha.

    ResponderExcluir
  4. não gosto, acho pesado e pretencioso

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus nomes favoritos de sempre. Tenho muita pena que se tenha tornado tão popular... mas não acho que vá se tornar mais a ponto de chegar ao top 5.

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo, está na minha lista. Acho que não tem potencial para entrar no top 100 brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto e não consigo entender o 'boom' de popularidade! Julgo que muitas pessoas 'de bem' começaram a usar este nome, mas antes desta subida abismal sempre ouvi este nome em pescadores e assim... (nada contra, apenas um comentário)

    ResponderExcluir
  8. Acho um nome com um significado muito poético...como explicar? Aquele que salva da dor...Salvador! Tem esse sentido de herói messiânico que chega para libertar os cativos de um sistema opressor. É o nome da capital maravilhosa da Bahia (então tbm é geográfico). Eu acho um nome com muitas qualidade! Tem uma pegada simples (rústico), mas sofisticado! Como vou dizer, no próprio nome tem a síntese dos opostos quanto aos significados, mas tbm quanto a pronúncia e a sua aplicação para nomes masculinos. Tem um ar praiano/pescador (pescador-salvador rimam - e Jesus o Salvador é um pescador de almas - o rei de todas as coisas que se fez carne e veio em figura de um homem humilde). Eu só vejo qualidades no nome! Eu amo! Talvez não fique bem em compostos, pois se basta sozinho, talvez como primeiro nome do composto. Amo mto!

    ResponderExcluir