domingo, 30 de agosto de 2015

Alana


Alana se origina do bretão, irlandês e celta e significa "pequena rocha" ou "bonita". Há quem diga também que Alana vem do havaiano e significa "oferta". Independente do significado, sabemos que Alana é um nome que sempre teve um destaque um pouco maior nos países de língua inglesa, mesmo que nestes lugares não seja considerado popular.

Alana é um nome conhecido e até familiar, mais no Brasil do que em Portugal, porém não é muito comumente visto. Mais familiar ainda é o seu diminutivo, Lana, que por ter uma cantora de destaque nos dias de hoje, nos faz mais familiarizados. A sua versão masculina, Alan, também parece ser mais comum. Por este motivo, o receio de escolher o nome Alana e poder ocasionar estranhamento para outras pessoas, pode ser um motivo para deixá-lo de lado.

Particularmente conheço muitas, mas imagino ser uma exceção, e todas as que conheço são de diferentes idades. Sendo assim, Alana pode ser considerado um nome atemporal (ou intemporal), dependendo de que lado do Atlântico você está lendo. É também um nome internacional e sua sonoridade é forte.

Alana é um nome cheio de qualidades e pode ganhar mais notoriedade para quem prefere nomes  que não sejam populares, mas que tampouco sejam raros e que tenham o bônus de não serem considerados pesados para um bebê e nem infantilizados para um adulto.

O que pensam deste nome?

8 comentários:

  1. Apesar de conhecido, não chega a ser maçante como é o caso de alguns outros nomes que foram/estão sendo usados à exaustão. Gosto muito de Alana, muito mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. É justamente essa terminação que me faz não gostar muito do nome. Pois "lana" em italiano significa exatamente lã, e meu namorado/noivo é italiano.

      Excluir
  3. Não tenho uma opinião muito definida sobre este nome. Sei que não me atrai, propriamente, mas gostei de saber mais sobre ele :)

    ResponderExcluir
  4. Faltou o nome Alanis,escreva algo sobre esse nome porfavor.

    ResponderExcluir