terça-feira, 4 de agosto de 2015

Alfredo


Tenho muito carinho a este nome, acho-o muito amoroso, mas procurando fazer uma análise imparcial do nome tenho de o classificar como esquecido pelos portugueses e brasileiros. Alfredo tem estado em declínio em Portugal sensivelmente a partir de 1976, último ano em que teve 100 registos. Até então, todos os anos nasciam cerca de 300 meninos chamados Alfredo em Portugal. Hoje em dia o cenário é completamente diferente: em 2013 nasceram 8 e em 2014, 7. Nestes dois anos, Alfredo foi, porém, utilizado em alguns compostos, dos quais destaco: Alfredo Dinis, Alfredo Henrique, Alfredo Miguel, Lucas Alfredo e Luís Alfredo.

No entanto, enquanto em 2013 em Portugal apenas houve o registo de oito meninos com este nome em primeiro lugar, na Suécia, Alfredo ocupava a 29ª posição do ranking dos nomes mais utilizados para rapazes. Assim sendo, e sabendo que é reconhecido internacionalmente como um bom nome, espero que Alfredo tenha a força de se reerguer em Portugal e no Brasil num futuro próximo, tal como aconteceu com outros nomes outrora esquecidos como Jaime, Matias ou Vicente.

É provável que Alfredo derive do germânico adalfrid, composto por adal (nobre) e frid (paz), que depois resultou no latim medieval Alfredus. De acordo com o Behind the Name, pode também derivar do Inglês Medieval Ælfræd, composto pelos elementos ælf (elfo) e ræd (conselho). Assim sendo, Alfredo pode significar “nobre pacificador” ou “conselho dos elfos”, este último significado muito mitológico e envolto de uma mística digna do seu uso pelo Tolkien.

Como referências destaco Alfredo, o Grande, rei de Inglaterra no século IX que traduziu para inglês as obras de Santo Agostinho e mais tarde foi aclamado Santo, Alfred Lord Tennyson (1809-1892), famoso poeta britânico a quem se deve o poema The Lady of Shallott, Alfred Nobel, sueco que inventou a dinamite e criou o Prémio Nobel, o cineasta Alfred Hitchcock, o ator Al Pacino e a ternurenta personagem do filme italiano Cinema Paradiso.

É um nome internacional, reconhecido em qualquer país dos nossos arredores, e é suscetível a imensos diminutivos queridos como Al, Alf, Alfie, Fred, Fredo ou (demasiado inspirada pelos ares mitológicos da Terra Média) Frodo.

Joana Recharte.

Na vossa opinião, Alfredo tem hipóteses de ser mais apreciado no futuro?

6 comentários:

  1. Alfredo até q teve destaque recentemente no Brasil por causa do carismático protagonista da novela Império, o comendador José Alfredo, vivido pelo ator Alexandre Nero. Nem assim o nome se popularizou, acho q é um nome q, pelo menos no Brasil, não volta à moda tão cedo. É um nome q soa completamente indiferente pra mim.
    Amei a foto! Uma fofura!

    ResponderExcluir
  2. Que foto linda *-* estou apaixonada!
    Quanto ao nome, acho a sonoridade de Alfredo bem grosseira e isso não me agrada. Não o vejo se popularizando no Brasil e, mesmo sendo um ponto positivo, eu não conseguiria usá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um filho nascido em 2012 onde o batizei de Alfredo
    Adorei esse nome é adoro

    ResponderExcluir
  4. Meu filho se chamará Alfredo, gosto da sonoridade, da escrita, da força que o nome carrega e do significado, além de grandes homens com esse nome o sucederam, não me importo se é um nome da moda ou não

    ResponderExcluir