sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ametista


Na lista de nomes femininos aceites em Portugal encontramos alguns nomes de pedras preciosas, no caso de Diamantina não tão literal mas com óbvia relação com o diamante, sendo os mais conhecidos Ágata, DiamantinaEsmeralda, Jade*, Rubi* & Ruby* e Safira. Coloquei um asterisco (*) nos que, para serem usados em raparigas, só são aceites como segundo elemento do nome num composto. Em países onde a liberdade é maior, podemos encontrar ainda ÂmbarCristal, Gema & Gemma, Pérola, Turquesa, entre outros. Mas a minha pedra preferida é a que geralmente relacionam com o meu signo, peixes. 

Ametista, em inglês Amethyst, não é aceite em Portugal - ainda não consegui perceber porquê. A forma inglesa é muito rara, mas mesmo assim vai sendo usada, aqui e ali. A pedra ametista é uma variedade maioritariamente violeta ou púrpura do quartzo, sendo também encontrada em tons de amarelo. Estas mudanças de cor dão-se principalmente quando a pedra sofre oxidação. 

Várias fontes afirmam que o nome Ametista é de origem grega, pela combinação das palavras ("não") e methuskein ("intoxicar"). Muitas crenças se formaram em torno desta pedra tão bonita. Na mitologia grega, Ametista seria o nome de uma ninfa que, para ser protegida do assédio de Dionísio (Baco, na versão romana), foi transformada pela deusa da castidade num cristal transparente. Dionísio não podia fazer mais nada, a não ser mergulhá-la no vinho - de onde teria vindo a sua cor violeta. No seguimento dessa lenda, a ametista ficou conhecida como um amuleto que protegia o seu dono da intoxicação e embriaguez. 

Até ao século XVIII, a ametista foi considerada a Rainha das Pedras Preciosas, equiparada ao diamante. Muito usada pelos antigos egípcios (que eu tanto admiro), é considerada um símbolo do entendimento celeste, do pensamento pioneiro e da acção na filosofia, religião e outros campos espirituais. Está também ligada ao Dia dos Namorados e, segundo a tradição, mantém a fé daqueles que a usam, transmite-lhes paz e acalma-lhes o espírito. Era carregada pelos soldados nas batalhas como amuleto contra a morte e para trazer a calma e a vitória. Diz-se ainda que tira a dor, quando mergulhada em água quente e aplicada, seca, nas zonas a tratar. Dores banais como dor de cabeça ou dor de dentes. É, resumidamente, uma pedra da sorte! E a sua cor principal,  violeta ou púrpura, é das mais bonitas que existe. Uma cor muito pacífica e relaxante. Se Violeta remete à cor e à flor, Ametista remeteria à cor e à pedra, e poderia até beneficiar da popularidade crescente de Violeta e de todo o simbolismo e protecção que carrega. 

Se outras pedras preciosas são aceites como nome próprio, não vejo o que impede Ametista de ser aprovado como nome feminino. Estamos a falar de um nome, digamos, normal - nada como Lápis-Lazuli, Água-Marinha ou Musgravite. Acho Ametista tão normal e usável como Ágata, Esmeralda ou Safira, e é semelhante aos aprovados Amelina e Artemisa, por exemplo. Proporciona ainda os diminutivos Ame e Tita, que eu acho amorosos. O meu espírito sonhador adora imaginar os pares Açucena & Ametista, Jasmina & Ametista, Melodia & Ametista, Safira & Ametista, Tâmara & Ametista, Violeta & Ametista

Ah, e Ametista é ainda o nome de uma flor, também de cor púrpura/violeta! Chamem-me doida se quiserem, mas eu gosto de Ametista!

9 comentários:

  1. Tenho muita dificuldade em imaginá-lo em alguém. A sonoridade também não me é atrativa. Prefiro outros nomes de pedras preciosas, particularmente Esmeralda.

    ResponderExcluir
  2. Há uma personagem com esse nome num desenho que toda vez que meu priminho ta na minha casa pede pra eu ver com ele, aprendi a gostar por causa deste desenho.

    ResponderExcluir
  3. Tem uma sonoridade bonita, eu gostei de Ametista. A ligacao a cor violeta so faz com que eu goste mais! :-)

    ResponderExcluir
  4. Na casa da minha mãe tinhamos o hábito de nomear as vaquinhas com nomes de pedras preciosas, e tivemos uma Ametista. Tenho um carinho por ele por conta disso, ela era um doce, amadinha e dócil, mansinha...

    ResponderExcluir
  5. Adoro nomes de pedras preciosas, inclusive meu atual preferido é um deles, o nome da minha pedra favorita: Jade!
    Ametista é uma graça e não o vejo popular, o que é muito bom considerando uma futura escolha. Concordo com a Claudia, a sonoridade e a relação com a cor violeta só dão mais charme ainda ao nome.

    ResponderExcluir
  6. Estou aqui por um motivo tive um sonho no qual achei uma ametista num chão de barro seco e me lembro perfeitamente como era estava num pingente era linda e expressava curiosidade em mim em admira-la porém me veio um pensamento naquele sonho que não era pra ser minha , aquela pedra seria de uma menina e eu dizia será que tem que ser pra minha futura filha , Obs: eu n tenho filhos, mas no sonho eu sentia que tinha que achar uma menina e entrega-lo pq aquela pedra traria muita riqueza e prosperidade a ela e advinha eu não entendendo nada de pedras o significado desta pedra é justamente trazer esta energia de prosperidade e riqueza , como pode ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e só pra constar eu não usaria ametista como nome mas esta semana encontrei o Nome (Amélie) sonoridade igual e eu usaria significa , Mulher trabalhadora,Ativa,Diligente

      Excluir