quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Antero



Antero é a versão finlandesa do nome clássico André e significa "homem" ou "viril". Este é um dos discípulos de Jesus que andou com ele segundo o Novo Testamento da Bíblia.

Antero é um nome muito raro, o que para muitos é uma grande qualidade. Este nome não tem muito a ver com a versão André, dessa forma faz ter maior distanciamento com uma possível familiaridade da versão portuguesa. Mesmo assim, vejo em Antero um potencial para ser mais usado. Antero tem as três primeiras iniciais parecidas com o clássico Antônio/António o que pode trazer uma aproximação à nossa cultura. Este nome porém, tem uma terminação rara e onde são encontrados poucos nomes com a mesma terminação, além disso os que se são encontrados são nomes pouco comuns nos dois países, como por exemplo Romero. Porém, muitas pessoas veem em uma terminação algo interessante para apreciar em um nome. Antero tem uma sonoridade forte, acredito que seja a sonoridade mais forte das variações do nome André e pode ser um atrativo para o nome também. Além do mais, vejo nele um nome que fica bem em qualquer fase da vida, sendo assim não fica "pesado" para um bebê e nem "infantilizado" para um adulto. 


No Brasil há uma personalidade muito importante que carrega este nome, o jornalista Antero Greco, um dos maiores pesquisadores sobre a história do futebol e também comentarista e apresentador do canal esportivo ESPN.

Vocês acham que Antero pode ter potencial para ganhar mais registros?

5 comentários:

  1. Conheço Antero pelo escritor português Antero de Quental e porque é o nome do meu avô. Eu gosto é até usaria, concordo com o que escreveste, não acho que difere assim tanto de António mas tem o benefício de ser raríssimo . Gosto muito 😊

    ResponderExcluir
  2. Já conheci um Antero, então , pra mim, o nome soa familiar. Realmente ele lembra mesmo Antônio, poderia ser mais usado. Acho q fica muito bem como segundo elemento em nomes compostos.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo, lindo <3 a grafia e a sonoridade são impecáveis!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que o acho um pouco pesado, mas continuo a apreciá-lo :)

    ResponderExcluir