sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ben



Ben é um nome cuja origem não é consensual. Muitos afirmam que vem de Benedict que significa "abençoado". Já outros defendem a ideia de que o nome pode ser originado do alemão Bernhard "urso". Há também quem defenda Ben como nome japonês, cujo significado é "esforço".

Ben é um nome internacional e curto que mesmo não sendo comum, é bem familiar aos nossos ouvidos muito por conta dos nomes em que este é usado como diminutivo. Os atores Ben Affleck, Ben Stiller e o cantor Ben Harper também nos fizeram familiarizar ainda mais com o nome.  Em países lusófonos, Ben também é imediatamente ligado ao advérbio "bem", o que não é uma má associação já que é uma ótima qualidade e, portanto, pode ser considerado em nossa língua um nome literal (no caso do Brasil). Inclusive a versão Bem foi escolhida para ser o nome de um dos filhos do cantor brasileiro Caetano Veloso, já a versão Ben foi escolhida para ser o nome de um dos gêmeos da atriz Luana Piovani, que já tem um Dom e tem,  juntamente com o Ben, a menina Liz.

Ben entra na categoria dos nomes curtinhos e que cada vez mais ganham espaço no top, tanto brasileiro quanto português, e quem sabe ele não pode ganhar alguns registros? Tem as mesmas características de nomes que cada vez sobem mais nos tops como Ian, Noah, Théo e Gael. Também pode ser a alternativa para os nomes onde este é usado como apelido, como citei no início do texto, e que cada vez mais ganham adeptos, que são Benjamim e Benício.

Ben tem uma boa sonoridade, é internacional, é um nome curtinho e com estas características pode virar queridinho de muitos.

Considerando a febre de nomes curtinhos, Ben pode ser considerada boa opção?

12 comentários:

  1. Sim, acho uma boa opção. Mas eu prefiro o literal "Bem" da Luana Piovani.

    ResponderExcluir
  2. Mas esses actores são todos Benjamim, Ben é diminutivo. Não gosto de Ben como nome próprio, tao sem graça.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de Ben como nome próprio; é "diminutivo demais" e não se sustenta sozinho. No caso da Luana Piovani, o menino será Bem, com M no final, e não Ben. Aliás, gosto do trio Dom, Liz e Bem, os nomes casam entre si.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo como nome próprio, pra mim é apenas apelido.

    ResponderExcluir
  5. Para mim Ben é automaticamente o diminutivo de Benjamim. Apenas "Ben" não me diz nada. :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é para dizer nada a você. Cada um escolhe de acordo com o significado.

      Excluir
  6. Ben, do hebraico Ben-Yamin, de Ben, "filho" e Yamin, "mão direita". Ou seja, "filho da mão direita", ou "filho predileto" (a variante portuguesa é Benjamim). Pode ser também filho no sentido de ser natural de alguma localidade, como ocorre com Ben-Hur, "filho ou natural de Hur" (Hur é cidade bíblica). Acho que escolher apenas a partícula Ben para o nome próprio fica muito estranho.

    ResponderExcluir
  7. Ótima opção
    Eu escolhi
    Pelo significado em hebraico

    ResponderExcluir