terça-feira, 25 de agosto de 2015

Dora


Vulgarmente, Dora é apontado como diminutivo de Doroteia, Isidora ou até Teodora. Não existem grandes explicações extra a serem dadas e isso, para mim, é uma lacuna na análise. Naturalmente, Dora pode ter-se popularizado como diminutivo destes nomes já citados (e/ou outros), contudo, é preciso olhá-lo de outra forma. Por exemplo, os nomes Doroteia (Dorothea) e Teodora são idênticos na sua raiz: ambos provêm do grego antigo onde os vocábulos doron (presente) e theos (deus), aglutinados, significam presente de Deus. E fixando-nos neste facto, o vocábulo doron origina, também, o nome Dora, o que não deita necessariamente por terra a teoria de que Dora é um nome próprio que ganhou força por ser um diminutivo, mas fornece-nos uma outra leitura que o legitima como nome próprio desde o início.

Nome simples na grafia e na pronúncia, tem um aspeto muito vintage e é um clássico internacional. De acordo com o NameBerry, Dora tornou-se particularmente popular na Era Vitoriana devido a Dora Spenlow, uma personagem de um romance de Charles Dickens, Em Portugal, Dora sempre foi um nome discreto, sendo que o período de maior uso compreendeu-se entre 1965 e 1980, atingindo o auge dos registos em 1976 (338 meninas). Em 2014 foram registas cinco meninas chamadas Dora e os compostos Dora Luís, Dora Sofia e Dora Gabriela. No Brasil o seu uso não é notável, e devo considerar que em ambos os países é considerado, pela generalidade, como um nome que já não pertence a esta geração.

No entanto, acredito que é um nome bonito, com um significado bem querido, “presente, um dom”, e os croatas tendem a concordar comigo, não estaria Dora em 2009 como o 14º nome mais utilizado para meninas. Na Hungria, também, Dora está dentro do top 15 há, pelo menos, uma década, sendo que em 2010/2011 foi o 9º nome mais escolhido e em 2014 encontrava-se na 13ª posição. Resultados bastante estáveis que nos fazem repensar a sua usabilidade atual.

Como referências, não posso deixar de mencionar a tão famosa “Dora, a Exploradora”, personagem principal de uns desenhos animados que se envolve numa série de aventuras impulsionadas pela sua imensa curiosidade sobre o mundo. Dora era também nome da musa de Picasso Dora Maar, da pintora britânica Dora Carrington (que inspirou um filme em 1995) e da americana Dora Lewis, que lutou continuamente pelo direito das mulheres ao voto.

Joana Recharte.

Que vos transmite este nome?

11 comentários:

  1. Gosto muito do nome Dora. Acho uma verdadeira fofura!

    ResponderExcluir
  2. Me transmite doçura, suavidade e encanto. Acho um nome terno, carinhoso, cai bem tanto numa criança, qt em uma adulta. Nunca o vi como diminutivo e sim como o nome próprio q originou vários outros nomes( Teodora, Isadora, Eudora, por expl). Acho tb q é um nome de uma elegância discreta. Enfim, é um nome de muitas qualidades, gosto muito!

    ResponderExcluir
  3. Só gosto como apelido para os nomes citados.

    ResponderExcluir
  4. Acho querido. Não chego a enquadrá-lo como "apelido demais", mas não me diz muito.

    ResponderExcluir
  5. Acho mais bonito "Adora" o nome da princesa em desenho animado. :)

    ResponderExcluir
  6. Eu estou a pensar colocar numa filha: Lília Dora. Porque a partir dos 45 anos será para mim, mesmo uma Dádiva de Deus. E até parece que ao procunciar o nome todo "Lília Dora" que Lília Adora a Deus :D

    ResponderExcluir
  7. Gosto De Dora,Deodora,Teodora,Aurora E Flora

    ResponderExcluir