domingo, 9 de agosto de 2015

Iker


Iker é um nome basco que significa "visitação" ou "visitante" e é muito popular no território da Espanha, estando no top 20 do ranking da Espanha, da Catalunha e da Galícia. Muito desse sucesso de Iker é graças ao goleiro da Seleção da Espanha de futebol e do time do Real Madrid, Iker Casillas.


Iker é um nome curto, muito raro tanto no Brasil quanto em Portugal. Em Portugal, só o torna usável caso a pessoa tenha dupla nacionalidade ou seja casado com um estrangeiro. Já no Brasil penso que seja perfeitamente usável. Sua sonoridade e sua escrita não comprometem nenhuma diferença em país de língua portuguesa. Além disto, cada vez mais está se usando nomes curtinhos como Noah, Théo, Gael, entre outros e Iker pode ser uma nova opção bem menos popular que os citados. O nome pode ser usado também para quem gosta de nomes compostos, Iker por ser um nome pequeno e raro, pode compôr bem com um mais comum e mais longo.

Luinara Menezes.

Acham que Iker pode ser uma nova opção de nome curto para lusófonos?

6 comentários:

  1. Não sei se terá muitos fãs na nossa terra. Eu, pessoalmente, não aprecio. E o Iker Casillas agora é do Futebol Clube do Porto :p

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante de Iker, é um curtinho com forte sonoridade, aprecio muito esse estilo de nome. Acho perfeitamente usável em países lusófonos, ele tem grafia e sonoridade reconhecíveis na língua portuguesa. Me lembra Igor.

    ResponderExcluir
  3. Costumo preferir nomes portugueses, mas achei Iker giro - talvez por me lembrar o "-er" de Xavier <3

    ResponderExcluir
  4. Não é um nome ruim, mas não me diz muita coisa. Não acho que usaria.

    ResponderExcluir