segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Isla


Isla é um dos nomes que muitos podem se surpreender da primeira vez que ouvem, mas a partir do momento em que se começa a ouvir mais vezes, esse estranhamento acaba e o encantamento por ele começa.

Isla é um nome literal que significa "ilha" em espanhol. Uma excelente escolha para quem tem gosto e admiração por nomes hippies, literais e que ao mesmo tempo sejam raros, visto que a cada ano os nomes considerados hippies e literais vêm ganhando o gosto da população e aumentando seus registros.

Há sites, como o Behind The Name, que defendem a teoria de que Isla é um nome escocês que provém do nome usualmente masculino Islay, que é o nome de uma ilha na costa oeste da Escócia. Isla, para a surpresa de muitos, é um nome popular em certos países, estando no top 5 da Escócia e Nova Zelândia, top 10 da Inglaterra e País de Gales, top 20 na Austrália, Canadá e Irlanda do Norte e no top 30 da Finlândia. Concluímos então que Isla é um nome reconhecido como nome, e não apenas como palavra, em diversos países de diversas línguas, com predominância nos países de língua inglesa.

Quem gosta da saga Piratas do Caribe, faz logo a ligação deste nome com a Isla de Muerte, que é uma das Ilhas onde se passam as aventuras do famoso pirata, capitão do barco Pérola Negra, Jack Sparrow, interpretado pelo Johnny Depp.

Cada vez mais vemos pessoas à procura de nomes curtos e internacionais e nomes com estas características sobem cada vez mais no top tanto do Brasil, quanto de Portugal. Isla infelizmente não consta na lista de permitidos de Portugal, porém no Brasil pode ser uma alternativa para nomes como Lis, Íris, Luna e Flora, que contêm as mesmas características, porém andam em crescimento constante. Também pode ser um ótimo nome para compôr com aquele nome mais clássico e dar uma equilibrada e descontraída no nome escolhido.

Isla tem um ar despojado, alegre, divertido por todas as conexões que ele tem com a natureza e creio que, se olharem com carinho, pode ganhar cada vez mais fãs.

Qual a sua opinião sobre Isla? Usariam ou indicariam a alguém?

4 comentários:

  1. É um anagrama de Laís, e eu prefiro Laís, Isla acho sem gracinha.

    ResponderEliminar
  2. Não percebo muito bem o fascínio dos países anglófonos com este nome. Intriga-me como ganhou tantos adeptos ao ponto de se tornar um nome do top 10 britânico, logo este povo que é conservador (ou assim se diz). O nome em si não o acho feio mas não se enquadra no meu estilo de nomes, daí não o apreciar lá muito.

    ResponderEliminar
  3. não gosto.
    é um daqueles nomes que exige determinada pronuncia para ficar interessante..

    ResponderEliminar