sábado, 8 de agosto de 2015

Jorge


Do grego georgios, que deriva dos vocábulos ge (terra) e ergon (trabalho), Jorge chegou até aos nossos dias com grafia diferente mas preservando o seu significado: o cultivador da terra, o trabalhador da terra. Naturalmente, não podemos esperar que a cada Jorge que nasça, nasça também o espírito de um agricultor! Mas gosto de olhar para este significado como algo mais transcendental, no sentido em que se cuida do que é nosso, se cuida do que (não) nos pertence e se o faz com dedicação e amor. Idealizo o Jorge como alguém que cuida, alguém preocupado com os seus e isso só pode ser uma boa justificação para, se estiver indeciso, optar por este nome. 

De acordo com os dados do SPIE, houve um crescendo significativo de Jorge entre 1920 (52 registos) e 1968 (2465 registos), que ditou a sua popularidade não só nas décadas de 50, 60 e 70 em Portugal, mas mantendo o seu uso num nível ótimo até à atualidade. Os dados mais recentes indicam-nos que em 2014, em Portugal, nasceram 103 meninos com este nome.

No que respeita à História, destaco a figura de São Jorge, um lendário mártir cristão do século IV, muito venerado na Idade Média como o Vencedor do Mal, sendo representado na arte desta época como a combater e a vencer um dragão. A sua vida de soldado inspirou os cavaleiros a tonarem-no seu padroeiro, tornando-o também padroeiro de Inglaterra, onde Eduardo III criou a afamada Ordem de São Jorge. Este culto a São Jorge justifica a enorme influência deste nome junto da monarquia britânica sendo o nome de vários reis, infantes e demais aristocratas, na grafia anglófona: George. É também o nome do primeiro Presidente dos Estados Unidos da América, George Washington, de autores como George Eliot e músicos como Seu Jorge ou Jorge Palma e do ex-Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.

Pessoalmente o nome agrada-me sobretudo pelo seu significado. Acho-o clássico e apesar da grafia portuguesa se diferenciar de muitas outras, a forma de pronunciar o nome é similar em várias línguas, o que lhe dá aquele toque de internacionalidade que tanto se busca nos nossos dias.

Joana Recharte.

Jorge consta nas vossas listas?

5 comentários:

  1. Jorge é a minha paixão. Está em primeiro na minha lista. Acho bonito, forte, além de ser curtinho.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, acho muito datado, antiquado. Prefiro George.

    ResponderExcluir
  3. Gosto, mas não amo. Como a Patricia, prefiro George.

    ResponderExcluir
  4. É o nome do meu sogro: Jorge Fernando. O primeiro da minha lista é Cristóvão. Em segundo, pensei em uma homenagem aos avôs e seria Ciro Jorge... Acho que fica bonito.Acho legal nomes fortes para meninos ^^" ainda que pareçam datados rs. George eu não gosto, pq lembro de um filme de comédia pastelão chamado "o rei George", mas simpatizo com Giorgia, que tem ficado entre os top na Itália.

    ResponderExcluir