segunda-feira, 24 de agosto de 2015

León

 

León é derivado do grego Leon e significa leão, por ser um nome literal espanhol. Seu cognato em latim é Leo.

Por se tratar do nome de um animal tão importante em tantas sociedades está ligado a vários simbolismos. Um deles é o horóscopo do signo de Leão. Este é o 5° signo astrológico do Zodíaco e forma com Áries (Carneiro em Portugal) e Sagitário, forma a triplicidade do signo de fogo.

O leão também tem sido um ícone para a humanidade por milhares de anos, aparecendo em culturas de toda a Europa, Ásia e África. Os leões têm tido uma representação positiva na cultura, representando tanto força como nobreza. Uma descrição comum é a sua representação como "rei da selva" ou "rei dos animais", daí, o leão tem sido um símbolo popular da realeza e imponência, bem como um símbolo de bravura; que é destaque em vários fábulas do século VI a.C. do grego Esopo.

Representações de leões datam desde o início do Paleolítico Superior. A cabeça de leão da escultura de marfim da caverna de Vogelherd nos Alpes da Suábia, no sudoeste da Alemanha, pertencente a cultura aurignacense, foi datada inicialmente com 32 000 anos, mas uma datação mais apurada revelou ser mais antiga, com cerca de 40 000 anos. Pinturas rupestres paleolíticas de dois leões, retratados se acasalando, da "câmara dos felinos" das cavernas de Lascaux foram datadas em 15 000 anos de idade. Leões-da-caverna também estão representados na caverna de Chauvet, descoberta em 1994; e que foi datado em 32 000 anos de idade,embora possa ser da mesma idade ou mais jovem que as de Lascaux.

O leão da Nemeia foi simbólico na Grécia Antiga e em Roma, representado como a constelação e o signo do zodíaco Leo, e descrito na mitologia, onde sua pele foi usada pelo herói Hércules

O leão foi um símbolo de destaque na antiga Mesopotâmia (da Suméria até os tempos da Assíria e Babilônia), onde foi fortemente associado com a realeza. O clássico motivo leão babilônio, encontrado na forma de estátua, escultura ou pintura nas paredes, é muitas vezes referido como o "leão de passos largos da da Babilônia". É na Babilônia que o bíblico Daniel é dito ter sido lançado na cova dos leões e mesmo lançado com os seus outros três amigos, por não ter venerado o deus da babilônia, ele não foi morto.

No textos purânicos do Hinduísmo, Narasimha ("homem-leão"), a encarnação ou (avatar) de Vishnu, metade leão, metade homem, é adorado por seus devotos e salvou o devoto filho Prahlada de seu pai, o malévolo rei demônio Hiranyakasipu; Vishnu assume a forma metade leão metade humana, no Narasimha, tendo o dorso e parte inferior humanas e com a cabeça e garras de leão.  Singh é um antigo nome védico que significa "leão", que remonta há mais de 2000 anos na Índia antiga. Ele foi originalmente usado apenas por Rajputs uma casta militar (hindu Kshatriya) na Índia. 

Encontrado em numerosas bandeiras e brasões em toda a Ásia e Europa, o leão também está representado no Emblema Nacional da Índia. O leão é um símbolo para os cingaleses, a maioria étnica do Sri Lanka, o termo indo-ariano Sinhala, significa "povo leão" ou "povo com sangue de leão", enquanto um leão empunhando uma espada é a figura central da bandeira nacional do Sri Lanka.

O leão é um motivo comum na arte chinesa. Ele foi usado pela primeira vez durante o final do período das Primaveras e Outonos (século V ou VI a.C.), e tornou-se muito mais popular durante a dinastia Han (206 BC – AD 220), quando os "leões guardiães imperiais" começaram a ser colocados na frente dos palácios imperiais para proteção. Um vez que os leões não são nativos da China, as descrições iniciais eram um tanto irrealistas, após a introdução da arte budista na China nadinastia Tang (depois do século VI d.C.), os leões foram representados geralmente sem asas, seus corpos se tornaram mais grossos e curtos, e suas jubas mais encaracoladas.

A dança do leão é uma forma de dança tradicional na cultura chinesa em que os artistas imitam os movimentos de um leão trajados em fantasias de leão, muitas vezes com acompanhamento musical de pratos, tambores e gongos. Eles são realizados no Ano Novo chinês, no Festival da Lua de Agosto e em outras ocasiões de comemoração para a boa sorte.

E existe mais outros tantos simbolismos na história do mundo que são representados pelo leão. 

Falando do nome León, ele pode agradar a diversos grupos. É um nome que mesmo com um ar hispânico, é bem internacional, estando no top 20 da Croácia, Áustria e Noruega e no top 40 da Bélgica, Eslovênia, Polônia e Suécia. Também agrada aos que gostam dos nomes literais, já que, como citei no início do texto, literalmente significa leão em espanhol. Também pode ser uma alternativa aos que gostam de Leonardo, porém acham-o meio datado. Pode ser uma alternativa aos diversos nomes curtos que ganham notoriedade e são internacionais como, NoahThéo, Gael, entre outros.

Há uma série de qualidades que compõe o nome León.

Vocês usariam este nome ou sugeririam a alguém?

9 comentários:

  1. Conheci um Lyon, pronuncia-se Lion! Adoro :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto, mas não me cativou a ponto de querer usá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto, tem muita pinta! 😃 Já pensei em usar como segundo nome. Não sugeria a ninguém português, não acho que seja bem aceite.

    ResponderExcluir
  4. Se não estou enganada, Leon é o nome do filho da atriz Carla Marins. É um nome marcante, mas prefiro como segundo nome.

    ResponderExcluir
  5. Lembrei-me do escritor russo Tolstoi, embora o seu nome fosse originalmente grafado como Liev, foi traduzido várias vezes para Leon ou Leão. Esta referência literária faz toda a diferença para mim. :)

    Parabéns pelo texto Luinara, super interessante :)

    ResponderExcluir
  6. Adoro! Só não sei até que ponto usaria, pois meu irmão é Leonardo e volta e meia o chamo de Leon.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Leon. Eu gosto, todo mundo que conheço fala que gosta do meu nome.

    ResponderExcluir