domingo, 2 de agosto de 2015

Marina



Marina é um nome atemporal, mesmo sendo usado por pessoas de todas as idades continua com frescor, o que muito se deve ao seu significado. Marina vem do latim marinus que significa "do mar". É um nome que passa todas as qualidades que imaginamos vir dos mares, como profundidade e emoção. Além disso, é um nome internacional: está nos tops da Catalunha, Espanha, Croácia e Argentina. Em menor grau também é usado na Eslovênia, Sérvia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Austrália, Canadá e Estados Unidos.

No campo literário, Marina é o nome dado à uma personagem da peça Péricles, Príncipe de Tiro, de Shakespeare. É a filha do personagem principal, Péricles e de sua esposa Thaisa. Marina é uma princesa virtuosa que nasceu em um navio em meio a mares tempestuosos (esse é o motivo de seu nome).

Santa Margarida da Antióquia, mártir do século IV, é conhecida como Santa Marina na Igreja Ortodoxa Oriental.

Marina é ainda o nome do local onde se estacionam barcos de pequeno e médio porte, junto ou dentro de um porto. Nesse caso é um substantivo comum e por isso pode entrar na categoria de nome literal. Na cidade do Rio de Janeiro há uma marina muito conhecida e com uma paisagem linda, chamada Marina da Glória - Glória é o nome do bairro onde fica esta marina -. Para quem gosta de nomes compostos acho que é uma boa opção, pois em minha opinião Marina Glória ou Glória Marina ficam bem juntos.


A terminação -ina tem excelentes nomes e nomes com este final ganham cada vez mais fãs. Não seria diferente com Marina, que ganha mais adeptos no Brasil. Imagino que a principal responsável pela sua cresente popularidade é a atriz Marina Ruy Barbosa, que nos últimos anos vem ganhando papéis com mais notoriedade tornando-se uma das atrizes mais conceituadas de sua geração.

Pode ser uma opção criativa para pais que admiram ou trabalham no mar ou para meninas nascidas sob signos regidos pela água (Câncer, Escorpião e Peixes).

Qual é a sua opinião sobre Marina?

15 comentários:

  1. Não gosto, não faz o meu estilo. E não gosto da pronúncia da minha zona que é "Márina".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tese a pronúncia é Marínâ, e sou suspeita para falar, mas gosto muito :D

      Excluir
  2. Amo Marina. Está na minha lista e com certeza usaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecidencia sua por que eu tenho 11anos e eu me chamo de marina

      Excluir
  3. Não aprecio o nome, mas é completamente válido :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro! Temos Marina na lista e adorava usá-lo um dia :D

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito. Já tive maior carinho pelo nome e já cogitei usá-lo, mas tem se popularizado mais e mais no Brasil, de modo que inviabiliza o nome pra mim segundo os meus critérios.

    ResponderExcluir
  6. Bom, meus dois nomes femininos favoritos são Susana e Marina, tanto é que eu já tenho uma personagem que se chama Susana Marina (conhecida também como Suma) e duas duplas de personagens que se chamam Susana e Marina (uma é formada por duas cantoras: Susana Sousa e Marina Marins, já a outra é formada por duas irmãs gêmeas que não são chamadas por seus sobrenomes), mas elas são de diferentes histórias.

    Aliás, no caso das gêmeas, apliquei os significados de seus nomes às suas personalidades: Susana é a mais graciosa e pura (já que Susana é lírio gracioso ou puro), enquanto que Marina é a que vai fundo nas decisões e não se deixa afetar quando a maré sobe (já que Marina é do mar), não foi uma ótima ideia?

    ResponderExcluir
  7. Minha Marina é de aquário. Tudo a ver.

    ResponderExcluir
  8. Eu me chamo Marina e gosto desse nome 😊❤

    ResponderExcluir