sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Mila


Originalmente, Mila era apenas um diminutivo para os muitos nomes eslavos que terminavam precisamente em –mila, vocábulos que se acredita significarem graciosa ou querida. E acho que Mila reflete bem estes conceitos de algo amável. A sonoridade torna-o um nome absolutamente terno, muito amistoso e simpático. 

Em Portugal e no Brasil, poderia ser perfeitamente um diminutivo de Camila, ou até de Jamila, Ludmila. De forma mais indireta, podia ser também o diminutivo de Emília ou Milena, e funcionaria na perfeição! No entanto, acho-o tão ou até mais interessante do que qualquer uma destas opções, e uma vez que é autorizado em Portugal e é uma possibilidade no Brasil, porque não apreciar o nome em si mesmo 
e considerar o seu uso? Mila não consta no top 100 dos nomes mais utilizados no Brasil, de acordo com os dados do BabyCenter Brasil, e em Portugal, em 2014, ficou-se pelos dois registos. 

Por outros lados do mundo, o fascínio por este nome parece ser outro e há mesmo quem lute por Mila até à última opção! De acordo com dados belgas, em 2012, Mila ocupava a 25ª posição dos nomes mais utilizados para menina na Bélgica! Em 2014, no Canadá e na Finlândia, Mila ficou igualmente colocado na 25ª posição dos nomes mais utilizados nesses países. Mas Mila conquista mais terreno! Na Nova Zelândia, isso mesmo, quase do outro lado do mundo, em 2014, conquistou o 16º lugar do ranking nacional e (preparem-se) foi o 4º nome feminino mais utilizado em 2014 na Holanda! Imaginem só o número de famílias de todo o mundo que, neste momento, estão a preparar-se para receber a sua Mila em casa!

Absolutamente internacional e inegavelmente carinhoso, acredito que Mila seja uma boa opção para os portugueses e brasileiros que serão futuros pais e mães em 2015 e adiante. Como referências temos as atrizes Mila Kunis e Mila Jovovich. Destaco também a heroína do folclore croata, Mila Gojsalić, que em defesa da sua honra pessoal e das outras mulheres que com ela conviviam, desarmou um exército invasor, impedindo a sua vitória e a desgraça do seu povo.

Joana Recharte.

Como se posicionam face a este nome?

11 comentários:

  1. 'oh milaaaa, mil e uma noites de amor c você.... '
    só me consigo lembrar desta música... :/

    não gosto do nome, nem como diminutivo ...
    mas a menina da foto é linda! :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto como apelido para Emília ou Camila.

    ResponderExcluir
  3. Adoro, mas prefiro como diminutivo de Camila. Não que ache Mila insuficiente como nome próprio, mas entre Mila e Camila, prefiro sem dúvida este último :)

    ResponderExcluir
  4. Até gosto, é carismático, mas prefiro como apelido para Emília.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de Mila como nome próprio. É, de fato, terno e meigo, o que me faz apreciá-lo como apelido, mas apenas isso.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de Mila em compostos, conheço uma fofa Savanah Mila.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da sonoridade, mas só consigo ver como apelido.

    ResponderExcluir
  8. Achei lindo, sonoro e singelo. Recebi este nome para ser o da minha filha. O significado diz tudo.

    ResponderExcluir
  9. Achei lindo,e é o nome de minha filha, o nome que foi dado por Deus em um sonho muito significativo, em uma gravidez de alto risco, onde eu chorava muito, Deus pra acalmar meu coração me mostrou em sonho esse nome seguido da seguinte frase: "mamãe não se preocupe", depois de duas perdas gestacionais, exatamente hoje minha Mila está completando onze meses, " o verdadeiro milagre dos céus na minha vida" por isso não foi uma questão de escolha, mas uma obediência a Deus, e hoje sou muito grata a ele por ter me concedido essa grande benção na minha vida, pra quem não sabe ou acha o nome feio, busque no you tube o verdadeiro significado em hebraico.

    ResponderExcluir